Integrando o WhatsApp com suas plataformas de vendas? Aqui está o que você precisa saber

Vendas CRM

As mensagens instantâneas são uma parte vital da nossa vida diária, e o WhatsApp está definitivamente na vanguarda disso. O WhatsApp tem  2 bilhões de usuários ativos mensais . É também o aplicativo de mensagens preferido de muitos países em todo o mundo, com 850 milhões de downloads em 2019 e mais de 80% de penetração no mercado em países como Alemanha, Malásia e Suíça.

Além das comunicações, o WhatsApp também é uma ferramenta vital para muitas empresas. Muitas lojas de varejo estão utilizando-o para se conectar melhor com seus clientes e auxiliar em suas atividades comerciais. Se você deseja estabelecer relacionamentos mais profundos com seus clientes de forma mais eficiente como proprietário de uma empresa, usar o WhatsApp para vendas é algo que você deve considerar.

Por que você deve usar o WhatsApp para vendas?

A princípio, usar o WhatsApp para vendas pode parecer uma proposta incomum para alguns. Mas na verdade faz muito sentido. Na verdade,  100 mil milhões de mensagens  ou mais são enviadas todos os dias. A integração do WhatsApp para vendas e atividades comerciais ajuda a construir uma conexão pessoal com os clientes. Quando os clientes procuram uma loja para obter informações, geralmente encontram um e-mail ou linha direta de atendimento ao cliente, que pode levar horas ou até dias para responder às suas perguntas. Mas com sistemas de mensagens instantâneas como o Whatsapp, eles podem se comunicar com a empresa da mesma forma que conversariam com um amigo.

Vamos nos colocar no lugar de seus clientes por um segundo. Imagine que você encontrou um par de sapatos muito bonito em uma loja online ou uma loja que gostaria muito de visitar. Naturalmente, você gostaria de perguntar mais sobre as ofertas. Sem mensagens instantâneas, você provavelmente precisará enviar um e-mail ou encontrar a página “fale conosco” e talvez esperar alguns dias.

Aí vem as mensagens do WhatsApp. Com isso, agora você pode enviar uma mensagem de texto para a loja de sua preferência instantaneamente e esperar uma resposta em horas ou até minutos. O que é ainda melhor é ter chatbots. Basta digitar o nome da loja ou do produto para obter uma resposta instantânea. E para os proprietários de empresas, você pode saber que alguém entrou em contato com você imediatamente, para que possa contatá-los com mais facilidade do que nunca.

Com esse toque humano, os clientes se sentirão menos defensivos e mais dispostos a se envolver, ao mesmo tempo que serão mais receptivos a você como empresa. Dado que as pessoas  passam em média três horas e meia  diariamente no celular, integrar o WhatsApp como canal de comunicação de vendas é uma ótima forma de vender.

No entanto, as empresas enfrentam frequentemente quatro problemas comuns ao integrar o WhatsApp e dimensionar a sua utilização.

Logins limitados por vez

Os membros da equipe de vendas muitas vezes podem ter apenas um conjunto de detalhes de login, o que significa que apenas uma pessoa pode fazer login por vez. Uma pessoa extra pode trabalhar tecnicamente na versão web do WhatsApp, mas isso ainda limita o número a duas.

Gestão manual de clientes

Os membros da equipe precisam entrar em contato com os clientes manualmente. Pode ser necessário que alguém marque manualmente os aniversários dos clientes e depois copie e cole mensagens para eles. Isto não é apenas muito complicado, mas também muito sujeito a erros. Imagine o choque para você e seus clientes se enviar uma mensagem para a pessoa errada ou na hora errada.  

Problemas de controle de qualidade

Gerentes e proprietários de empresas muitas vezes não conseguem monitorar as conversas para garantir a qualidade. Como as mensagens instantâneas fazem parte das ferramentas oficiais de comunicação de uma empresa, é crucial acertar noções básicas, como tom e ortografia. Mas percorrer inúmeras mensagens e garantir que todos usem o mesmo tom pode ser cansativo e complicado.

