Em homenagem à celebração do bicentenário (200 anos) da Bahia, a Prefeitura de Belmonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação, junto com a escola estadual Polivalente realizou na manhã desta sexta-feira (07) a cerimônia oficial de hasteamento simbólico das bandeiras Nacional, Estadual e Municipal, em frente à sede da prefeitura.
O ato cívico do Hasteamento das Bandeiras reuniu escolas municipais e estadual, as bandeiras foram hasteada (Pavilhão Nacional) o Presidente da Câmara de Vereadores Luluca da Ambulância; a aluna Clarice dos Santos Correia (Pavilhão Estadual), o Secretário Glauber Façanha (Pavilhão Municipal, e a Fanfarra BAMTIB executou o Hino Nacional
A comemoração ocorreu em várias cidades da Bahia e marca a vitória do povo baiano em 1823 na luta pela independência do domínio português, no ano seguinte ao da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822.
Escolas municipais, rede estadual de ensino, fanfarra, comunidade e demais grupos da cidade participam do desfile.
As ruas se encheram de cores, música e orgulho, enquanto os participantes marchavam com bandeiras que representavam a Bahia e seus símbolos.
Autoridades municipais como o Secretário de educação, Glauber Façanha e o Presidente do Legislativo, Luluca da Ambulância participaram do desfile.
O evento fortalece o sentimento de patriotismo e valoriza as conquistas históricas da Bahia.
“É uma manifestação de respeito e homenagem aqueles que lutaram pela independência, além de um momento de reflexão sobre os ideais de liberdade e justiça que devemos preservar”, disse o vereador Luluca da Ambulância
O secretário de Educação Glauber Façanha enfatizou a importância da data e lembrou que a independência trouxe consigo a liberdade e a autonomia de um Brasil de cores, povos e misturas de raças.
“Comemorar o Bicentenário da Bahia é um momento de emoção e de resgate da nossa história”, disse a diretora do Polivalente Juliana