Governo do Estado anuncia a construção de 206 habitações em aldeias indígenas de Belmonte, Itapebi e outras cidades

O sonho da casa própria e, desta vez, com incremento de mais um quarto e varanda, vai se tornar realidade para 206 famílias de seis etnias indígenas dos municípios de Alcobaça, Angical, Belmonte, Itapebi, Una e Utinga. A ação foi anunciada pelo Governo do Estado, nesta quinta-feira (07/11), durante o último dia de atividades do VI Acampamento Terra Livre, que acontece na área verde da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. O evento contou com a participação de representantes dos diversos órgãos do Governo do Estado e de etnias indígenas de toda a Bahia. 

Serão construídas 206 Unidades Habitacionais Rurais em comunidades Indígenas, via Programa Minha Casa Minha Vida Rural (PMCMVR), a partir de parceria firmada entre o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Caixa Econômica Federal (CEF).

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, ressaltou que, a pedido do governador da Bahia, a equipe técnica projetou uma nova casa, incluindo mais um quarto e uma varanda, ao projeto. “O projeto da casa foi revisitada e a nova habitação foi ampliada, saindo de 43 para 64 metros quadrados, com tecnologia de captação e armazenamento de água de chuva, entre outros diferenciais. É o Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, entregando habitação de qualidade para essas famílias indígenas, ação que se soma a outros investimentos que o governo estadual vem fazendo para os povos originários”. 

Jumara Payaya, de Utinga, presente ao VI Acampamento Terra Livre, declarou o quanto esse anúncio trouxe alegria ao povo Payaya. “Vai ser muito importante para a nossa comunidade. Lá, muitas famílias vivem em casas de taipa e necessitam dessas casas, que virão com um mínimo de dignidade, três quartos e uma varanda. Isso vai mudar a nossa realidade. O povo Payaya reconhece a importância do Governo do Estado nessa entrega, que vai ser grandiosa”. 

O cacique Rony Tupinambá, da Aldeia Encanto da Patioba, de Itapebi, comemorou os muitos anúncios de entregas feitas pelo Governo do Estado, durante o acampamento, principalmente da entrega das casas, que virão diferenciadas. “Mais um benefício importante para o nosso povo, que vai mudar a nossa moradia, que vai mudar a vida e a história da nossa comunidade”.

O cacique Aldenir Francisco, da aldeia Atikum Benfica, do município de Angical, no Oeste Baiano. “Essas casas são de extrema importância para nós, porque, onde a gente vive, nem todos têm casa digna para morar. Para mim, como cacique do meu povo, é um motivo de grande alegria”.

Centros de Cultura
Durante o evento, foi anunciado o Termo de Cooperação firmado entre a CAR e a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) para construção de oito centros de artesanato e aquisição de equipamentos para atendimento de Aldeias Indígenas da Bahia.

Sobre as habitações
As unidades habitacionais passarão a possuir três quartos, sala-cozinha, banheiro e varanda e terá metragem total de 63,71m², área útil de 56,54 m². Além disso, possui solução de água através de Cisterna de Captação de Água de Chuva e Energia Elétrica.

Paralelo a essas construções, realiza-se um Projeto de Trabalho Técnico Social, com o objetivo de buscar melhoria para a organização da população beneficiada, bem como contribuir no processo de geração de renda, realizar palestras educativas referente à saúde, reutilização de dejetos, organização comunitária, associativismo, cooperativismo, dentre outros, de acordo com a realidade de cada espaço.

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 25 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA