Festa da Puxada do Mastro de São Sebastião marca o calendário e a permanência do Boi Duro a Cultura Belmontense

Das mais diversas fontes históricas, as festas são, sem dúvidas, atrativos ideais para a demarcação da memória, cultura e tradição de um povo. No sul da Bahia, mais especificamente em Belmonte é realizada há mais de um século uma festa capaz de atrair centenas de turistas, nativos e devotos, num singular ritual de Puxada de Mastro.

Com missa na Igreja e levantamento do Mastro de São Sebastião na praça que leva o nome do santo, centenas de pessoas se reuniram para uma das celebrações mais tradicionais da cidade.

Ao redor da praça um estrutura foi montada pela prefeitura através da Secretaria de Turismo e Cultura para garantir a segurança durante as apresentações dos boi duros. No local era possível encontrar barracas com comidas típicas e brinquedo inflável. Acompanhada dos familiares e responsáveis a criançada marcou presença e se empolgavam durante as apresentações.

O primeiro a chegar no circuito foi o Boi Garantido trazendo o Mastro de São Sebastião. A benção do mastro com a bandeira do Santo foi conduzida pelo Padre Fernando. O ponto alto da festa foi as apresentações dos grupos de Boi duro

No final da missa o Padre Fernando agradeceu ao Prefeito Bebeto Gama pela doação da nova imagem de São Sebastião e anunciou o fechamento da Igreja por um ano para reforma da mesma que vai completa 100 anos em janeiro de 2025.

VEJA ABAIXO AS APRESENTAÇÕES:

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 25 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA