Na tarde de quarta-feira, dia 28 de junho, ocorreu o solene ato de passagem de comando da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Mata Atlântica. A cerimônia, realizada na Área Cívica da Sede da CIPE-Mata Atlântica, contou com a presença de autoridades políticas regionais e representantes da sociedade local. O Coronel PM Muniz, Comandante do Comando de Policiamento em Missões Especiais presidiu a solenidade acompanhado do Cel PM Paraíso- Comandante do Comando de Policiamento do Extremo Sul.
Com um discurso emocionante, o Tenente Coronel PM Anilton falou um pouco sobre os desafios dos seus 3 anos e 4 meses à frente de uma unidade tão importante para o Extremo Sul baiano. Em sua fala, o Coronel PM Muniz destacou a confiança que ele tem nos oficiais sucedido e sucessor e que o Tenente Coronel PM Anilton se destaca por sua liderança simples e servidora. Um homem que valoriza a família e a considera como base importante para o seu sucesso. Com sua fé cristã, temor a Deus e elevado senso de justiça, conduziu a tropa com muita dedicação e profissionalismo.
Próxima missão – O Ten. Coronel PM Anilton Almeida assumirá como sub comandante do CPR Extremo Sul. Vinte e um municípios do Extremo Sul da Bahia estão sob o Comando de Policiamento da Região – CPR-ES.
Com uma extensão territorial de 23 mil quilômetros quadrados e uma população aproximada de 850 mil habitantes, o Comando de Policiamento da Região do Extremo Sul, está sediado na cidade de Teixeira de Freitas. A região também faz divisa com estados do Espírito Santo e Minas Gerais.
Criado através da Lei Estadual 14.567, de 16 de maio de 2023, o CPR- Extremo Sul é composto por oito unidades operacionais, sendo elas, 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Porto Seguro), as 7ª, 43ª, 44ª, 87ª, 88ª, 89ª Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs), além das Rondas Especiais (Rondesp) Sul.
Major Sávio – trajetória
O Major Sávio, natural de Salvador, chegou à região do Extremo Sul da Bahia ainda como Aspirante, sendo designado para fazer parte da tropa responsável pela implantação da Unidade Especializada de Força, então conhecida como CAEMA. No ano de 2004, a base da unidade foi instalada em Posto da Mata, município de Nova Viçosa, um ponto estratégico devido às divisas com Minas Gerais e Espírito Santo.
Ao longo de sua carreira, o Major Sávio demonstrou grande dedicação no combate direto à criminalidade nos 21 municípios abrangidos pela CIPE-Mata Atlântica. Inicialmente atuando em patrulhamento como Tenente, obteve destaque operacional pela sua incansável luta contra o crime na região.
Com o avanço em sua carreira, o Major Sávio passou a desempenhar funções na área de logística e apoio operacional, adquirindo conhecimento sobre todas as atividades da unidade. Sua dedicação e busca constante por aperfeiçoamento lhe renderam cursos de destaque, como o Curso de Caatinga e o Curso de Patrulhamento Tático Móvel da PMMG. Além disso, ele também se capacitou em excelência em gestão pública, o que o levou a assumir o cargo de Subcomandante da CIPE-Mata Atlântica – CAEMA, por indicação do então Comandante, Ten. Coronel Anilton Almeida.
Durante a cerimônia, o Ten. Coronel Anilton destacou a referência que o Major Sávio representa em termos de profissionalismo e dedicação à segurança pública, ressaltando seu papel fundamental na manutenção da ordem e da lei na sociedade do Extremo Sul.
Ten. Coronel Anilton Silva de Almeida – trajetória
O Ten. Coronel Anilton Silva de Almeida possui uma trajetória magnífica na Polícia Militar da Bahia. Ingressou na corporação em 20 de abril de 1989 e, ao longo dos anos, ocupou diversos cargos de destaque. Durante sua carreira, comandou a 5ª Companhia Independente de Polícia Militar, a 89ª Companhia Independente de Polícia Militar e, desde 22 de março de 2020, esteve à frente da CIPE-Mata Atlântica.
O Ten. Coronel Anilton foi condecorado pelo Comando Geral da PMBA com a “Medalha Alferes Joaquim José da Silva Xavier – Tiradentes”. A indicação para receber a honraria foi publicada no Diário Oficial do Estado em 22 de abril deste ano, em reconhecimento aos seus serviços para a Segurança Pública do Estado, em especial aos 21 municípios do Extremo Sul Baiano, onde a CIPE-Mata Atlântica tem prestado serviços de excelência no combate ao crime.
“Aqui externo mais uma vez que estou e estarei à disposição sempre que o bem-estar e a segurança do nosso povo forem prioridade”, afirmou o vereador Aguinaldo Sem Teto, reforçando seu compromisso com a comunidade.
A passagem de comando na CIPE-Mata Atlântica representa um marco na história da unidade e reafirma o compromisso com a segurança pública e o combate ao crime no Extremo Sul da Bahia. A população local e as autoridades regionais agora aguardam as ações e estratégias que serão implementadas pelo novo comandante, Major Sávio, para fortalecer ainda mais a segurança e promover a paz na região.