Retenção de listas de clientes

Como os contatos ficam, em sua maioria, salvos no celular do vendedor, as empresas podem ter dificuldade em reter clientes. Quando um vendedor sai, ele pode levar consigo todos os contatos.

Como impulsionar as vendas com o WhatsApp?

Apesar dos desafios, usar o WhatsApp para atividades de vendas pode ajudá-lo a comunicar seus planos de promoções e ofertas, listar opções de serviços e aumentar sua visibilidade. O nível de clareza da segmentação e da transmissão seletiva será um ótimo complemento para suas vendas e engajamento. Na verdade, as integrações de plataformas como WhatsApp Salesforce e WhatsApp Hubspot impactaram profundamente as pequenas empresas.

Para tornar viável o WhatsApp para vendas, as empresas precisam de uma plataforma completa para lidar com sua base de clientes e mensagens. O Kommo pode fazer exatamente isso ajudando as empresas a gerenciar fluxos de trabalho de conversação com regras de roteamento inteligentes. Com nossa plataforma, suas equipes de vendas enviam e gerenciam suas mensagens de todos os seus canais em um só lugar e automatizam seu marketing e vendas, para que você possa criar pontos de contato personalizados e aumentar a receita com mais facilidade. Também forneceremos informações importantes na forma de insights e análises para saber sempre o que seus clientes precisam.

Como isso funciona exatamente?

Vamos revisitar os quatro gargalos. As empresas não conseguem integrar totalmente o WhatsApp à sua plataforma de vendas devido a restrições de login, trabalhos manuais, garantia de qualidade e problemas de retenção de clientes. Kommo pode ajudá-lo a resolver todos esses problemas. Primeiro, você pode gerenciar mensagens ilimitadas de todas as suas lojas online e de varejo em uma plataforma centralizada. Em segundo lugar, você pode definir as estruturas de sua equipe para gerenciar o acesso de seus membros e supervisionar seu trabalho de maneira inequívoca e organizada. 

Mas o que destaca o Kommo são três funções: roteamento e atribuição, integração e colaboração interna. 

Roteamento e atribuição

O design da plataforma Kommo permite  definir regras de roteamento inteligentes . Não importa de onde vêm seus clientes, nossos chatbots podem levá-los à equipe de vendas responsável ou responder às suas dúvidas com base em suas palavras-chave. Por exemplo, os clientes que desejam perguntar sobre uma oferta na loja Mong Kok podem pressionar “1” ou “2” para a loja Tsimshatsui. Ou suponha que eles estejam perguntando sobre promoções ou retiradas de aniversário. Nesse caso, eles podem digitar essas palavras-chave e o chatbot pode atribuí-las ao membro certo da equipe de atendimento ao cliente.

Você também pode criar acesso de equipe à plataforma WhatsApp para cobrir essas funções ou atribuir conversas a membros específicos da equipe.

Integração com outras plataformas

Você pode integrar a função de vendas WhatsApp do Kommo com  uma variedade de plataformas existentes de CRM WhatsApp e comércio eletrônico . As informações de vários programas como HubSpot, Salesforce, Calendly e Google Sheets são totalmente compatíveis com nossa plataforma, para que você possa capturar todas as informações de que precisa do cliente.

Depois de adicionar um novo contato nessas plataformas, ele também será adicionado à sua lista do WhatsApp. Você pode então enviar mensagens de boas-vindas a esses clientes de diferentes plataformas, atribuí-los a níveis e começar a interagir com eles. Você também acessa informações e análises, como tempos de resposta e tendências de conversão, para que possa sempre ter uma visão clara de seu desempenho e encontrar maneiras de melhorar seus serviços.

