Nacionais

Novo RG digital começa a valer, veja o prazo para trocar o documento e como pedir

A nova Carteira Nacional de Identificação, popularmente chamada de RG digital, já começou a valer. O novo modelo do RG já está em vigor em todo o território nacional desde o dia 1º de março.

Apesar de já estar valendo, os cidadãos terão um prazo adequado para trocar o atual RG pelo novo documento que trará muito mais modernidade e segurança para os cidadãos.

O novo RG digital terá o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), como o número oficial do documento, ou seja, o cidadão não terá mais um número específico para o RG e outro para o CPF.

Mas porque o governo quis trocar o documento?

Existem diversos motivos que fez com que o governo implementasse o novo RG, dentre eles, a adição de mais itens de segurança para o documento.

A implementação do QR Code, que permitirá a verificação online e offline do documento, e a modernização do documento para o padrão do Mercosul.

Contudo, o principal ponto que fez com que o governo adotasse o novo RG está justamente na maneira como o RG era emitido em cada Estado brasileiro.

Quando devo trocar meu RG pelo novo?

Apesar de já estar valendo, os brasileiros terão um prazo até 2032 para trocar o documento que possuem atualmente, pelo novo modelo do RG.

Assim, o atual documento ainda terá uma validade de 10 anos para a população com até 60 anos, sendo assim, existe um grande tempo hábil para que toda a população troque o documento sem desespero ou preocupação.

Logo, somente após 2032 o atual RG deixará de ser considerado como um documento oficial e deixará de ser aceito pelo governo.

Como pedir o novo RG?

A solicitação do novo RG já pode ser feita, contudo, devido aos níveis de mudança, o governo federal estabeleceu o prazo até março de 2023, para que os órgãos de identificação dos estados se adequem às mudanças para emissão do documento.

Assim, o primeiro passo para tirar o novo RG é se dirigir a algum órgão de identificação do cidadão como o Poupa Tempo e Expresso Cidadão para questionar se o seu estado já está emitindo o novo documento.

Caso já esteja emitindo, basta levar a certidão de nascimento ou certidão de casamento para que seja solicitado o novo RG digital.

O documento será entregue em duas versões, a primeira delas em papel de segurança ou em cartão de policarbonato (plástico), e o outro, que estará disponível digitalmente pelo celular através do aplicativo gov.br.

Caso o seu estado ainda não esteja emitindo o novo RG e não for informado quando começará a emissão, o cidadão deverá aguardar até março de 2023 para poder solicitar o documento.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Nacionais

ONDA DE FRIO PODE GELAR GRANDE PARTE DO PAÍS

Share on Facebook Share …
Read more
Nacionais

Ministra Maria Thereza é eleita presidente do Superior Tribunal de Justiça

Share on Facebook Share …
Read more
Nacionais

Enem tem inscrição a partir desta terça-feira, dia 10

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: