Limpeza eficiente de mictórios e vasos sanitários

mictórios
mictórios

Limpar o banheiro é importante para evitar proliferação de bactérias e, claro, ter um ambiente limpo e cheiroso para utilizar; saiba como otimizar essa tarefa

Seja na sua casa, seja no seu estabelecimento comercial, encontrar um banheiro limpinho é tudo que sempre queremos quando precisamos usá-lo, não é mesmo?

Para isso, além dos produtos para limpeza adequados, precisamos também de algumas dicas para tornar essa tarefa mais fácil e simples para o dia a dia tão atribulado, garantindo que tudo fique nos trinques e cheiroso.

Ainda mais se você tem um bar ou restaurante, o banheiro limpo é um cartão de visitas para os clientes que percebem o cuidado e a higiene do estabelecimento e sempre valorizam esse aspecto.

Portanto, se você quer dicas para limpar bem os vasos sanitários e mictórios, esse conteúdo é para você. Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre a limpeza desse espaço e como fazê-la corretamente.

Por que é importante deixar o banheiro sempre bem limpo?

O banheiro é um dos locais onde é possível encontrar uma enorme quantidade de bactérias e micro-organismos, sendo que nem todos são amigos do nosso corpo e podem acabar causando algum problema, como doença, alergia ou infecções.

Ou seja, a proliferação desenfreada de alguns micro-organismos pode ser prejudicial à saúde. Portanto, manter o banheiro livre da contaminação é fundamental e, para isso, a limpeza é indispensável.

Como fazer a limpeza corretamente?

Todos os dias é preciso passar pelo banheiro para fazer pelo menos uma limpeza superficial. Vamos te dar algumas dicas para deixar esse ambiente sempre bem cuidado e preservado. Confira:

Troque o lixo e lave as pias e vasos diariamente

Diariamente é importante tirar o lixo do cesto e trocar por um saco vazio. Além disso, limpe as pias, vasos e mictórios todos os dias com uma solução de água e desinfetante. Um pano úmido e um bom produto desincrustante vai ajudar nessa limpeza diária.

A pia e os vasos são peças essenciais no banheiro e muito utilizadas, por isso precisam ser limpas diariamente, uma vez que acumulam muita sujeira ao longo do uso, principalmente se for um estabelecimento com grande movimentação de pessoas.

Sempre que possível, utilize água em abundância, esponja e sabão para lavá-los completamente, mas quando é preciso ser rápido, um pano úmido com produto de limpeza está valendo.

Use cloro no vaso sanitário e mictório

Além de lavar por fora do vaso sanitário e mictório, use o cloro para limpar por dentro também. Uma vez ao dia, jogue água sanitária ou um produto de limpeza específico para vasos e esfregue com a escovinha a parte interna das louças. Após fazer a escovação é só dar descarga para mandar embora a água suja e bactérias acumuladas.

Se o vaso estiver encardido, o uso de alvejantes é indicado para devolver aquela cor clarinha para a louça.

Lave o banheiro todo pelo menos uma vez por semana

Além desses cuidados diários, é importante ter um dia na semana para limpar o banheiro com uma faxina mais pesada. O mais indicado é jogar água em abundância por todo o banheiro pelo menos uma vez na semana, esfregar com sabão e depois finalizar com desinfetante.

Nos vidros e espelhos, não deixe de dar uma mão também com um produto específico para essa região. Use uma esponja ou pano macio para evitar riscos.

Atitudes práticas que facilitam o dia a dia

Para sempre manter os vasos sanitários e os mictórios limpinhos e cheirosos, algumas pequenas atitudes no dia a dia podem facilitar. Para higienizar o banheiro corretamente, diariamente faça isso:

  • retire os sacos de lixo e troque-os por novos;
  • limpe e desinfete os vasos e mictórios;
  • passe pano úmido com desinfetante nas superfícies e no chão;
  • jogue cloro/água sanitária dentro dos vasos e dê descarga.

Além disso, os principais produtos de limpeza para ter ao seu lado na limpeza do banheiro são:

  • água;
  • sabão;
  • água sanitária/cloro;
  • desinfetante;
  • alvejante;
  • esponja macia;
  • pano.

Não se esqueça de usar equipamentos de proteção para evitar queimaduras químicas ou ressecamento das mãos, como luvas de borracha, óculos de proteção, galochas e roupas adequadas.