O município de Belmonte – BA realizou através de live desta sexta-feira, 27 de agosto, no Templo da Igreja Batista sua VIII Conferência Municipal de Assistência Social.
A VIII Conferência foi realizada em formato híbrido, pela primeira vez e, considerando o contexto da pandemia, foi transmitida no formato de live através da página oficial no Instagram @assistenciasocial.belmonte.
Na abertura da conferência o prefeito Bebeto Gama juntamente com o Ministro João Roma e a Ministra Damares enviaram mensagem de boas vinda aos participantes.
Com o tema “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, o evento reuniu participantes dos mais variados segmentos da sociedade civil organizada.
A VIII Conferência Municipal de Assistência Social tinha por objetivo analisar, propor e deliberar as diretrizes para o aprimoramento do SUAS bem como eleger os delegados para a 12ª Conferência Estadual de Assistência Social que será realizada em Salvador até o final do ano.
Os trabalhos foram conduzidos Pelo cerimonialista Roberto Lima e foi iniciado com a execução do Hino Nacional e o de Belmonte executados pelo musico Gentil Batista.
Teve como palestrante Rita Cassia Santana que discorreu sobre o tema “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.
Ao longo do dia foram discutidos diversos eixos temáticos e propostas diretrizes em conjunto para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social, o SUAS.
Ao final da conferência ainda foram eleitos os delegados que representarão o município durante a 12ª Conferência Estadual de Assistência Social que será realizada em Salvador.
Representando o prefeito Bebeto Gama a primeira dama e Secretária de Finanças Eunice Gama, junto com o vice-prefeito Flavielle de Sá, a Secretária Kadigia Santos, o Vereador Catiano Reis, Lais Nascimento, Mathyas Barreto, e a Senhora Eliana Santos formaram a mesa.
Participaram ainda do evento Vereadores, Secretários, membros do Conselho Tutelar, representantes de igrejas e demais membros da sociedade civil organizada.
Usaram da palavra durante a abertura da Conferência:
Vereador Catiano Reis: “Quero dizer que é muito importante Kadigia esse trabalho social que você tem desenvolvido no município, por isso conte com meu apoio e ajuda, pois estarei sempre disponível pra você e todo município de Belmonte”.
Assistente Social Lais Nascimento: “Hoje é um momento de extrema importância para a politica pública do nosso município, pois nós temos um compromisso com uma luta diária no enfrentamento a pobreza e as desigualdades sociais enfrentadas aqui no município”.
Vice-prefeito Flavielle de Sá: “Essa conferência é um momento de nós estarmos refletindo o que queremos para o futuro. Nessa conferência é a hora de nós vermos quem é mais esquecido. Afinal quantas são as pessoas que nós vemos desassistidas, com as dificuldades que se tem e que às vezes nós não conseguimos ver e encontrar estes problemas. Agora é a hora de nós trazermos as dificuldades e cada um que conhece assumir estas responsabilidades de trazer nesta conferência para que se possa realmente conseguir solucionar ou amenizar os problemas da nossa sociedade”.
Presidente do Conselho Mathyas Barreto: “É um momento muito importante onde a sociedade junto com a gestão pública pode debater e discutir assuntos importantes para a política social do nosso município. Espero que daqui saia uma base de um Belmonte mais justo e solidário através das ideias de todos vocês”.
Secretaria Eunice Gama: “Quando a gente quer os direitos, nós temos que cumprir deveres e essa conferência é muito importante, porque tudo que a gente precisa fazer é que ela tenha resultados, seja fiscalizada, planejada. Nós precisamos cumprir as demandas legais com responsabilidades e legalidade para que depois o povo não sofra. A gestão está fazendo tudo que é possível para dar o melhor para o povo de Belmonte. Nós não estamos trabalhando pra grupos, a, b ou c, nós estamos trabalhando para toda comunidade de Belmonte. São 23 mil pessoas que precisam ser assistidas, nós não estamos aqui pra dar migalhas, nós estamos aqui pra dar aquilo que é de melhor”.
A Secretária de Assistência Social Kadigia Santos elogiou todos os participantes e disse que a VIII Conferência Municipal de Assistência Social cumpriu com todos os seus objetivos.
“Foi um momento muito importante para todos nós, estou muito feliz e com a sensação de dever cumprido. Parabéns a todos os participantes e em especial a equipe que organizou conosco o evento”, disse a secretária.
O Prefeito Bebeto Gama participou do encerramento da Conferência junto com o Presidente da Câmara de Vereadores Luciano Andrade(luluca), destacou que sua gestão é voltada para o povo e as ações sociais são exercidas em todas as pastas.
“Essa conferência é um processo de muitas mãos, por isso agradeço o empenho de todos os envolvidos neste evento e a força tarefa entre várias secretarias e entidades realizada para atender a população da melhor maneira, pois as mudanças só ocorrem quando governo, sociedade civil, trabalhadores e usuários caminham na mesma direção, com os mesmos objetivos”, destacou Bebeto Gama