Todo espírita sabe que Jesus Cristo é a figura central da religião espírita e, como observado no livro maria de nazaré, é dele que vieram as maiores mensagens para a orientação da humanidade. No entanto, muitos espíritas ainda não compreendem o papel da mãe de Jesus na evolução da humanidade.
Sem o auxílio de Maria e sua aceitação diante da vontade de Deus, Cristo não teria encarnado e, talvez, a história da humanidade teria sido muito diferente. Por isso, é importante entender como o espiritismo enxerga Maria e qual papel é atribuído a ela dentro do culto.
Quem foi Maria de Nazaré?
Maria, forma latinizada do nome aramaico “Maryam”, foi a mãe de Jesus Cristo quando ele apareceu em sua última encarnação. Tradições católicas afirmam que ela nasceu em oito de setembro, embora não se possa ter certeza disso, e sabe-se que ela nasceu em Nazaré.
Segundo textos apócrifos, seus pais foram Joaquim e Ana. Aos três anos ela teria sido levada ao templo, onde permaneceu a serviço de Deus até os doze anos quando seu pai, que já era idoso no momento em que ela nasceu, veio a falecer.
O que diz o Espiritismo sobre Maria de Nazaré?
O espiritismo, assim como o catolicismo, o cristianismo ortodoxo e o islamismo, tem Maria em grande estima. Ela é tida como um espírito de máxima evolução, e assim como Cristo, deve ser tida como modelo.
Maria assumiu para si uma responsabilidade imensa, e sua caridade, amor, compaixão e fé são exemplos de como devemos agir quando confrontados com alguma tarefa ou missão divina. E além de um exemplo geral de ser humano, Maria é também um exemplo de mãe, tendo acompanhado Cristo em sua missão e ficado ao lado dele até o último momento.
Qual foi a Missão de Maria de Nazaré?
A missão dada a ela por Deus, além de auxiliar Jesus em sua jornada, foi a de conduzir o condutor da humanidade. Ensinar a Cristo o amor, a compaixão e a fé em Deus, antes que ele desenvolvesse sua consciência divina e pudesse guiar a humanidade.
Sem ela, sem sua pureza de espírito, Cristo não poderia ter vindo ao mundo, pois aquilo que é puro não pode de modo algum vir do que é impuro. Maria preparou a Cristo para que ele pudesse receber a revelação e cumprir seu papel.
Um espírita pode ser devoto de Nossa Senhora?
Não há problema em ter devoção a Maria, mas é preciso entender que a visão espírita e a visão católica são diferentes. Para os católicos, Maria é a Mãe de Deus, perpetuamente virgem, que ascendeu fisicamente, e que está nos céus em constante intercessão pelas almas humanas.
Para os espíritas, Maria não é mãe de Deus e, também, não é virgem e nem ascendida. Ela é um espírito no grau máximo de evolução, que desencarnou feito todos nós, e auxilia no processo de evolução tanto dos encarnados quanto dos desencarnados.
Dessa forma, quando um espírita reza para Maria, ele precisa compreender que ela não o ajudará a conseguir a realização de pedidos feitos a Deus. Mas sim, te auxiliará a desenvolver espiritualmente para que você também possa atingir o grau máximo de evolução.
Onde comprar livros espíritas?
Você pode comprar livros espíritas, como por exemplo o livro Maria de Nazaré, no site da Editora Dufaux, uma editora fundada no ano de 2005 que tem por objetivo publicar e disseminar a doutrina espírita em todas as suas formas.
Além de obras doutrinárias e obras como o livro Maria de Nazaré, a Editora Dufaux conta as obras de Allan Kardec, Chico Xavier, Samuel Gomes, assim como diversos romances espíritas – e tudo por valores acessíveis. Não deixe de conferir e comprar livros espíritas disponíveis no catálogo!
Que possamos cada dia nos tornarmos mais próximos de Maria, e possamos aceitar com mansidão os desafios trazidos a nós por Deus. Para isso, no entanto, é preciso estudar e entender a doutrina, e o melhor lugar para adquirir seus livros espíritas é a Editora Dufaux, a editora que apresenta a você livros que mudam vidas.