CoronavírusEconomiaMarketing DigitalNacionais

O horário de verão vai voltar em 2021 no Brasil? O que sabemos

Com a crise hídrica vivida pelo país, o brasileiro voltou a questionar se o horário de verão vai voltar. O modelo foi abolido em 2019 pelo presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), mas especialistas afirmam que ele poderia retornar, em 2021.

O horário de verão vai voltar?

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o retorno do horário de verão seria inviável em 2021 no Brasil, ou seja, não deve voltar. Em nota,  a pasta explicou que “O Ministério de Minas e Energia tem estudado iniciativas que visam ao deslocamento do consumo de energia elétrica dos horários de maior consumo para os de menor, de forma a otimizar o uso dos recursos energéticos disponíveis no Sistema Interligado Nacional”.

“Nesse sentido, a contribuição do horário de verão é limitada, tendo em vista que, nos últimos anos, houve mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o maior consumo diário de energia para o período diurno. No momento, não identificamos que a aplicação do horário de verão traga benefícios para redução da demanda”, diz o ministério.

Por fim, vale destacar que Bolsonaro chegou a afirmar, em entrevista à Rádio ABC, do Rio Grande do Sul, que a medida poderia retornar, caso boa parte da população, não apenas setores específicos, entendessem que seria a melhor opção.

“Se comprovou, realmente, que não aumentava o consumo de energia, que era o ponto focal, principal, da existência do horário de verão”, disse o presidente.

Logo, ele entende que não há clima para o retorno do dispositivo no atual momento. “E até o momento, eu vejo que continua a maioria da população contrária ao horário de verão. Se a maioria mudar de posição, eu sigo a maioria”, afirmou.

Para o pesquisador do Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Diogo Lisbona, o horário de verão poderia trazer redução de até 3% nos momentos de pico, entre 18h a 21h.

Além disso, associações e entidades que representam os setores do comércio, turismo e alimentação já enviaram pedidos ao presidente, solicitando a volta da medida. Essa junção foi capitaneada pela Confederação Nacional de Turismo (CNTur) de Santa Catarina, Paraná e Bahia.

Segundo esses grupos, essa alteração beneficiaria a economia, para que mais pessoas pudessem comparecer e consumir tais serviços. “São muitos os desafios para mitigar o problema e qualquer economia energética se torna agora ainda mais relevante”, diz nota enviada pelo CNTur.

Mas por que o horário de verão acabou no Brasil?

Bolsonaro assina decreto que remove horário de verão, que até agora, não deve retornar em 2021
Em 2019, Jair Bolsonaro assinou decreto que remove horário de verão – Foto: Reprodução/Presidência da República

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
EconomiaNacionais

Petrobras reajustou preço da gasolina e do diesel novamente

APetrobrasvai reajustar mais uma vez os preços da gasolina e do diesel para as…
Read more
NacionaisPolitica

Bolsonaro deve se filiar ao PL e não ao PP

Em Brasília, segundo comentários de colunistas políticos, está quase tudo certo para o…
Read more
DiversasEconomiaNews

Contagem regressiva: celulares que ficarão sem zapp

O WhatsApp vai deixar de ser acessado em celulares antigos, alguns modelos não acessarão mais o…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *