Bahia

“Não vou ficar de braço cruzado esperando recurso”, dispara Rui

O governador Rui Costa afirmou que “não vai ficar de braço cruzado esperando recurso” para socorrer os desabrigados das fortes chuvas que atingiram a região sul da Bahia desde a semana passada. A declaração foi feita durante videoconferência, na noite desta quarta-feira (29), com os prefeitos do sul da Bahia, a região mais afetada com as inundações.

Rui garantiu que já tem dinheiro em caixa para atender as famílias que perderam tudo e pediu agilidade das gestões municipais no levantamento dos cadastros e sem muita burocracia.

De acordo com o governador, uma instituição financeira já foi contratada. Com o cadastro finalizado, o dinheiro vai direto para conta das famílias, que poderão comprar refrigerador, colchão, botijão de gás e outros itens domésticos. “Com o cartão do banco em mãos, quem vai escolher o que vai comprar é a pessoa: pode ser a cama ou sofá, por exemplo. Exceto bebida alcoólica!”, condicionou Rui.

O valor de cada família será definido a partir da finalização dos dados por parte dos municípios. “Nossas equipes estão indo de casa em casa para levantar os dados com maior rapidez possível”, disse o prefeito de Itabuna, Augusto Castro.

O governador reforçou aos prefeitos que enviem dados simples como nome do representante de cada família, carteira de identidade, CPF, data de nascimento e endereço.

Foco nas pessoas

O cenário apresentado pelos prefeitos, da necessidade de reconstrução de casas e recuperação da infraestrutura urbana, sensibilizou ainda mais Rui, que visitou a região desde domingo último (26).

Ele destacou que a prioridade é devolver a esperança às famílias atingidas e mais desassistidas com medidas concretas. “Nosso foco agora é cuidar das pessoas, agilizar o socorro e levar a assistência”, disse o governador, que atendeu os pedidos e liberou imediatamente donativos, suprimentos, ações humanitárias e de saúde.

O prefeito de Itambé, José Cândido Araújo (Candinho), agradeceu a ajuda e saiu do encontro assegurando a reconstrução de casas na cidade, que vive a terceira onda de inundações em menos de um mês. “Parece que houve uma guerra, teve bairro totalmente destruído”, revelou Candinho.

Os gestores de Ibicaraí, Dra. Monalisa, e de Buerarema, Vinicius Ibrann, também foram atendidos e ficaram satisfeitos.

Sobre a infraestura urbana e acessos vicinais, Rui revelou a compra de 100 máquinas para ajudar os municípios em diversas ações de reconstrução ou recuperação de acessos de estradas vicinais como rolos compactadores, retroescavadeiras, patrol, escavadeiras hidráulicas, pás carregadeiras e caminhões-pipa.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Bahia

Prefeitos baianos participam em Brasília da seleção do Minha Casa, Minha Vida de quase 15 mil unidades habitacionais na Bahia

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeito Quinho de Belo Campo, acompanhado de…
Read more
Bahia

Seminário discute as principais regras que vão reger as eleições municipais de 2024

Trazer informações relevantes para os gestores e para aqueles que vão disputar o pleito municipal…
Read more
BahiaPolicia

Governo da Bahia nomeia 712 novos integrantes para Polícia Civil

O Governo do Estado publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (3), a…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: