Entenda sobre as técnicas de marketing

Podemos definir que marketing é uma estratégia empresarial com o objetivo de otimizar lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores.

Para isto, ele recorre a pesquisas de mercado, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda, entre outros. 

Ele é o criador de valores para chamar a atenção do cliente, gerando com isto relacionamentos lucrativos para ambas as partes: a marca e o consumidor.

Com a correta aplicação das técnicas de marketing é possível dar maior visibilidade na marca, aumentar o sucesso nas vendas e melhorar o relacionamento com os consumidores. O marketing é peça fundamental para superar a concorrência.

Quais são as técnicas de marketing?

Existem diversos tipos de técnicas, cada empresa no segmento em que atua é que define a melhor a ser aplicada ao negócio. 

Nunca esquecendo que o foco principal é a satisfação das necessidades e desejos do cliente ou consumidor, seguem algumas:

  • Marketing digital;
  • Marketing offline;
  • Outbound marketing;
  • Inbound marketing;
  • Marketing de conteúdo;
  • Marketing de performance;
  • E-mail marketing;
  • Marketing de redes sociais.

Para uma compreensão mais ampla por parte do leitor, é necessário abordar uma breve explicação de cada uma das técnicas elencadas anteriormente. Tais como:

Marketing digital

É uma das técnicas mais utilizadas, já que a maioria das pessoas estão consumindo conteúdos pela internet, veículos como rádio e TV foram deixados de lado. 

São estratégias realizadas no ambiente online e nele podemos encontrar alguns tipos:

  • Marketing de conteúdo;
  • De redes sociais;
  • De busca;
  • De relacionamento.

Não há como negar que procurar a manutenção de celular Samsung tem sido muito frequente por meio de redes sociais ou por buscadores, como o Google, por exemplo, um dos sites mais acessados.

Marketing offline

Ele é conhecido, também, como marketing tradicional, são ações realizadas fora da internet, como anúncio em jornais, revistas, na distribuição de brindes por meio de telemarketing.

Mesmo estando em plena era digital, a integração entre marketing offline e online oferece uma experiência muito melhor ao cliente.

No momento da compra de agulha acupuntura individual, por exemplo, o processo é muito mais vivenciado pelo cliente se ele puder verificar o produto em uma loja virtual e em outra física.

Outbound marketing

Ele é uma abordagem ativa das empresas, o objetivo é conquistar novos clientes. Porém, há de se verificar o impacto desta ação no consumidor porque ela sempre interrompe alguma atividade do dia a dia e isto tende a gerar uma percepção negativa.

Alguns consumidores estão bastante ocupados, portanto, como seria a visão dele se ocorresse uma interrupção no momento em que ele procura por instalação de persianas verticais, principalmente, em uma loja física.

Inbound marketing

É uma técnica que vem ganhando força, ao contrário do Outbound ele é realizado por meio de estratégias que atraem o consumidor através de conteúdos relevantes, para depois realizar a conversão.

Nesse sentido essa vertente é conhecida como marketing de atração que complementando com o outbound, produz melhores resultados.

Marketing de conteúdo

Ele consiste na ação de oferecer os conteúdos de relevância para a persona. O objetivo é envolver o consumidor ao longo da jornada de compra e produzir uma visão positiva da marca.

Os conteúdos podem ser oferecidos em blogs, redes sociais, e-mails, e-books, webinars (um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, e que permite a interação durante a audiência por meio do chat).

Imagine como seria de grande audiência a comunicação entre consumidores que precisam de informações sobre proteção pintura automotiva, pelo webinar? A aplicação dos produtos nessa proteção devem ser explicados para quem desconhece.

Marketing de performance

Nessa vertente a análise através dos números é importantíssima, porque o planejamento, a execução e a avaliação de uma campanha dotada são baseados em dados.

Esses dados objetivam embasar as decisões, gerar resultados melhores para o negócio e otimizar os investimentos. Os resultados financeiros adquiridos mostram o impacto negativo ou positivo da campanha.

A empresa de limpeza de colchão tem vendido mais ou menos o serviço oferecido? Os investimentos voltados para a campanha de propaganda do negócio estão gerando qual tipo de impacto no cliente?

E-mail marketing

É uma técnica utilizada para a empresa se aproximar do consumidor, enviando conteúdos pelo e-mail, é necessário que ele autorize este envio. 

Desta forma ele poderá ser direcionado para o site e ser acompanhado na jornada de compra.

Marketing de redes sociais

Conhecido como social media marketing, as marcas podem ser anunciadas por meio de redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin. Os consumidores ficam informados, observam e interagem com o público.

