Na manhã desta quinta-feira (30) a cidade baixa em Itapebi foi surpreendida com o nível do Rio Jequitinhonha que subiu de forma repentina.
Imagem: Reprodução
A hidrelétrica de Itapebi empresa do grupo Neoenergia por volta das 10h emitiu boletim informando que a vazão de água nas comportas aumentaria para 3200m³/s. antes nas duas informações dos seus boletins a hidrelétrica em 29/12, havia informado ás 16h50m uma vazão de 2600m³/s, já as 20h30m na noite 29/12, foi informado um aumento para 3100m³/s. Já por volta das 10h05m a hidrelétrica avisou que o nível de vazão subiria para 3600m³/s. As Praças Esdro Souza “antiga praça da feira” e 14 de agosto “antiga praça do Avai” na parte baixa da cidade histórica ás margens do Rio Jequitinhonha, já começavam a receber um grande volume de água.
Foto: Arnaldo Alves – ItapebiAcontece
De acordo com as autoridades do município de Itapebi a hidrelétrica deveria ter avisado antes para que tivessem tempo de avisar a população bem como, disponibilizar veículos para logística e remoção de móveis das pessoas que vivem as margens do rio na Cidade Baixa.
Foto: Arnaldo Alves – ItapebiAcontece
O Prefeito Juarez Silva Oliveira esteve na cidade Baixa verificando os prejuízos causado a cidade e a população.
O secretário de transportes Josivaldo Muniz “Pombo”, o secretário de Esportes Vasco Sampaio, o secretário de Agricultura Luiz Eduardo e o responsável pela defesa Civil do município Leonardo Botelho, estiveram presentes numa “operação de Guerra” para a retirada de moveis e pessoas das casas inundadas pela inesperada vazão do rio Jequitinhonha, atingindo a histórica cidade baixa em Itapebi. Foi comum ver na parte alta da cidade móveis armazenados ao lado da igreja católica. O ItapebiAcontece destaca a solidariedade de outros moradores da cidade baixa que não foram atingidos, em ajudar aqueles que estavam a mercê da enchente, foi algo que chamou muito a atenção.
Foto: Arnaldo Alves – ItapebiAcontece
Em Itapebi (cidade Baixa), não há ainda o número exato dos desalojados e desabrigados, mas acredita-se que passa de 120 famílias. Os números exatos ainda estão sendo contabilizado pelo representante da Defesa Civil municipal, Leonardo Botelho que está atuando no socorro às famílias.
Foto: Arnaldo Alves – ItapebiAcontece
Por volta das 15h40m as aguas do Jequitinhonha pararam de subir e a tensão vivida pelos itapebienses da cidade baixa diminuiu também.
Foto: Arnaldo Alves – ItapebiAcontece
Como irão fazer os ribeirinhos do Jequitinhonha abaixo de Itapebi até a foz na linda e Histórica cidade de Belmonte que já está com muitas Ruas embaixo d’agua. Com a palavra a Usina Hidrelétrica (UHE) de Itapebi, localizada no rio Jequitinhonha,
Imagem: Reprodução
Por Arnaldo Alves – ItapebiAcontece