O uso de procedimentos ortodônticos deixam os dentes mais vulneráveis a ter acúmulo de resíduos alimentares e, assim, risco de doenças bucais. Portanto, é preciso saber fazer a limpeza do aparelho corretamente para manter a saúde bucal junto ao endireitamento dos dentes.
Para se ter uma ideia da importância dos tratamentos, e de sua correta manutenção, estudos mais recentes mostram que 35% da população brasileira precisa de aparelho ortodôntico e, por isso, esse procedimento não pode ser esquecido ou negligenciado.
Ao mesmo tempo, é preciso estar atento às práticas de higiene bucal para, assim, evitar que haja acúmulo de bactérias e que resulte em possíveis doenças bucais, como:
- Mau hálito;
- Cárie;
- Gengivite;
- Tártaro;
- Endocardite;
- Aftas e lesões malignas.
Confira nos tópicos a seguir como fazer a higienização correta dos tratamentos ortodônticos, conforme o método usado, para garantir ainda mais beleza e saúde para seu sorriso.
Como higienizar o aparelho dental: ferramentas e escovas
Existe uma escova de dentes ortodôntica que pode ajudar muito na hora da higienização bucal do paciente que usa aparelho, principalmente o modelo fixo.
A diferença dessa para as demais é que a ortodôntica possui uma canaleta central que facilita a limpeza das laterais dos dentes e do próprio aparelho.
Além disso, a diferença nas alturas da escova facilita o contato das cerdas com a superfície maior do dente e do aparelho, bem como dos vãos existentes entre a estrutura do tratamento e o dente.
Ainda falando sobre escovas especializadas, existe a interdental, que é feita para limpar a placa bacteriana e restos de alimentos e bactérias que se acumulam nos dentes e entre eles.
Essa escova possui cerdas cilíndricas, que contribuem para quem utiliza aparelhos ortodônticos, implante dentário, pontes fixas e etc, realizando uma higienização mais profunda e eliminando resíduos presos.
Ao escovar os dentes é preciso lembrar de usar pouco creme dental, apenas o suficiente para a escovação para não fragilizar o esmalte.
Para isso, o indicado é colocar uma quantidade equivalente a um grão de ervilha, ou o indicado na embalagem ou pelo profissional.
Vale mencionar ainda que existem alguns modelos de pasta que protegem bastante o esmalte do dente, bastando olhar qual a quantidade de flúor em sua solução.
Há ainda o modelo de escova conhecido como bitufo, que visa realizar uma escovação mais suavizada e por ter a ponta arredondada alcança a gengiva, removendo placas sem machucá-la, sendo muito eficaz por conter dois tufos menores de cerdas.
Assim como a escova, existe um fio dental específico para contribuir com a higienização do aparelho, removendo a placa bacteriana. Ele possui fibras que conseguem limpar as superfícies entre os dentes e próximos da gengiva.
Por fim, toda rotina de hábitos de higienização bucal precisam ser mantidos na regularidade tradicional de ao menos três vezes ao dia.
O uso do enxaguante bucal, também deve ser mantido, sendo indicado bochechar a substância por pelo menos 30 segundos.
Como limpar cada tipo de aparelho
Apesar dos materiais usados geralmente se manterem, o processo realizado dependerá da estrutura, ou seja, do modelo usado.
No caso do aparelho ortodôntico fixo, por exemplo, deve-se passar o fio dental com o passa fio nos dentes e próximo aos fios.
A escovação será feita com a escova ortodôntica (com movimentos de vai e vem na área de mastigação e de baixo para cima na parte interna). Já para limpar os espaços entre os dentes e ao redor dos braquetes usa-se a escova interdental e, por fim, deve-se bochechar o enxaguante bucal com flúor.
Já para o aparelho móvel, a limpeza é mais fácil, pois é possível removê-lo da boca e colocá-lo dentro de um copo com soluções para limpar o aparelho. Também pode-se lavá-lo com a própria escova de dentes ou uma escova tradicional específica para ele.
Os dentes deverão ser escovados normalmente, respeitando os processos e materiais para a higienização completa.
No caso do aparelho dental invisivel também há a possibilidade de remoção da estrutura da boca.
Assim, deve-se fazer a higienização dos dentes normalmente e lavar o aparelho invisível com uma escova de dentes de cerdas macias sem o uso do creme dental, pois pode modificá-lo.
Após isso, deve-se lavar o aparelho com água corrente para remover toda a sujeira e guardá-lo em uma caixa específica, evitando o contato com bactérias.
Além disso, ao armazenar, é preciso ter atenção com o aparelho invisivel por não possuir coloração, para que não seja perdido ou quebrado.
Além disso, se não higienizado corretamente, assim como a boca, a sujeira poderá ficar em maior destaque, o que pode prejudicar a estética do sorriso, que é o principal diferencial desse procedimento ortodôntico, ou mesmo favorecer a proliferação de bactérias.
Aparelho ortodôntico é prioridade
O aparelho ortodôntico é o procedimento principal da odontologia, pois ele consegue consertar dois dos principais problemas estruturais da arcada dentária, que são: má oclusão e dentes tortos.
Além disso, ele pode influenciar na mastigação, dores, fala e até na respiração, além de ser determinante no bem-estar e autoestima dos pacientes.
Por isso, ele deve ser prioridade e bem feito, acompanhado da avaliação do profissional certificado e dos hábitos de higienização bucal.
Inclusive, caso houver necessidade, pode ser preciso que o paciente utilize o aparelho ortodôntico antes de realizar outro procedimento odontológico e até estético, como harmonizações.
Vale dizer que um método conhecido e vantajoso é o uso de lente de contato dental, mas mesmo ela pode demandar o uso do aparelho.
Isso porque, mesmo que as lentes consigam melhorar a funcionalidade e aparência dos dentes, preenchendo os espaços, corrigindo quebras, alinhando o sorriso e melhorando a coloração, seu uso é mais indicado para pequenas correções de alinhamento, podendo ser necessário o uso do aparelho.
Assim, para ter um sorriso bonito no rosto, é preciso que ele seja saudável, funcional (mastigar ou falar) e o aparelho dentário é o procedimento – mesmo nos modelos estéticos – mais indicado para isso.
Assim, após consertar os dentes tortos, para promover um sorriso ainda mais bonito e saudável, o paciente pode verificar – no caso do amarelamento – procedimentos como o clareamento dental ou a colocação da lente para os tão desejados dentes brilhantes.
Por fim, lembre-se que o modelo fixo, após removido, pode demandar uma limpeza mais profunda e recuperar o tom pode ser muito vantajoso para a saúde mental.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações, com dicas e conteúdos ricos, sobre os cuidados com a saúde física e mental.