BK2

Festival vai escolher a melhor moqueca da Bahia com votação pela internet

Ensopado de frutos do mar com peixe branco, camarão, leite de coco, óleo de dendê, suco de limão, vários vegetais e outros temperos: essa é a base da famosa moqueca baiana. Ela foi escolhida o 19° prato de frutos do mar mais saboroso do mundo, segundo pesquisa feita pelo guia gastronômico internacional TasteAtlas, que avaliou 100 receitas.

Agora, a secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e a Abrasel-BA (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seção Bahia) querem saber qual é a melhor moqueca entre as iguarias feitas com dendê oferecidas pelos restaurantes baianos. É o 1° Festival de Moqueca Baiana, promoção conjunta com alcance em toda a Bahia.

A votação será feita pela internet e a final vai reunir os 10 melhores pratos em uma festa gastronômica para a escolha do vencedor. A data e local do lançamento oficial estão sendo definidos.

“O reconhecimento internacional da culinária baiana nos motivou a pensar na realização desse festival inédito. Será uma grande festa inspirada no dendê, com música e outras manifestações culturais, que irão movimentar a cadeia do turismo”, adiantou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

“Essa é a melhor parceria que pode existir, porque é em cima de fato concreto, de legitimação. Em um prato de moqueca não estão apenas os ingredientes que são usados na receita. Existem também os componentes humano e cultural. Tudo isso é de uma riqueza turística enorme”, completou o presidente da Abrasel-BA, Luiz Henrique do Amaral.

Sair da versão mobile