EUA: aprovação do painel da FDA para a aprovação do uso de emergência para a vacina Pfizer

vacina-covid
vacina-covid

Espera-se que a agência autorize a vacina dentro de alguns dias, priorizando profissionais de saúde e residentes de asilos para receber as primeiras vacinas.

Com a corrida global pela vacina contra o coronavírus progredindo significativamente, um painel de especialistas assessorando a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA recomendou na quinta-feira a aprovação de emergência para a vacina Pfizer-BioNTech COVID-19.

O painel consultivo de vacinas da FDA, composto por especialistas científicos independentes, médicos infecciosos e estatísticos, votou 17 a 4, com um membro, a favor da autorização de emergência para pessoas com 16 anos ou mais, relatou o The New York Times.

Espera-se que a agência autorize a vacina dentro de alguns dias, priorizando profissionais de saúde e residentes de asilos para receber as primeiras injeções da vacina no início do próximo ano.

O New York Times relatou que, com esta bênção formal, a nação pode finalmente começar a desacelerar a disseminação do vírus assim que as infecções e mortes aumentarem, atingindo um recorde de mais de 3.000 mortes diárias na quarta-feira.

Espera-se que a FDA conceda uma autorização de uso de emergência no sábado, de acordo com o planejamento da agência, embora tenha alertado que exigências legais ou burocráticas de última hora podem levar o anúncio para domingo ou mais tarde.