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Entenda tudo sobre marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia para atrair clientes por meio da criação de conteúdo relevante, como textos, vídeos, e-books e posts em redes sociais.

Ele não realiza uma promoção direta da marca, mas atrai o público-alvo trazendo soluções.

Ao criar conteúdo personalizado faz o compartilhamento dessas informações formando um público fiel à uma marca específica e a posiciona no lugar e no momento correto da jornada de compra oferecendo as melhores alternativas.

Desta forma, ele atrai e envolve as pessoas a fim de criar uma imagem positiva da marca e, consequentemente, gera mais oportunidades de negócio. Vale ressaltar que a maioria das pessoas prefere fechar negócios com marcas conhecidas.

Por exemplo, o cliente prefere muito mais realizar uma festa de casamento de luxo com uma empresa que já é bastante conhecida no mercado.

Isto ocorre pelo fato da imagem deste local ser bastante positiva nas avaliações encontradas.

Quais as vantagens dessa estratégia?

Assim como a maior parte das estratégias e recursos que temos com essas modernidades, o marketing de conteúdo também tem vantagens, como as seguintes:

  • Aparecer no Google para quem tem interesse;
  • Aumentar a lista de leads;
  • Educar os clientes;
  • Criar relacionamento com o público;
  • Fidelizar clientes;
  • Construir autoridade;
  • Vender para quem já conhece a marca.

Uma rápida abordagem a respeito dos itens acima trará melhor compreensão ao leitor a fim de mostrar como eles ocorrem:

Ao utilizar o marketing de conteúdo, as informações ficam muito mais fáceis de serem localizadas na internet pelo público-alvo, mesmo que o produto ainda não seja conhecido.

Recorrer ao uso de um blog, alinhado com as técnicas de SEO, a marca será localizada na hora em que o internauta está à procura do tema específico ou no nicho no Google.

SEO, Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), é um conjunto de estratégias e técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web, tendo como objetivo melhorar o posicionamento orgânico em buscadores como o Google.

Um negócio que vende bolsa branca pequena pode recorrer ao uso de um blog para compartilhar informações a respeito dela, mesmo que esta marca não tenha sido vista no mercado.

Ao aumentar a listagem de leads a marca iniciará um funil de vendas, através do e-mail marketing, por exemplo. O uso de recompensas digitais atrai leads, para isso, ocorrem os conteúdos exclusivos precisam ser disponibilizados de forma gratuita.

Portanto, por que não difundir os conteúdos exclusivos na instalação de pabx? Fazendo isto gratuitamente aumentará a lista de leads. Um lead é uma oportunidade de negócio para uma empresa.

O marketing de conteúdo educa leads e clientes no sentido de apresentar um caminho, um jeito, que levará uma pessoa de um problema a uma solução, uma dor identificada que leva até o produto ou serviço oferecido no final do funil de venda.

 O cliente apresenta um problema em encontrar instalação elétrica em alvenaria estrutural? O marketing de conteúdo levará este cliente a uma solução aplicando estratégias adequadas.

Para criar relacionamento com o público, gerir redes sociais, blogs e e-mail marketing criará mais proximidade e interação com o cliente. 

Portanto, o marketing de conteúdo está diretamente ligado com a imagem da empresa, mais identificação, mais vendas.

As identificações de conteúdos podem ser informativas ou de entretenimento. Trabalhar com estas duas vertentes é o mais ideal, falando menos do produto. O relacionamento também será personalizado sendo realizado por e-mail marketing.

Posteriormente à compra, o marketing de conteúdo tem a chance de fidelizar o cliente, fazendo com que ele compreenda que poderá contar com a marca em outras oportunidades.

A empresa constrói a autoridade no momento em que produz e publica novos conteúdos e informações. Isto gera um posicionamento melhor na internet, porque é importante mostrar conhecimentos precisos sobre o nicho de atuação.

Foque, então, na criação do conteúdo para aulas de música para iniciantes, faça com que ele seja relevante, gerando interesse e engajamento no público-alvo. E sempre observe que a qualidade é melhor que a quantidade.

Finalizando as considerações já iniciadas, vender para quem já conhece a empresa atinge o objetivo final: gerar mais vendas. 

Quais são as estratégias do marketing de conteúdo?

Sendo assim, fazer com que o conteúdo apresentado seja interessante, e estimule a vontade do cliente em se tornar um fiel é importante. Sendo assim, as táticas para isso são:

  • Criar um blog para o negócio;
  • Engajar o público nas redes sociais;
  • Otimizar as páginas dos produtos;
  •  Apostar no formato de vídeos;
  • Criar uma página de FAQ;
  • Produzir materiais ricos;
  • Enviar e-mail marketing;
  • Fazer parcerias com influenciadores digitais.

Ao criar um blog para o negócio, o aumento da audiência é considerável, cria um bom relacionamento com o cliente e gera tráfego de qualidade para o site. 

A elaboração de conteúdos relevantes é fundamental, tanto para o público como para o segmento.

Portanto, foque nas dúvidas, interesses e necessidades dos clientes em potencial, mantendo publicações frequentes.

Uma loja de banho e tosa gato, por exemplo, deve produzir os conteúdos sobre assuntos relativos às necessidades dos felinos, como periodicidade nos banhos, quando efetuar a tosa, e outras informações direcionadas à eles.

Atuando assim, a loja gera valor para a audiência e cria autoridade no setor. Otimize o blog e inclua palavras-chave nos conteúdos, as mais procuradas. As chances aumentam muito para aparecer nos resultados do Google.

Sendo assim, por que não utilizar palavras-chaves conhecidas para ensaio gestante? As chances da empresa aparecer nos primeiros resultados de pesquisa no Google aumentam sobremaneira.

Faça o engajamento do público nas redes sociais, a fim de divulgar conteúdos e produtos. É uma ótima ferramenta para produzir post interessante, fazer uma melhor aproximação do cliente, gerando mais oportunidades de venda no tráfego para o site.

Esta aproximação direta permite identificar e entender as dores e as necessidades. Assim, as decisões estratégicas serão mais adequadas, principalmente no caso de um e-commerce.

Esse tipo de ação aumenta o alcance na instalação de geradores em edifícios, mostrando que o negócio tem aprovação de outros clientes.

Otimizando as páginas de produtos em um e-commerce, é criada uma experiência de compra positiva. Lembrando que o conteúdo apresentado deve oferecer informações relevantes e úteis.

Inserindo descrições detalhadas, informações técnicas, imagens ou vídeos de qualidade, opções de tabelas de tamanho, e outros recursos, facilita o processo de decisão de compra, e evita frustrações na finalização do pedido.

Sempre aposte no formato de vídeo, que deve ser explorado com o intuito de gerar mais valor ao público e pode ser divulgado em blogs e redes sociais. Gera engajamento com a audiência contribuindo na experiência de compra.

Criar uma página de FAQ (Frequently Asked Questions, traduzido como “responde às perguntas mais frequentes dos usuários”) é importante para um e-commerce.

Coloque no canal de atendimento, no FAQ, as questões mais recebidas para que sejam esclarecidas dúvidas: o frete, tempo de entrega como, também, as políticas de trocas e devoluções. Respostas objetivas e informativas.

É um conteúdo muito relevante para as pessoas que pretendem fechar um pedido na loja e pode ser fundamental na decisão de compra.

Uma estratégia interessante no marketing de conteúdo que atrai e converte novos consumidores é a produção de matérias como e-books, webinars que são apresentações ao vivo que permitem interações por um chat.

Templates e checklists também cumprem este papel e agregam valor para o público. Esses materiais podem ser oferecidos gratuitamente em troca do contato que quem está interessado.

Template

Esse que também é conhecido como tema, atribui ao site o aspecto visual e funcionalidades que otimizam a performance.

Checklist

Essa é uma lista de verificação importante e busca pela melhoria dos processos internos da empresa. O objetivo é avaliar o andamento das atividades operacionais, para que nada saia do padrão ou dê errado.

Enviar, também, e-mails marketing é uma estratégia simples e eficaz, porque mantém contato e relacionamento com leads e clientes. Neles podem ser oferecidas promoções e anunciar as novidades do momento.

Use um tom mais pessoal e personalizado neste contato, criando conexão com os consumidores. Importante lembrar que comprar listas de e-mails não é recomendável, tampouco fazer spam.

A base de contatos precisa estar apoiada nos comportamentos, histórico de compras e no momento da jornada de compras, com estes dados os e-mails enviados serão mais estratégicos.

Porém, se o cliente já realizou compras na loja, envie conteúdos com o intuito de fidelização.

Por fim, descrevendo as estratégias descritas acima, crie e divulgue conteúdos em parceria com influenciadores digitais enviado um produto da loja para que eles façam a divulgação nas redes sociais.

Importante ressaltar que os influenciadores precisam conversar com a audiência fazendo uma conexão com os valores da marca, promovendo ações criativas e eficientes.

É o conhecido marketing de influência, é uma forma alinhada do marketing de conteúdo para potencializar os resultados.

Considerações finais

Sendo assim, é importante destacar que quaisquer que sejam as estratégias utilizadas de marketing de conteúdo, elas devem seguir um bom planejamento e considerar como fundamental os objetivos e o público-alvo do negócio.

Estas ações geram o bom posicionamento da marca no mercado, como também oferecem as melhores soluções para os clientes na jornada de compra. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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