Sul da Bahia

Estoque de sangue chega a níveis críticos no Hemoba

A pandemia ainda continua fazendo vítimas. Para quem depende da doação de sangue seja para o atendimento a acidentes e cirurgias, ou para tratamento e manutenção de pacientes com doenças crônicas, o baixo estoque de sangue, ou melhor a situação crítica em que se encontram os hemocentros, acende um alerta.

Na Costa do Descobrimento, o Hemocentro Regional de Eunápolis (Hemoba) atende 8 municípios, e segue na mesma situação de muitos outros centros de hematologia. Segundo a enfermeira do Banco de Sangue Regional de Eunápolis, Patricia Maria de Araújo, o número de doadores diminuiu ainda mais nesse ‘pós’ pandemia.

“O estoque já era crítico, mas no último mês o número de doações despencou. O ideal para mantermos os atendimentos seria realizar 600 coletas mensais, pois atendemos a região toda,  o hospital da Costa de Cacau e, quando necessário ainda enviamos o material para Salvador. Lembrando que só para os tratamentos – sem contar as cirurgias eletivas – são atendidas entre 300 e 400 pessoas”, explica.

Doação

Para doar é preciso estar em boas condições de saúde, estar alimentado e comparecer ao HemoBA com documento oficial com foto, onde é feita uma entrevista. Além disso é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos deve ser acompanhado pelos pais), pesar mais de  50 kilos e, caso possua tatuagem aguardar 12 meses para realizar a doação.

Patricia ainda ressalta que, desde o início da pandemia, apenas o hemocentro tem participado da coleta, mas que a coordenação do HemoBa, está articulando para voltar com a campanha em Porto Seguro, no Lacen.

O Hemocentro Regional Eunápolis fica na Avenida Brilhante, s/n – Pequi. Para doar é preciso apresentar um documento original com foto, como RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Sul da Bahia

População de Guaratinga se revolta com descaso na ponte e cobra soluções do Governo do Estado e Prefeitura

Share on Facebook Share …
Read more
Sul da Bahia

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, cumpre agenda de compromissos, entre os dias 20 e 23 de fevereiro

Share on Facebook Share …
Read more
Sul da Bahia

Kenoel Viana, o ex-prefeito de Guaratinga, tem planos de se juntar ao partido PMN nos próximos dias

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: