Sul da Bahia

ITAPEBI; nível do Rio Jequitinhonha sobe, invade casas e deixa parte da cidade baixa inundada

Na manhã desta quinta-feira (30) a cidade baixa em Itapebi foi surpreendida com o nível do Rio Jequitinhonha que subiu de forma repentina.

Imagem: Reprodução

A hidrelétrica de Itapebi empresa do grupo Neoenergia por volta das 10h emitiu boletim informando que a vazão de água nas comportas aumentaria para 3200m³/s. antes nas duas informações dos seus boletins a hidrelétrica em 29/12,  havia informado ás 16h50m uma vazão de  2600m³/s, já as  20h30m na noite 29/12, foi informado um aumento para 3100m³/s. Já por volta das 10h05m a hidrelétrica avisou que o nível de vazão subiria para 3600m³/s. As Praças Esdro Souza “antiga praça da feira” e 14 de agosto “antiga praça do Avai” na parte baixa da cidade histórica ás margens do Rio Jequitinhonha, já começavam a receber um grande volume de água.

Foto: Arnaldo Alves  – ItapebiAcontece

De acordo com as autoridades do município de Itapebi a hidrelétrica deveria ter avisado antes para que tivessem tempo de avisar a população bem como, disponibilizar veículos para logística e remoção de móveis das pessoas que vivem as margens do rio na Cidade Baixa.

Foto: Arnaldo Alves – ItapebiAcontece

O Prefeito Juarez Silva Oliveira esteve na cidade Baixa verificando os prejuízos causado a cidade e a população.

O secretário de transportes Josivaldo Muniz “Pombo”, o secretário de Esportes Vasco Sampaio, o secretário de Agricultura Luiz Eduardo e o responsável pela defesa Civil do município Leonardo Botelho, estiveram presentes numa “operação de Guerra” para a retirada de moveis e pessoas das casas inundadas pela inesperada vazão do rio Jequitinhonha, atingindo a histórica  cidade baixa em Itapebi. Foi comum ver na parte alta da cidade móveis armazenados ao lado da igreja católica.  O ItapebiAcontece destaca  a solidariedade de outros moradores da cidade baixa que não foram atingidos, em ajudar aqueles que estavam a mercê da enchente, foi algo que chamou muito a atenção.

Foto: Arnaldo Alves – ItapebiAcontece

Em Itapebi (cidade Baixa), não há ainda o número exato dos desalojados e desabrigados, mas acredita-se que passa de 120 famílias. Os números exatos ainda estão sendo contabilizado pelo representante da Defesa Civil municipal, Leonardo Botelho que está atuando no socorro às famílias.

Foto: Arnaldo Alves – ItapebiAcontece

Por volta das 15h40m as aguas do Jequitinhonha pararam de subir e a tensão vivida pelos itapebienses da cidade baixa diminuiu também.

Foto: Arnaldo Alves – ItapebiAcontece

Como irão fazer os ribeirinhos do Jequitinhonha abaixo de Itapebi até a foz na linda e Histórica cidade de Belmonte que já está com muitas Ruas embaixo d’agua. Com a palavra a Usina Hidrelétrica (UHE) de Itapebi, localizada no rio Jequitinhonha,

Imagem: Reprodução

Por Arnaldo Alves – ItapebiAcontece

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Sul da Bahia

BA-275 QUE LIGA BARROLÂNDIA AO RIO PRETO CADA DIA PIOR

Share on Facebook Share …
Read more
Sul da Bahia

Parabéns! Hoje é Dia do Gari

Share on Facebook Share …
Read more
Sul da Bahia

Veracel inicia construção do primeiro Centro de Reabilitação de Quelônios da região Sul da Bahia

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: