No mercado de aluguel competitivo de hoje, os pedidos de aluguel exigem que você envie uma verificação de antecedentes, comprovante de renda, histórico de crédito e muito mais. No entanto, se você é um locatário de primeira viagem ou não tem a comprovação financeira para se qualificar para um imóvel, um fiador pode ser a solução ideal. O agente imobiliário a quem os residentes recorrem para uma variedade de serviços imobiliários, incluindo vendas residenciais, vendas comerciais, arrendamento, administração de propriedades e ativos . Se você está procurando imóveis para alugar, mas não consegue aprovação para um arrendamento, pode ter sido sugerido que você encontre um fiador ou uma cotação seguro fiança. Então, o que exatamente é um fiador e como eles podem ajudar?
O que é um Fiador?
O fiador é um responsável que se compromete a assinar o contrato de arrendamento por conta de outrem, assumindo as responsabilidades definidas no contrato de arrendamento (nomeadamente o pagamento da renda) na situação em que o inquilino não consiga cumprir as obrigações. Esta garantia dá ao senhorio a tranquilidade de ter a proteção de um terceiro em caso de insolvência do locatário. Um fiador deve possuir um histórico de crédito exemplar e ter renda suficiente para cobrir os pagamentos de aluguel se/ou quando o locatário inadimplir.
Quando você pode precisar de um fiador para um arrendamento?
Todos os senhorios querem arrendar o seu imóvel a inquilinos que são responsáveis, cuidarão da habitação e efetuarão os pagamentos das rendas atempadamente. Um fiador pode ser a chave para garantir a propriedade que você deseja, especialmente se você:
- Está alugando pela primeira vez e não tem histórico de aluguel
- Se você é um inquilino de longa data com má reputação como inquilino, um fiador pode ajudar a aumentar suas chances de ser aprovado
- Ter uma classificação de crédito ruim
- Ter uma renda baixa. Se o aluguel for superior a um terço de sua renda mensal, seu proprietário ou gerente de propriedade pode exigir que você tenha um fiador em seu contrato
- Ter histórico de emprego não confiável. Os proprietários querem ter certeza de que você tem uma fonte de renda estável.
Um fiador pode resolver alguns desses problemas garantindo ao locador que o aluguel será pago no caso de você não conseguir.
Como encontrar um fiador?
Os pais são uma forma comum de fiador. Amigos próximos ou outros membros da família também são boas opções, mas é importante que você se sinta confortável com essa pessoa assumindo a responsabilidade financeira pelo seu aluguel se você deixar de pagar. Seu fiador deve ser financeiramente estável, responsável e ter excelente crédito, além de estar confortável em aceitar assumir a responsabilidade por você. Se você tem um relacionamento próximo com alguém assim, é de seu interesse perguntar a eles, pois isso ajudará bastante a garantir propriedades para aluguel.