Elas oferecem plataformas de anúncios que atingem com mais precisão o consumidor, além de ser um local de relacionamento.

A marca do piso vinílico apartamento pode ser amplamente divulgada nas redes sociais, como por exemplo no Facebook. Esta estratégia amplia as informações e permite que o público converse entre si a respeito da marca.

Como dito anteriormente, as técnicas de marketing são inúmeras, elencamos mais algumas para que o leitor entenda um pouco mais como elas podem promover sucesso nas vendas e gerar mais resultados. Segue:

Marketing de busca

Também conhecida como Search Engine Marketing ou SEM, no idioma inglês. São estratégias que se utilizam de buscadores conhecidos dentro da internet como o Google e o Bing.

Eles incluem divulgações pagas (os links de patrocínio) e a divulgação orgânica (SEO). A marca aparece quando o usuário busca intensamente por algum conteúdo oferecido por estes buscadores, é considerada a principal arma do inbound marketing.

Ao pesquisar encanador preço estes buscadores direcionam o usuário imediatamente à informação solicitada, devido à frequência constante desta busca.

Mobile marketing

Essa técnica leva em consideração os dispositivos móveis e o movimento do consumidor. 

Desta forma pode oferecer uma melhor experiência, criar sites e segmentar anúncios visando apenas os celulares é um exemplo das ações efetuadas.

SMS marketing

Essa técnica envia no celular informações, conteúdos, ofertas e promoções por mensagem de texto. Ainda traz bons resultados, baixa os custos e tem ótimas taxas no processo de entrega, mesmo diante da implantação do Whatsapp.

Procurando por rótulo garrafa personalizado? O recurso do SMS Marketing pode ajudar se a empresa tem o negócio neste segmento.

Vídeo marketing

Lançar conteúdos audiovisuais em vídeos, através de canais como YouTube, Lives do Facebook ou nas Stories do Instagram causam um engajamento enorme entre os consumidores.

Estes vídeos são essenciais no marketing digital, pela facilidade de produzir, gravar e postar na internet.

Marketing de proximidade

Nesse tipo de estratégia, o consumidor que estiver perto de algum estabelecimento comercial, recebe notificações, conteúdos e ofertas pelo smartphone porque a localização é identificada por meio do GPS, do sinal de wifi ou pelo bluetooth.

O GPS é um sistema de navegação que permite encontrar localizações geográficas e significa Sistema de Posicionamento Global.

Wifi é um dos tipos de conexão sem fio, desenvolvido especialmente para redes locais de computadores, celulares e outros dispositivos.

Por fim, bluetooth – é um protocolo de comunicação, para curto alcance e baixo consumo de energia. Permite que dois dispositivos troquem informações entre si sem cabos, ele utiliza frequência de rádio específica.

Remarketing

Ele causa impacto com um anúncio junto ao usuário pela internet. É necessário que tenha ocorrido uma ação prévia, como por exemplo abandonar o carrinho de compra em loja virtual, no meio do processo.

Ele tenta atrair novamente uma pessoa que já tenha mostrado algum interesse anterior e gera boas taxas de conversão.

Real time marketing

É uma técnica para a comunicação instantânea com o consumidor, em tempo real na internet, sem que ele precise esperar horas em uma ligação convencional. O Twitter é a rede social que realiza com maestria esse tipo de interação.

Co-marketing

É uma parceria realizada entre duas empresas para a criação e a divulgação de um conteúdo, de um produto ou serviço, para que um público em comum seja atingido. As duas são beneficiadas com essa estratégia.

Marketing direto

Esse conceito está diretamente ligado ao uso de dados de uma lista de contatos com o objetivo de manter contato com pessoas que já tiveram interesse em algum produto, também é conhecido como marketing de dados.

Marketing indireto

É uma divulgação mais discreta, que não tem a cara de uma propaganda tradicional. Dentro de um conteúdo este produto pode ser apresentado de uma forma sutil. A lembrança deste produto acaba ficando na memória do consumidor.

Marketing operacional

Esta técnica está ligada à empresa e foca na operação das estratégias escolhidas. É a área que se preocupa com as ações práticas de curto prazo com o objetivo de colocar a marca ou o produto no mercado.

Considerações finais

Sendo assim, a escolha de qualquer tipo de técnica de marketing, que são inúmeras e vão muito além das elencadas neste artigo, depende muito das necessidades que cada empresa possui, com relação ao consumidor atuante.

O fundamental é que ela seja aplicada corretamente, focando sempre no cliente ou consumidor e que gere bons resultados como o aumento de vendas e a visibilidade no mercado.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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