BelmonteSaúde

MUNICÍPIO REALIZOU CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

ASCOM/BELMONTE

A Prefeitura Municipal de Belmonte, por meio da Secretaria municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, realizaram nesta quinta-feira (23) a 5ª Conferência Municipal de Saúde tendo como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia-Amanhã vai ser outro dia”.

O evento ocorreu no Plenário da Primeira Igreja Batista de Belmonte com o objetivo de mobilizar, discutir, propor diretrizes e estabelecer diálogos com a sociedade acerca do direito à saúde e em defesa do SUS. Marcaram presença na Conferência, autoridades municipais, profissionais da área, representantes de entidades e a sociedade em geral.


A cerimonialista do evento Mariana convocou a Srª Belenita represente do conselho de Saúde, Catiano representando a Câmara de Vereadores, Eliana Alves representando a gestão, Renata Diniz Secretária de Saúde, Katia representando Aldeia Patiburi para comporem a mesa.

Na abertura tivemos presença de Gentil Batista executando o Hino Nacional e o hino a Belmonte pela cantora Ster Santana além de apresentação dos alunos do Projeto A Música e o Remédio da Alma da Lyra.


Durante a abertura, a secretário da Saúde Renata Diniz falou da importância do evento e de como a participação popular é essencial para ajudar a elevar a qualidade dos serviços ofertados a população.


“Espero que seja um momento de edificação, de crescimento das políticas pública de saúde. No papel o Sus é muito bonito, porém ele ainda está em crescimento, o Sus está nos seus ajustes e processo de construção e essa construção precisa da participação popular. A maioria das diretrizes do Sus, da construção do Sus nasceu numa conferência municipal, ela nasceu ouvindo a comunidade, as necessidades da comunidade. Uma proposta relevante que possa melhorar o sistema único de saúde que ainda está em construção ela pode sim chegar a Brasília. Uma mente pensante que olha para uma problemática e consiga em conjunto encontrar saídas para que a comunidade possa ser melhor servida sim, ela pode chegar em Brasília, sim ela pode mudar as políticas públicas do nosso país, por isso aqui ressalto que o Sus continua em construção e os construtores estão sentados nessa plateia. Hoje políticas públicas de saúde estão em pauta e vocês tem a oportunidade de dar sua opinião”.


A Secretaria finalizou a sua fala agradecendo em nome do Prefeito Bebeto Gama a presença de todos. “ Gostaria de falar também em nome do Prefeito que não pode estar aqui e me pediu que fosse transmitido um abraço a cada um de vocês. O prefeito teve outro compromisso de receber o governador juntamente com outros prefeitos. Nesse encontro os políticos vêm como uma oportunidade de solicitar, de conclamar, de entregar projetos e melhorias em prol de seus municípios. Muito obrigado pela presença de todos e desejo uma excelente conferência”.


Após o pronunciamento foi lido e aprovado o regimento interno da 5ª Conferencia Municipal de saúde. Os debates foram iniciados com a palestra proferida por Hélio Sandro.


O encontro proporcionou aos participantes uma significativa troca de idéias e experiências, que se transformaram em propostas de novas ações, para o fortalecimento da saúde do município.


No final do encontro foram escolhidos os delegados(um da Gestão, um da Saúde e dois Usuarios e mais dois suplentes também Usuarios) que representarão o município na Conferencia Estadual.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Saúde

Imersão em Saúde: Explorando os Efeitos das Águas Termais no Corpo e na Mente

As águas termais têm sido valorizadas ao longo dos séculos por seus efeitos terapêuticos no…
Read more
Belmonte

Corredores belmontenses brilham na Meia Maratona do descobrimento.

Aconteceu na manhã deste domingo, na cidade de Porto Seguro a 8ª edição da Meia Maratona do…
Read more
Belmonte

Belmonte entre as 14,9 mil moradias selecionadas no Minha Casa, Minha Vida Rural e Entidades

Mais de 112,5 mil moradias foram selecionadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) nas…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: