Há 3 anos que a deputada Maria del Carmen (PT) recomendou ao ex-governador Rui Costa e ao ex-secretário de Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues agora governador da Bahia, a construção de uma unidade escolar de 2º grau, de ensino integral, no distrito de Barrolândia, localizado na cidade de Belmonte.
A obra estimada no valor de 20.286.151,31, começa neste mês de agosto com previsão de 12 meses para concluir.
De acordo com a parlamentar era de extrema necessidade uma estrutura adequada da rede estadual de educação na localidade, que tem cerca de 10 mil habitantes e uma distância de 60 km da sede do município, onde funcionam algumas escolas.
“A educação é um elemento fundamental para o desenvolvimento de um povo, atuando como importante instrumento de democratização e enfrentamento dos desafios e superação das dificuldades”, afirmou.
De acordo com estimativa informada pela parlamentar, cerca de 200 alunos irão concluir o ensino fundamental II para ingressarem no nível médio, no entanto, não haverá espaço físico para recebê-los no próximo ano na localidade de Barrolândia. “Vale ressaltar que a despesa com transporte escolar para esta quantidade de alunos até a sede do município, seria muito custosa. Bem assim, a nova unidade escolar poderá, também, receber o fluxo de alunos do nível médio das localidades de Ponto Central, povoado de Santa Cruz de Cabrália, localizado cerca de 20km de Barrolândia. Por encontrarem-se tão próximos, seria uma vantagem os alunos de Ponto Central estudarem em um complexo educacional com uma grande estrutura de ensino e com oferta de educação integral”, disse.
Conforme ressaltou Maria del Carmen, o atendimento da presente indicação feita por ela vai promover melhorias na qualidade de ensino e proteção de direitos básicos da população do município de Belmonte.