Crescer diante do mercado, e manter a competitividade em um tempo em que tudo muda de forma rapidamente, se torna fundamental para todo negócio se manter relevante. E isso é possível quando se faz um diagnóstico estratégico, onde todo cenário é avaliado.
Portanto, é necessário conhecer o significado desse conceito, a importância dele no marketing, as ferramentas adequadas, a forma como trabalhar com ele e os benefícios que essa estratégia traz para a empresa.
O que realmente significa diagnóstico estratégico?
Essa é uma ferramenta que guia a empresa a compreender como o negócio está se desenvolvendo e as informações contidas no diagnóstico auxiliam na tomada de decisões para que as metas estabelecidas possam ser atingidas.
Trata-se também de um panorama situacional de uma creche meio periodo, onde a mesma vai identificar quais são as fraquezas da instituição, diagnosticando os pontos a serem melhorados, proporcionando estabilidade diante de problemas que surgem.
Dependendo da forma como se lida com situações imprevistas e se as informações obtidas no relatório estratégico não forem consideradas, não haverá maior agilidade e assertividade para resolvê-los, gerando assim, o fracasso e o rápido fechamento da empresa.
Portanto, analisar o mercado e como ele funciona socioeconomicamente, faz parte deste processo de análise e deve ser considerado também os fatores políticos que ocorrem. Tudo isso pode afetar o funcionamento da empresa operadora de internet fibra.
As ferramentas utilizadas no diagnóstico estratégico compõem todo o conjunto de análise, que vão mostrar uma visão macro de todo cenário, para que a empresa possa trabalhar de forma ágil, para solucionar qualquer tipo de entrave que apareça e elas são:
- Análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças);
- Matriz BCG (que define a utilização do produto);
- Análise PESTEL (que mapeia o ambiente externo);
- As 5 Forças de Porter;
- Curva de Valor (comparativos com a concorrência);
- Pesquisas.
As 5 forças de Porter são: rivalidade entre a concorrência, poder de negociação dos consumidores, poder de negociação dos fornecedores de produtos ou serviços, ameaça de um novo concorrente no mercado e a ameaça na substituição de um produto por um novo.
As pesquisas servem para identificar o andamento do nicho no mercado, utilizando-se a Curva de Valor, a fim de compará-lo com outros concorrentes, para que sejam providenciadas ações mais qualitativas e quantitativas.
Porque o diagnóstico estratégico é importante?
O diagnóstico estratégico pode fazer com que o gestor da empresa reconheça o potencial existente nos negócios, fazendo com que ela adote estratégias para sair à frente da concorrência, trilhando melhores caminhos para atingir objetivos planejados anteriormente.
O mercado é volátil e apresenta diversas situações, às vezes negativas e que podem afetar o funcionamento de uma loja fornecedora de kit doces para casamento, por exemplo. Portanto, torna-se necessário estabelecer ações para aumentar as vendas do produto.
Com o diagnóstico estratégico é possível analisar quais são os melhores planos para corrigir o que não está dando certo e investir nos que estão gerando mais retornos financeiros, potencializando assim as taxas de produtividade e de aumento de clientes.
Benefícios do diagnóstico estratégico
Realizar um diagnóstico estratégico traz muitos benefícios para a empresa e abaixo estão elencados alguns deles para conhecimento:
- Eliminação de tudo que não agrega valor para o negócio;
- Redução de gastos em produtos;
- Elevação da empresa junto à concorrência;
- Criação de novas ideias para lançar produtos diferenciados no mercado.
Produtos ou serviços que não estão mais dando lucro ou gerando valores para os clientes devem ser repensados, para que os gastos sejam reduzidos, dando espaço para que os novos possam ser lançados no mercado.
Portanto, se as vendas de rolo de carpete estão em baixa, é necessário analisar o mercado nessa área, para identificar se este segmento está ou não funcionando adequadamente, produzindo uma estratégia de vendas melhor e atingindo mais clientes.
Analisar todos os aspectos mercadológicos no cenário em que a empresa está vivendo, traz informações valiosas no diagnóstico, fazendo com que a organização possa reconhecer se os negócios com o qual trabalha estão sendo lucrativos ou não.
Considerações finais
Toda empresa precisa de um diagnóstico estratégico completo, quando uma nova marca está sendo lançada no mercado, por exemplo, sendo necessário fazer uma análise periodicamente, para identificar falhas e melhorá-las.
Tanto o cenário externo quanto o interno estão em constante mudança, e não se atentar a eles é um grande risco para a empresa, esteja ela funcionando há um bom tempo ou mesmo se estiver iniciando os negócios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.