A eleição de 2022 ainda nem esfriou, mas já tem pano pra manga da disputa em 2024. A eleição de Lula (PT) como presidente da República, a vitória de Jerônimo (PT) como governador da Bahia, o desempenho dos eleitos para o Poder Legislativo e, claro, os derrotados neste ano compõem o cenário básico onde devem se movimentar as figuras-chave da política para as eleições municipais.
Nesse tempo, por óbvio, muita coisa pode acontecer, mas até março de 2024, que é geralmente o período da janela partidária, por exemplo, estaremos de olho nas figuras que se destacaram como cabos eleitorais em 2022 e que se preparam para entrar no meio político de 2024. As definições que teremos a partir de então dependerão de como elas chegarão até as mesas de negociação pré-eleitorais.
Mesmo com a redução de partidos políticos, seja por Federação, fusão ou incorporação já começam a surgir vários nomes para concorrer a Prefeitura Municipal de Belmonte, entre eles o atual Prefeito Bebeto Gama, o ex-prefeito Iêdo Elias, o vice-prefeito Flavielle de Sá e vários outros nomes para ser o quarto candidato. Nomes são citados nos bastidores, redes sociais e na mídia, mas nenhum deles confirma as especulações.