BK2

MUNICÍPIO REALIZOU CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

ASCOM/BELMONTE

A Prefeitura Municipal de Belmonte, por meio da Secretaria municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, realizaram nesta quinta-feira (23) a 5ª Conferência Municipal de Saúde tendo como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia-Amanhã vai ser outro dia”.

O evento ocorreu no Plenário da Primeira Igreja Batista de Belmonte com o objetivo de mobilizar, discutir, propor diretrizes e estabelecer diálogos com a sociedade acerca do direito à saúde e em defesa do SUS. Marcaram presença na Conferência, autoridades municipais, profissionais da área, representantes de entidades e a sociedade em geral.


A cerimonialista do evento Mariana convocou a Srª Belenita represente do conselho de Saúde, Catiano representando a Câmara de Vereadores, Eliana Alves representando a gestão, Renata Diniz Secretária de Saúde, Katia representando Aldeia Patiburi para comporem a mesa.

Na abertura tivemos presença de Gentil Batista executando o Hino Nacional e o hino a Belmonte pela cantora Ster Santana além de apresentação dos alunos do Projeto A Música e o Remédio da Alma da Lyra.


Durante a abertura, a secretário da Saúde Renata Diniz falou da importância do evento e de como a participação popular é essencial para ajudar a elevar a qualidade dos serviços ofertados a população.


“Espero que seja um momento de edificação, de crescimento das políticas pública de saúde. No papel o Sus é muito bonito, porém ele ainda está em crescimento, o Sus está nos seus ajustes e processo de construção e essa construção precisa da participação popular. A maioria das diretrizes do Sus, da construção do Sus nasceu numa conferência municipal, ela nasceu ouvindo a comunidade, as necessidades da comunidade. Uma proposta relevante que possa melhorar o sistema único de saúde que ainda está em construção ela pode sim chegar a Brasília. Uma mente pensante que olha para uma problemática e consiga em conjunto encontrar saídas para que a comunidade possa ser melhor servida sim, ela pode chegar em Brasília, sim ela pode mudar as políticas públicas do nosso país, por isso aqui ressalto que o Sus continua em construção e os construtores estão sentados nessa plateia. Hoje políticas públicas de saúde estão em pauta e vocês tem a oportunidade de dar sua opinião”.


A Secretaria finalizou a sua fala agradecendo em nome do Prefeito Bebeto Gama a presença de todos. “ Gostaria de falar também em nome do Prefeito que não pode estar aqui e me pediu que fosse transmitido um abraço a cada um de vocês. O prefeito teve outro compromisso de receber o governador juntamente com outros prefeitos. Nesse encontro os políticos vêm como uma oportunidade de solicitar, de conclamar, de entregar projetos e melhorias em prol de seus municípios. Muito obrigado pela presença de todos e desejo uma excelente conferência”.


Após o pronunciamento foi lido e aprovado o regimento interno da 5ª Conferencia Municipal de saúde. Os debates foram iniciados com a palestra proferida por Hélio Sandro.


O encontro proporcionou aos participantes uma significativa troca de idéias e experiências, que se transformaram em propostas de novas ações, para o fortalecimento da saúde do município.

https://bk2.com.br/wp-content/uploads/2023/03/WhatsApp-Video-2023-03-23-at-11.43.36.mp4


No final do encontro foram escolhidos os delegados(um da Gestão, um da Saúde e dois Usuarios e mais dois suplentes também Usuarios) que representarão o município na Conferencia Estadual.

Sair da versão mobile