Colaboração interna

Uma plataforma de vendas não será eficaz sem  apoiar a colaboração . Kommo ajuda você a adicionar notas internas nas conversas do WhatsApp para avisar outros membros da equipe que gerenciam essas contas. Esse recurso permite que vários membros da equipe trabalhando nas mesmas contas tenham a clareza necessária e respondam com as mesmas ideias e tom.

Kommo também pode ajudá-lo na administração da equipe. A equipe pode indicar sua disponibilidade na plataforma e, caso um membro da equipe não esteja disponível, a plataforma pode redirecionar automaticamente a conta para outros membros. Ou, se hoje for o aniversário de um cliente, você pode enviar uma mensagem a todos os membros da equipe para que eles saibam quando estiverem fazendo o acompanhamento.

Combinado com a integração com outras plataformas, você pode criar um WhatsApp perfeito para uma experiência de vendas que nenhuma outra empresa pode produzir.

Conclusão

Se o WhatsApp para vendas é algo para você, baixe o  aplicativo WhatsApp para empresas  e crie uma conta. Quando estiver pronto, fale hoje mesmo com nossos representantes e integre seu WhatsApp ao Kommo, o WhatsApp Business Solution Provider (BSP) oficial atribuído pela Meta.

Social CRM – Nunca perca esta estratégia

Social CRM é uma forma abreviada de Social Customer Relationship Management , que significa a integração de mídias sociais e plataformas de mensagens instantâneas, como Facebook Messenger, WhatsApp e WeChat. Como os clientes podem interagir com as empresas da maneira que quiserem, você abre a porta para que eles iniciem conversas com você, aumentando assim a base de clientes.

Comparado com o marketing por e-mail tradicional, o Social CRM tem um desempenho superior em termos de taxa de engajamento – as mídias sociais e as mensagens instantâneas ganham 6x mais taxas de abertura e 8x mais taxas de cliques. Sem falar que os clientes estão mais dispostos a responder às mensagens direcionadas aos seus telefones.

Exemplos de marketing de CRM bem-sucedido

1. Suporte automatizado ao cliente – Olá Chatbot

É um chatbot criado pelo Hipmunk, um site de viagens para pesquisar ofertas de voos, hotéis e muito mais.

Com o objetivo de reduzir os tempos de resposta, o Hello Chatbot é capaz de responder FAQs gerais 24 horas por dia, 7 dias por semana, evitando a perda de clientes devido a atrasos no atendimento. Além disso, o bot pode ser integrado a diversos aplicativos como Facebook e Skype, tornando-o mais conveniente para os clientes.

2. Engajamento contínuo – Sephora

Manter um envolvimento contínuo com seus clientes pode ser um pouco cansativo. Ainda assim, é crucial para a satisfação do cliente.

A Sephora, portanto, introduziu um CRM de marketing para lidar com essa tarefa difícil. O software não só pode enviar automaticamente um e-mail de agradecimento e um convite para avaliação, mas também pode fazer vendas cruzadas ou até mesmo upsell dos produtos por meio de conteúdo personalizado. O programa é um enorme sucesso, pois a Sephora conquistou  mais 17 milhões de membros fiéis , e os membros respondem por quase 80% de suas vendas anuais.

Como o Kommo pode ajudá-lo no marketing de CRM?

Como uma plataforma integrada de comunicação omnicanal com o cliente, o Kommo é capaz de mesclar perfis sociais como Facebook, WeChat e WhatsApp em uma plataforma para que as equipes possam melhor apoiar e envolver os clientes. Além disso, CRM também oferece uma ampla gama de funções:

  • Login múltiplo para garantir que a equipe possa trabalhar ativa e simultaneamente em conjunto, fornecendo atendimento e suporte instantâneo ao cliente
  • Segmente, filtre e rotule clientes por robôs
  • Entregue mensagens personalizadas aos grupos-alvo para mantê-los informados
  • Capaz de se conectar com plataformas de comércio eletrônico e outros softwares