Mundo

Forte terremoto atinge Mar Egeu, Turquia e Grécia

Locals and officials search for survivors at a collapsed building after a strong earthquake struck the Aegean Sea on Friday and was felt in both Greece and Turkey, where some buildings collapsed in the coastal province of Izmir, Turkey, October 30, 2020. REUTERS/Tuncay Dersinlioglu

Em Izmir, na Turquia, 20 prédios desabaram

Um forte terremoto atingiu hoje (30) o Mar Egeu e foi sentido tanto na Grécia quanto na Turquia, onde prédios desabaram na província costeira de Izmir. Um ministro do governo disse que várias vítimas ficaram presas em escombros.

Pessoas lotaram as ruas da cidade de Izmir depois que o terremoto atingiu até 7 graus na escala Richter. O tremor pôde ser sentido em Istambul e nas ilhas gregas, onde as autoridades disseram que muita gente estava em pânico, embora não houvesse relato imediato de feridos.

Houve vários danos à propriedade, com o ministro do Interior turco, Suleyman Soylu, afirmando que seis prédios desabaram em dois distritos da cidade costeira de Izmir.

O ministro da Urbanização, Murat Kurum, calculou cinco prédios desabados na área e acrescentou que algumas pessoas ficaram presas sob os escombros. O prefeito de Izmir, Tunc Soyer, disse que quase 20 prédios desabaram na província.

Moradores e oficiais procuram sobreviventes em um prédio desabado em Izmir, na Turquia  (REUTERS/Tuncay Dersinlioglu/direitos reservados)

Em um tuíte, Soylu afirmou que não há casos de vítimas em seis outras províncias onde o terremoto foi sentido, mas acrescentou que há rachaduras em alguns prédios.

Tremor foi assustador

Moradores da ilha grega de Samos, que tem uma população de  de 45 mil habitantes, foram aconselhados a ficar longe das áreas costeiras, disse Eftyhmios Lekkas, chefe da organização grega para planejamento anti-sísmico, à TV grega Skai.

“Foi um terremoto muito grande, é difícil ter um maior”, disse Lekkas.

Avisos de ondas altas estavam em vigor em Samos. “Nunca experimentamos nada parecido”, disse George Dionysiou, o vice-prefeito local. “As pessoas estão em pânico.”

Fonte: Agência Brasil

Related posts
Mundo

ONU prevê que 235 milhões precisem de assistência humanitária em 2021

Estimativa está em novo relatório anual do Ocha Cerca de 235 milhões de pessoas vão precisar…
Read more
Mundo

Boris Johnson tem elevado apoio à independência da Escócia, diz estudo

Pela primeira vez, pouco mais da metade dos escoceses apoiam o processo de independência do Reino…
Read more
Mundo

Covid-19: Reino Unido começa a vacinar população na próxima semana

Agência reguladora concedeu licença à vacina Pfizer/BionTech A Agência Reguladora de Saúde e…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Sign up for Davenport’s Daily Digest and get the best of Davenport, tailored for you.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *