Belmonte

MONTES CLAROS SE DESTACA NA VIRTUALIZAÇÃO DE PROCESSOS

MONTES CLAROS SE DESTACA NA VIRTUALIZAÇÃO DE PROCESSOS

Desde o início de setembro, quando foram retomadas gradualmente as atividades presenciais do Judiciário mineiro, depois do período de isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, a comarca de Montes Claros, no Norte de Minas, vem se destacando no trabalho de digitalização e virtualização dos processos físicos.  Nesses três meses já foram digitalizados 7.756 processos, sendo que só em novembro foram 2.133. De acordo com o diretor do foro da Comarca, juiz Evandro Cangussu Melo, cada secretaria tem a sua sistemática de trabalho. “Algumas estão iniciando as tarefas agora, enquanto outras já se encontram bem adiantadas. A 2ª Vara de Família, por exemplo, conseguiu zerar o seu acervo de processos físicos e já opera em meio totalmente virtual”, ressalta.

De setembro a novembro deste ano, 7.756 processos da Comarca de Montes Claros passaram do meio físico para o digital. O magistrado disse que a direção do foro remanejou terceirizados, estagiários e jovens da Assprom para auxiliar na digitalização dos processos nas secretarias, além da disponibilização de mais equipamentos como scanners. Ele explica que, depois da digitalização, há o trabalho de virtualização propriamente dito, que consiste na organização das informações nos moldes do Processo Judicial eletrônico (PJe), que é uma tarefa que exige mais conhecimento técnico, sendo realizado preferencialmente pelos servidores.

O juiz Evandro Cangussu considera a virtualização das ações judiciais um grande avanço para o Poder Judiciário, pois garante a melhoria e a qualidade nos serviços prestados e, principalmente, a celeridade no trâmite processual. “Este procedimento é fundamental porque irá nos colocar no mesmo patamar tecnológico. Depois de todos os processos digitalizados, será muito mais fácil para o gestor analisar a produtividade, identificar as boas práticas e embasar as suas decisões”, enfatiza.

Mesmo com cada secretaria desenvolvendo separadamente a digitalização de seus processos, os gerentes trocam experiências relativas a este trabalho em um grupo criado no Whatsapp. Por meio desse grupo, que conta também com a participação dos contadores judiciais, é divulgada uma planilha com os números diários de ações digitalizadas e virtualizadas. O trabalho desenvolvido em Montes Claros integra o Projeto de Virtualização de Processos, que é uma das iniciativas do Programa Justiça Eficiente (Projef), da atual gestão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

A iniciativa consiste na digitalização dos processos físicos no âmbito da Justiça de primeira instância, transformando-os em eletrônicos, e foi uma forma de viabilizar a continuação da prestação jurisdicional remotamente, durante a pandemia. Os dados mostram que são 2.133 processos digitalizados e 2.199 virtualizados em setembro e que no total são 7.746 processos digitalizados e 5.079 digitalizados até agora.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
Belmonte

Corredores belmontenses brilham na Meia Maratona do descobrimento.

Aconteceu na manhã deste domingo, na cidade de Porto Seguro a 8ª edição da Meia Maratona do…
Read more
Belmonte

Belmonte entre as 14,9 mil moradias selecionadas no Minha Casa, Minha Vida Rural e Entidades

Mais de 112,5 mil moradias foram selecionadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) nas…
Read more
Belmonte

Governo anuncia projeto de instalação de fábrica de placas solares em Belmonte

Com o objetivo de ampliar a participação do Governo na fábrica que a Si&mex Solutions vai…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: