Sul da Bahia

Ministério Público Federal pede a suspensão de atividades de Suzano e Veracel no sul da Bahia por degradação socioambiental

A Procuradoria da República na Bahia pediu que a Justiça Federal interrompa, em caráter urgente, todas as atividades de eucaliptocultura realizadas pelas empresas de papel e celulose Suzano e Veracel, devido aos impactos socioambientais causados pelo avanço da prática nas comunidades quilombolas e indígenas no sul do estado.

O plantio de eucalipto em terras indígenas já é alvo de uma investigação no MPF. A suspeita é que as empresas estejam recebendo licenças ambientais sem consulta prévia aos indígenas afetados e sem estudos de impactos. Nos últimos anos, duas comunidades quilombolas chegaram a desaparecer com o avanço na atividade na região.

De acordo com o procurador Ramiro Rockenbach Almeida, que assina a ação civil pública, há omissão do Estado no cumprimento de tratados internacionais e de normas de caráter constitucional e legal para assegurar o direito dos povos tradicionais à consulta prévia, livre e informada sobre atividades, empreendimentos e decisões que os afetem. No documento, o MPF elenca uma série de pedidos à Justiça:

  • uma análise sobre a regularidade de todos os imóveis rurais registrados em nome da Suzano e da Veracel Celulose, ou utilizadas por elas para atividades de eucaliptocultura no sul da Bahia; que a União e a Bahia suspendam qualquer tipo de financiamento ou incentivo às empresas de papel e celulose que o Inema seja condenado a suspender as licenças ambientais concedidas a Suzano e Veracel até que sejam realizados os devidos processos de consulta prévia, livre e informada. Além disso, o órgão ambiental estadual deve solicitar anuência ao Iphan em relação às áreas em que há sítios arqueológicos; a prestação de informações sobre financiamento e atuação de BNDES, Inema, Fundação Palmares, Incra e Iphan na região.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Sul da Bahia

População de Guaratinga se revolta com descaso na ponte e cobra soluções do Governo do Estado e Prefeitura

Share on Facebook Share …
Read more
Sul da Bahia

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, cumpre agenda de compromissos, entre os dias 20 e 23 de fevereiro

Share on Facebook Share …
Read more
Sul da Bahia

Kenoel Viana, o ex-prefeito de Guaratinga, tem planos de se juntar ao partido PMN nos próximos dias

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: