Seja nas residências ou em um estabelecimento comercial, a iluminação é um fator extremamente importante, dependendo de sua instalação e uso, ela pode impactar positiva ou negativamente no bem-estar, no humor, na qualidade do sono, na disposição para as atividades do dia-a-dia e uma série de outros fatores que nos afetam diariamente.
Um grande exemplo disso, é o dado curioso sobre localidades onde a baixa incidência do sol é capaz de causar estados depressivos sazonais, ou de forma contrária, como se expor a iluminação natural estimula a produção de vitamina D nas pessoas.
Tanto a iluminação natural quanto a artificial, são condições indispensáveis relacionadas às mais diversas atividades cotidianas, à produtividade em momentos onde não se pode contar com a luz do sol, nas ruas, estabelecimentos, fábricas, nas praças, residências, instituições, etc. quaisquer projetos de iluminação requerem planejamento para que ela seja aproveitada da melhor forma possível.
Neste texto, trataremos sobre as vantagens de uma boa iluminação, seja ela residencial ou comercial, e de que forma é possível aproveitá-la para que proporcione bons resultados.
O que define uma boa iluminação
Muitas pessoas não se dão conta da importância ou do que significa ter um ambiente bem iluminado.
É a iluminação uma das grandes responsáveis pelas sensações que os mais diferentes ambientes podem passar, e aliada ao projeto de arquitetura e decoração, faz uma enorme diferença, que muitas vezes não são perceptíveis, mas aguçam nossos sentidos.
O que define uma boa iluminação é a sua capacidade de proporcionar bem-estar e qualidade de vida àqueles que frequentam os espaços onde elas são usadas. Desta forma, existem alguns tipos básicos de iluminação para serem consideradas:
- Direta – a iluminação direta é direcionada a determinada região, e geralmente é destinada a áreas de trabalho, mesas de escritório, sobre as pias da cozinha ou banheiro, áreas de leitura, etc.;
- Indireta – A iluminação indireta é aquela que consegue alcançar, com um único foco de luz, uma região maior (cômodos inteiros, por exemplo) e conta com uma luz uniforme, mesmo que a lâmpada não esteja direcionada a um lugar específico;
- Difusa – A iluminação difusa é aquela que recebe um tipo de filtro (feito comumente em acrílico ou vidro) que permite a retenção de cerca de 20% da luz, proporcionando maior conforto ao olhos e não criando tantas sombras;
- Natural – a iluminação natural é aquela que provém do sol, que não requer gasto energético.
Cada ambiente vai exigir e se adequar melhor a estes tipos de iluminação, que pode ser utilizada conforme suas necessidades, sejam elas domésticas ou profissionais.
Iluminação também é sinônimo de bem-estar
A iluminação está diretamente relacionada ao nosso bem estar, e utilizá-la da forma adequada pode contribuir de forma decisiva para uma vida com maior qualidade. É importante aproveitar a iluminação natural, com janelas posicionadas estrategicamente, principalmente porque ela pode ser de grande ajuda na economia de energia.
Ela tem o poder de nos provocar e transmitir as mais variadas sensações. Não é por acaso, por exemplo que lâmpadas de tons amarelados são as mais recomendadas para ambientes de descanso, pois agridem menos os olhos e não influenciam negativamente no sono, ou locais de trabalho exigem que uma iluminação com luz branca, pois estimulam e ajudam na produtividade e desempenho em um ambiente de trabalho.
O poder da iluminação em diferentes ambientes
Vamos explorar um pouco mais o poder que a iluminação tem e como saber aproveitá-lo para que cada ambiente e decorar sua casa e escritório, sejam explorados positivamente e da melhor maneira.
A iluminação ideal é sempre aquela que oferece exatamente o que você precisa, e geralmente está associada a tornar o ambiente mais aconchegante, mais confortável, agradável e funcional.
Destaque um lugar
A utilização de luzes diretas é uma solução bastante eficaz para dar destaque a lugares específicos. Se for no ambiente doméstico, elas são muito úteis quando direcionadas, por meios como luminárias, abajures, etc., em mesas de trabalho e estudo.
Em lojas e outros estabelecimentos comerciais as luzes direcionadas são fundamentais para dar destaque a objetos, móveis, itens expostos em vitrines e ajudam a chamar atenção para pontos estratégicos.
Transmita conforto
Um ambiente iluminado de maneira adequada proporciona conforto visual para quem utiliza. Luzes muito fortes, ou muito fracas (tornando o ambiente escuro) podem prejudicar de forma significativa sua experiência com o ambiente.
Nos quartos e salas, por exemplo, é recomendável o uso de luzes quentes, que tem tonalidade amarelada, e que proporcionam sensação de descanso para os olhos, além de não prejudicar a produção de melatonina (hormônio que estimula o sono) e relaxamento. Ambientes como cozinha, banheiro, escritório, podem desfrutar de luz branca.
Se você é dono de um estabelecimento, seja ele qual for, vale a pena investir em uma boa iluminação, que permita a seus clientes sentirem que estão em um lugar aconchegante e acolhedor, e que os motive a permanecer. Para isso você pode aproveitar os vários tipos de iluminação, tonalidades, formas de disposição e os mais variados modelos de lâmpadas e luminárias disponíveis no mercado.
Provocando sensações
As sensações causadas pela iluminação podem ser boas ou desconfortáveis e ruins, mas essa experiência pode ser agradável se você souber usá-la a seu favor.
Desta forma você consegue ter um ambiente valorizado, que transmita sensações de aconchego, conforto, seriedade, profissionalismo, diversão e confiança, dependendo do seu gosto e do que você precisa.
Esperamos que este texto tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre a importância da iluminação em nossas vidas!