O distrito de Barrolândia em Belmonte viveu, nesta segunda-feira (7/09), uma celebração especial do Dia da Independência do Brasil. Pela primeira vez na terceira gestão do Prefeito Iêdo Elias, a solenidade oficial do 7 de Setembro foi realizada no distrito de Barrolândia, um dos mais populosos e representativos do município. O evento reuniu autoridades, escolas, instituições civis e religiosas, além de centenas de moradores, que acompanharam um desfile cívico marcado por emoção, patriotismo e forte presença popular.
Avanços no distrito e no município
A escolha de Barrolândia como palco da comemoração foi uma forma de valorizar a comunidade e reconhecer os avanços conquistados nos últimos anos. A administração do prefeito Iêdo Elias tem investido em melhorias significativas na região, como pavimentação de ruas, fortalecimento dos serviços de saúde e educação, iluminação pública e ações de infraestrutura que vêm transformando a qualidade de vida dos moradores.

O prefeito Iêdo Elias, mesmo não estando presente na cerimônia, destacou que a realização do desfile em Barrolândia simboliza a descentralização das ações da gestão municipal e a aproximação do poder público com a população. “O 7 de Setembro é um marco da nossa história, e trazer essa comemoração para Barrolândia é também reafirmar a independência e a dignidade do nosso povo, que tem contribuído diretamente para o desenvolvimento de Belmonte”, afirmou.
Ato Cívico

A solenidade marcou oficialmente a abertura da programação da Independência do Brasil no distrito e contou com a participação de secretários, vereadores, servidores públicos e da comunidade.

A Filarmônica Lyra Popular executou o Hinao Nacional enquanto as bandeiras eram hasteadas pela Vice-Prefeita Alice(Bandeira do Brasil), pelo Presidente da Câmara Luluca da Ambulância(Bandeira de Belmonte ), e pelo Secretário de Educação Igor Mega Suzart(Bandeira da Bahia).

Durante seu discurso no desfile cívico de 7 de Setembro, a vice-prefeita Alice Britto destacou a importância da celebração da Independência do Brasil e justificou a ausência do prefeito Iêdo Elias no evento, em razão de problemas de saúde.

Ao falar sobre a simbologia da data, Alice ressaltou a importância da comunidade participar das atividades cívicas e destacou a homenagem à professora Maria D’Ajuda, cuja trajetória foi marcada pela contribuição à educação do município. “É muito importante estarmos aqui, em frente à Escola Maria D’Ajuda, uma excelente professora e diretora que fez a diferença na vida de muitas pessoas. É perceptível os avanços que o município tem tido na nossa gestão, em termos de saúde, educação e assistência social. É esse legado de amor e cuidado que queremos deixar”, declarou. Ao finalizar, Alice Britto reafirmou o compromisso da administração municipal em buscar melhorias para a população e destacou a união com o prefeito Iêdo Elias. “A minha intenção e a do prefeito Iêdo é trazer para o nosso povo o que há de melhor. E continuamos aqui, firmes e fortes”, concluiu.

Durante as comemorações do 7 de Setembro, o secretário municipal de Educação, Igor Suzart, destacou o trabalho conjunto entre o poder público, as secretarias municipais, vereadores e a comunidade para a realização do desfile cívico no distrito de Barrolândia.
Em seu discurso, o secretário ressaltou a importância da iniciativa para o resgate das tradições culturais e agradeceu o envolvimento da população na realização do evento. “Este desfile está sendo realizado por várias mãos, e agradeço muito a todos vocês, principalmente à comunidade de Barrolândia. Hoje, juntamente com o apoio do nosso prefeito, resgatamos uma tradição em Barrolândia com esse desfile maravilhoso em celebração ao 7 de Setembro. Agradeço também aos vereadores, parceiros da Educação, e às demais secretarias de governo por todo o apoio”, destacou Igor Suzart.
Escolas, instituições e comunidade

Mais de 15 blocos das escolas municipal desfilaram pelas ruas de Barrolândia, apresentando projetos pedagógicos, trabalhos culturais e temas ligados à cidadania e à preservação da história do Brasil.

Banda marcial BAMTIB deu ritmo ao cortejo e emocionaram o público com apresentações musicais que mesclaram clássicos cívicos com arranjos modernos.

Além das escolas, participaram também os Desbravadores, reforçando o caráter integrador do evento. Crianças, adolescentes e jovens da rede municipal foram protagonistas, carregando faixas, bandeiras e mensagens de patriotismo e valorização da educação.
Celebração de todos
O desfile, além de homenagear a pátria, reforçou a união da comunidade e reafirmou o compromisso da atual administração com o crescimento de Belmonte, em especial distritos que, como o Barrolândia, são fundamentais para o futuro do município.
Veja galeria de fotos abaixo:































































































