Mundo

eSports atraem apostadores on-line

Com equipes treinadas, torneios oficiais e público assíduo, o Esporte Eletrônico ou eSports tem se tornado um dos principais mercados em ascensão nos últimos anos, atraindo apostadores ao redor do mundo. A estimativa da PwC é que a modalidade encerre este ano com uma receita de US$ 227 bilhões e, em quatro anos, o valor aumente quase 38%, atingindo a cifra de US$ 312 bilhões em 2027.

A nomenclatura eSports é usada para reconhecer a modalidade competitiva de jogos virtuais em que jogadores, amadores ou profissionais, competem em eventos de games variados, em tempo real, que vão desde esportes on-line até jogos de estratégia. 

As disputas podem ser individuais ou em equipe, e as principais competições costumam contar com transmissão ao vivo. Para quem quer ingressar nesse universo e apostar 1 real que seja, é preciso estar atento às regras e ao modo de funcionamento para não perder dinheiro.

Para conhecer o potencial do mercado de eSports no Brasil foi realizado um estudo conjunto entre Sioux Group, Go Gamers, Blend New Research e ESPM. Os dados mostraram que 74,5% dos brasileiros jogam algum game, o equivalente a três em cada quatro pessoas, e comprovaram a popularidade da modalidade entre o público nacional.

Mais do que popular, o eSports tornou-se um mercado em expansão no país. Alguns fatos ocorridos nos últimos anos ajudam a explicar o cenário, como o investimento no mercado de games nacionais, a maior facilidade de acesso à internet e a realização de torneios internacionais no país. 

Segundo a Newzoo, companhia especializada em dados de jogos eletrônicos de nível global, o Brasil ocupa a quinta posição na lista dos maiores mercados de games do mundo.

A facilidade de acesso aos jogos e a realização das transmissões a qualquer momento e lugar, por meio de dispositivos diversos, também são apontadas como razões para o crescimento do eSports no mundo. Além disso, há uma identificação do público com os competidores profissionais que se destacam em jogos conhecidos pelos jogadores amadores.

Evolução dos eSports: da origem aos dias atuais

Apesar de terem ganhado prestígio recentemente, as competições de jogos eletrônicos têm origem nas Olimpíadas Intergalácticas de Spacewar, realizadas em outubro de 1972, na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. A chegada dos fliperamas, na década de 1980, contribuiu para a popularização e o aumento da competitividade.

Na década seguinte, a internet impulsionou o cenário com games como Counter-Strike e Warcraft. Os anos 2000 trouxeram o reconhecimento global para esses jogos a partir da criação de organizações internacionais. 

No cenário atual, é possível observar a preservação do caráter clássico e atemporal desses games com as apostas no jogo da bombinha, por exemplo, também conhecido como Mines. Com o passar do tempo, o game ganhou nova roupagem nas plataformas de apostas e faz parte da febre recente dos cassinos on-line.

De acordo com o estudo sobre o mercado de apostas on-line 2023, realizado pelo site Aposta Hub, mais de 80% dos apostadores estão interessados nos jogos de cassino on-line e apenas 16% em apostas esportivas.

Estrutura dos jogos pode variar, mas têm características comuns 

Os eventos de eSports apresentam uma estrutura em comum, mas com elementos que variam de acordo com o jogo ou a competição. Algumas características básicas incluem a presença dos jogadores, que podem competir individualmente ou como parte de um time profissional, das organizações, responsáveis pelo gerenciamento e a representação das equipes, e das ligas das modalidades, encarregadas de organizar, promover e criar normas para os torneios de jogos eletrônicos.

A partir dessa base, os eventos podem ter formatos diferentes, como disputas em grupo, liga ou eliminatórias simples. Cada partida costuma ser transmitida online e ao vivo, com a entrega de prêmios em dinheiro aos vencedores.

Segundo a Confederação Brasileira de Games e Esports (CBGE), embora o universo seja amplo, as principais categorias desses torneios incluem jogos de esportes, como o FIFA, de battle royale, como o Fortnite, e de luta.

Além disso, compõem o quadro de destaque jogos de First Person Shooters (FPS) –  ou Atiradores em Primeira Pessoa -, como o Counter-Strike, e de estratégia, com nome oficial de Multiplayer Online Battle Arena (MOBA) – ou Arena de Batalha, a exemplo do League of Legends.  

O que é preciso para apostar?

Começar a apostar pode ser simples, ainda mais para usuários que já tenham conhecimento básico em games. Para isso, é necessário escolher uma casa de apostas e prosseguir com o processo, semelhante ao das apostas esportivas. A orientação é escolher um portal confiável e bem avaliado para inscrever-se.

Em seguida, é preciso recarregar a conta, fazendo um depósito com o método de pagamento desejado. Depois, a dica é conferir se há bônus de boas-vindas ou a possibilidade de apostar gratuitamente, já que muitas casas oferecem essas vantagens, que devem ser reivindicadas após o primeiro depósito.

Feito isso, o usuário deve selecionar um evento que esteja interessado, escolher o mercado de apostas de seu agrado e conferir a aba das “probabilidades”. Por fim, é  hora de dar início à atividade, acessando o boletim de apostas e inserindo os detalhes dos palpites para o jogo desejado.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
Mundo

Quais são os planos oferecidos pela TV Express?

A TV Express oferece uma variedade de planos para atender às necessidades de entretenimento de cada…
Read more
Mundo

Bet vera: Apostas Esportivas Online no Brasil

Se você está em busca de uma experiência emocionante de jogos de azar e apostas…
Read more
Mundo

Melhores smartphones custo-benefício 2024

Comprar um smartphone que atenda às necessidades do dia a dia e que também ofereça um bom…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: