
A Prefeitura Municipal de Belmonte, por meio das Secretarias de Turismo, Agricultura, Cultura e Administração em parceria com o Sebrae promoveu um grande evento voltado para o empreendedorismo do agronegócio na cidade.

O evento ocorreu nesta quarta-feira, 08/10 na Filarmônica 15 de Setembro e reuniu autoridades, empresários, comerciantes, micro e pequenos empreendedores, alunos da rede municipal e comunidade. Conduzido pelo cerimonialista Roberto Lima o evento contou com uma programação diversificada.

Na parte da manhã, o espaço da filarmônica 15 de Setembro se tornou um verdadeiro palco onde a cultura belmontense foi a principal protagonista com as varias apresentações culturais da BAMTIB, e exposição de artesanato e produtos vindo da agricultura familiar.

Um público composto de estudantes puderam participar de palestras ministradas pelos Analistas do SEBRAE/BA Antônio Robson Araújo e Lucas Mafra.

Na parte da tarde um grande público compareceu ao evento para receber a historiadora, empresária, palestrante nacional e líder comunitária, Luciana Balbino, com a palestra “O Empreendedorismo que transforma pessoas, comunidades e negócios”.

A abertura do evento contou com a presença da Filarmônica Lyra Popular que executou o Hino Nacional e Belmonte. Em seguida a Filarmônica ainda fez homenagem ao dia da criança com um repertório infantil.

Presentes ao evento estavam o Prefeito Iêdo Elias, a primeira dama Juíza Drª Tarcísia Elias Fonseca, dos Secretários Josué Melo(Turismo), Alan Gabriel(cultura), Elissandra Marques(Agricultura), Leonardo Paiva(Administração) Pedro Cardoso(Diretor da Veracel), Moises Sant’Ana(Coordenador do CESOL) Evellin Morena(vereadora) representando o Legislativo e diretores do Sebrae e Banco do Nordeste.

Palavras do Gestor na abertura da Palestra:
“Disse ontem e volto a repetir, primeiro a gente se qualifica e depois toma empréstimo para saber o que fazer. Patrimônio a gente pode perder se não souber administrar, mas o conhecimento não. Nós estamos avançando, crescendo, temos resort sendo construído na cidade, o aeroporto sendo recampiado, temos mais de 10 loteamentos na região, temos a previsão de 1 bilhão e 800 milhões de investimentos com a empresa Homerun, com a Bahia gás a previsão de 4 mil empregos temporários, além de uma mineradora Coreana.

Enfim, o que nós precisamos é qualificação da mão de obra, por isso juntos nessa parceria com o Sebrae, o banco do Nordeste e Veracel vamos alcançar muito mais porque Belmonte merece”, disse Iêdo Elias.
Usaram também da palavra:
O Secretário de Turismo Josué Melo e diretores do Sebrae e Banco do Nordeste.

Palestra: Com o título Desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária.
Durante sua palestra Luciana Balbino mostrou ao público que é possível desenvolver os territórios por meio do empreendedorismo e gerar renda dentro das comunidades de maneira sustentável e mudar a vida das pessoas.

Após a palestra ainda houve apresentações culturais do Samba de Roda das Marisqueiras, Filarmônica 15 de Setembro e Boi Duro.

O evento encerrou com degustação da culinária local, inclusive com o acarajé do Wanderson, o mais famoso da cidade.


















































































