Marketing Digital

O que é Data Science e como ele te ajuda no marketing digital?

A ciência de dados, ou Data Science, é uma forma de coletar, analisar e criar insights a partir de uma grande quantidade de informações. O objetivo é relacionar diferentes disciplinas para avaliar o processamento de dados.

O profissional responsável por esse trabalho é o cientista de dados, ou data scientist, faz a combinação de várias técnicas de informática, estática, aprendizado de máquinas e gerenciamento de banco de dados para analisar e identificar padrões e tendencias.

Entre as vantagens de utilizar as técnicas de data science, podemos destacar:

  • Retenção de clientes;
  • Reforça a segurança de dados;
  • Otimiza as campanhas de marketing;
  • Ajuda a prever as demandas da empresa;
  • Auxilia no processo de tomada de decisões;
  • Melhora o desempenho financeiro da empresa.

Para entender melhor como funciona essa estratégia, como analisar os dados e como ela pode ajudar na gestão de marketing e comunicação da sua empresa, confira os tópicos que separamos a seguir.

Como realizar a análise de dados?

Existem quatro tipos de análise possíveis para serem executadas juntamente com o data science e que também pode ser aplicado junto com as estratégias de marketing digital, confira:

  1. Análise descritiva

A análise descritiva é um tipo de abordagem que resgata os dados do passado e os relaciona com os dados do momento atual para poder compreender melhor o que está acontecendo.

O objetivo é descrever o que essas informações revelam sobre a gestão de startups e empreendedorismo digital e sobre o processo vivido e executado por outros tipos de empresas.

  1. Análise diagnóstica

A análise diagnóstica também é uma forma de coletar os dados do passado, porém para descrever os motivos a fim de entender porque algo acabou acontecendo.

  1. Análise preditiva

A análise preditiva analisa os dados do passado para auxiliar na previsão do que deve acontecer no futuro. O objetivo é responder o que vai acontecer na gestão comercial ead da empresa e outras questões. 

  1. Análise prescritiva

A análise prescritiva é feita a partir das previsões. Com esse tipo de análise é possível indicar quais ações devem ser tomadas dentro de uma empresa. O objetivo é saber quais serão os próximos passos a serem tomados. 

A aplicação do data science no marketing digital

O data science permite a verificação de vários dados, o que ajuda diversos setores de uma empresa, oferecendo iniciativas mais estratégicas e com mais chances de garantir resultados mais assertivos.

Por conta disso, a área de marketing também pode utilizar esses dados para melhorar a gestão comercial e marketing ead, isso porque se uma empresa deseja promover uma campanha nas redes sociais, é importante ter em mãos alguns dados. 

Esses dados precisam incluir informações sobre o público-alvo, pois isso irá ajudar a promover uma campanha mais direcionada e segmentada, além de fornecer insights valiosos de marketing, contribuindo para elaboração de mais ações.

Entre outras aplicações do data science no marketing digital estão:

  1. Suporte no planejamento de marketing

Com o planejamento de marketing é possível definir metas, caminhos e ações, o que ajuda a construir com detalhes novas campanhas. O data science possibilita ter em mãos todas as informações necessárias para planejar e desenvolver as campanhas de marketing.

  1. Análise dos hábitos de consumo da persona

A persona é um personagem semi-fictício que representa o cliente ideal de uma organização. Para defini-la, é preciso ter em mãos dados bem específicos, como hábitos de consumo, anseios e dores, além dos dados básicos que definem o público-alvo.

Com o data science é possível coletar todos esses dados, e saber até mesmo se a pessoa está procurando por um curso de gestão comercial ead melhores faculdades, o que permite criar campanhas de marketing altamente segmentadas e assertivas. 

  1. Desenvolvimento de campanhas de marketing estratégicas

O marketing digital dispõe de várias ferramentas para alcançar o público e se fazer presente no meio digital. Entretanto, o investimento em todas essas plataformas nem sempre é o ideal para alcançar bons resultados. 

Através dos dados coletados e analisados pelo data science, é possível desenvolver campanhas através dos canais certos e que tragam mais resultados para a empresa e gerem mais valor para o público. 

Considerações finais

O data science permite a coleta e análise das milhares de informações que encontramos na internet, o que permite que um negócio utilize aquelas que são melhores para atingir bons resultados, especialmente quando falamos de marketing digital.

Ou seja, é uma ferramenta de suma importância para qualquer empresa que deseja crescer através do planejamento e desenvolvimento de ações estruturadas com objetivo de atingir o público certo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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