A moda é um mercado de consumo imediato e de curto prazo. Por causa disso, a cada hora surgem mais roupas da moda e as velhas são deixadas de lado em pouquíssimo tempo, são as famosas fast fashions.
Além disso, outras tecnologias vêm ganhando cada vez mais espaço e tornando nossas escolhas de look mais inteligentes, como camisetas antissuor e roupas inteligentes, que surgem para suprir as necessidades do nosso dia a dia.
É importante considerar, no entanto, que a indústria da moda é a que mais polui o meio ambiente, principalmente por causa dos produtos que são usados ao longo do processo de fabricação das peças.
Por esse motivo que a moda sustentável vem tomando força. Ela traz a proposta de proteger o meio ambiente, reduzindo a quantidade de poluentes e minimizando a matéria-prima retirada do meio ambiente.
Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto.
Produtos sustentáveis para a fabricação de tecidos
Já imaginou uma roupa feita só de materiais plásticos reciclados? Isso já é possível. Essa e muitas outras tecnologias já foram desenvolvidas e estão disponíveis no mercado.
Além de serem pensadas de forma sustentável, alguns desses tecidos também tem a capacidade de auxiliarem em algumas coisas, como tecidos antifogo, antissuor, dentre outros.
Leia abaixo alguns tecidos feitos de maneira sustentável que já estão disponíveis:
- Crailar: O processo de fiação do crailar cria um tecido macio e suave, semelhante ao algodão. No entanto, ele é uma alternativa muito mais sustentável porque no seu processo de fabricação produz menos água, utiliza menos produtos químicos danosos à natureza e economiza energia.
- Qmilk: Esse tecido é bem parecido com a seda, só que muito mais resistente. Ele é produzido a partir da proteína do leite coalhado e para a sua fabricação, só são necessários 2 litros de água para produzir 1kg de qmilk.
- Econyl: Toda a produção do tecido econyl é feita 100% da sua composição com a linha de pesca feita de nylon. Essas redes de pesca costumam ser descartadas no oceano e são altamente poluentes, mas, diminuem a sua presença com a fabricação do econyl.
- Ecoricle: O eroricle é um tecido que na sua fabricação utiliza fibras naturais da cana-de-açúcar. Devido a este fato, elas substituem 30% do óleo utilizado na fabricação do poliéster tradicional e se tornam uma alternativa muito mais sustentável.
- Evrnu: Esse tecido é feito da reutilização dos resíduos de algodão, que são transformados em uma fibra pura e de alta qualidade. Dessa forma, é possível reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte de tecidos como o jeans, por exemplo, que é o que mais utiliza esse tipo de matéria-prima.
- Seacell: A fibra retirada da madeira ‘’liocel’’ e de algas marinhas é utilizada para a fabricação do seacell. Com isso, é possível criar um tecido com propriedades anti-inflamatórias. E não é só isso. A colheita das algas é feita de uma maneira que não agrida o equilíbrio marinho.
- Lenpur: Esse tecido é feito com as fibras do pinheiro-branco, causando um efeito de textura semelhante ao cashmere. Além disso, ele tem alta capacidade de absorção da umidade, adaptando-se a qualquer temperatura.
- Tecido da borra do café: O processo de fabricação desse tecido acontece na mistura da borra de café na superfície do fio, alternando as características finais do filamento. Com isso, é possível fazer com que o tecido seque 200% mais rápido que os outros tecidos feitos de algodão. Essa tecnologia é excelente para que a roupa não retenha os odores naturais do corpo.
- Tecido de soja: A fibra desse tecido é feita a partir de uma pasta obtida da semente da soja após a extração do óleo. Apesar da cor amarelada, o tecido fixa bem todos os corantes naturais.
- Tecido de urtiga: A fibra é feita a partir da extração da urtiga e produz um tecido bem resistente, elástico e macio. Além disso, ele também possui propriedades antifogo, sendo aconselhável para usos em macacões de bombeiro, por exemplo.