Mundo

EUA restringe visto a membros do Partido Comunista chinês a apenas um mês

Antes da regra, qualquer cidadão chinês poderia ter o visto válido por até 10 anos

As novas regras do visto norte-americano, em vigor desde quarta-feira (2), limitam a permanência de membros do Partido Comunista da China e seus familiares nos EUA por apenas um mês.

Antes, qualquer cidadão chinês – membro partidário ou não – poderia obter visto de visitante para os EUA com validade de até 10 anos. A lei deve acelerar a tensão entre as duas potências mundiais, apontou o “The New York Times”.

Além da restrição de tempo, os membros do partido só poderão entrar uma única vez no país. Na regra anterior, as autoridades aceitavam diversas entradas a qualquer tempo.

A política atinge a elite empresarial e governamental da China, já que as autoridades norte-americanas poderão determinar o status dos membros com base no pedido de visto e entrevista posterior.

As medidas não afetam a elegibilidade de membros do partido para outros tipos de vistos, como imigração ou emprego. Estima-se que as mudanças afetem as viagens de cerca de 270 milhões de pessoas, conforme estimativas de Washington.

Segundo um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, a mudança parte de uma “ação política”. “Aplicamos a lei para proteger nossa nação da influência maligna do Partido Comunista da China”, disse.

Em resposta, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, condenou a medida. “Esperamos que os EUA adotem uma visão racional e desistam de seu ódio e mentalidade anormal em relação ao Partido Comunista”.

Riscos

Por atingir a elite dominante da China, é possível que a resposta de Beijing à sanção seja mais um desafio ao novo presidente Joe Biden, eleito no início de novembro.

O democrata herda uma relação China-EUA deteriorada após o mandato de Donald Trump – o pior estado desde a normalização de relações, em 1979.

Apesar de prometer um enfoque diplomático diferente de Trump, Biden já afirmou que manterá tarifas e restrições às tecnologias chinesas.

“Primeiro consultarei os aliados para só então elaborar uma resposta mais abrangente às táticas comerciais chinesas”, disse ele em entrevista na terça (1).

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
MundoViagens

Descobrindo o Melhor do Egito: Uma Jornada Inesquecível

O Egito, com sua tapeçaria rica e colorida de história, cultura e paisagens deslumbrantes, oferece…
Read more
Mundo

O papel da análise de risco financeiro nas transações de compra e venda

A análise de risco financeiro desempenha um papel decisivo nas transações de compra e venda…
Read more
Mundo

Teste IPTV Grátis: Descubra Canais e Qualidade

Você já ouviu falar em TesteIPTV Grátis? Se você está em busca de uma maneira prática e…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: