Marketing Digital

Entenda a importância do marketing digital para as empresas

O marketing digital cresceu muito nos últimos anos, e hoje figura como o principal meio para divulgar marcas, produtos e serviços, usando os canais digitais existentes na internet.

Seu foco não é apenas a publicidade, mas também estabelecer uma comunicação com os clientes, por meio das redes sociais, sites institucionais, blogs, e-mail, dentre outras possibilidades.

Dessa forma, fica mais fácil atingir metas e estar sempre à frente dos concorrentes. A era digital e da informação mudou completamente a maneira como vivemos e o comportamento do consumidor.

Ele está muito mais ativo e exigente no processo de compra, por isso, não se convence mais com apenas algumas propagandas na TV ou em outros meios.

O consumidor moderno é ávido por informação e quer saber sempre mais sobre os produtos e serviços antes mesmo de comprá-lo.

Nesse sentido, as empresas precisam compreender um pouco mais sobre ele para fazer investimentos assertivos e melhorar a situação do negócio.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância do marketing digital para qualquer tipo de organização, além de por qual razão investir nele e quais são os benefícios para quem o adota.

Por que o marketing digital importa?

Para compreender a real importância do marketing digital, primeiro é necessário conhecer as mudanças que ocorreram no mercado, e uma delas está relacionada ao perfil do consumidor.

Dificilmente alguém entra em uma loja sem saber o que vai comprar ou busca determinado produtos sem conhecer suas características. O consumidor moderno está cada vez mais ligado naquilo que deseja, e isso acontece por causa da internet.

Ela facilitou o acesso à informação e seus canais permitem encontrar tudo sobre os mais variados produtos e serviços, como é o caso dos uniformes personalizados.

Além de obter informações propriamente ditas, também é uma maneira de saber qual é a opinião de outras pessoas sobre as ofertas.

Atualmente, quase todos os brasileiros têm acesso à internet, visto que 92% dos lares do país possuem celulares. Além disso, as pessoas passam cerca de 9 horas por dia conectadas, o que representa mais ou menos 1/3 do dia.

Qualquer empresa que queira fortalecer sua marca, ganhar visibilidade e atender as exigências dos consumidores, precisa investir no ambiente online, caso contrário, possivelmente os consumidores buscarão a concorrência.

Por que investir em marketing digital?

Marketing digital é uma série de estratégias que são realizadas na internet, por meio de vários canais, como sites, blogs, redes sociais e e-mail, e dentre as principais estratégias estão:

  • SEO;
  • Marketing de conteúdo;
  • E-mail marketing;
  • Links patrocinados.

Todas elas fazem uma ponte entre a marca e seu público, aumentando a interação e melhorando os resultados. Hoje em dia, é o principal recurso que uma empresa de serviço de limpeza e demais tipos de negócio têm para se comunicar com as pessoas.

Com isso, ela consegue ter mais interação com os clientes e potenciais clientes, além de melhorar os resultados. As companhias conseguem se comunicar com as pessoas de maneira direta e personalizada, e no momento mais oportuno.

Explicando algumas estratégias de marketing

Para conhecer um pouco mais sobre o potencial do marketing digital, separamos algumas das principais ações. São elas:

Inbound marketing

Trata-se de um conjunto de estratégias que ajudam a atrair e converter os consumidores por meio de conteúdos relevantes. Nesse processo, a marca não vai atrás dos clientes, mas os clientes vão atrás dela.

Isso é feito por meio de materiais de qualidade, como a produção de conteúdos relevantes, que fazem com que as pessoas percebam o valor da companhia, além de conversar com a audiência certa.

O próprio público pode perceber um problema que não conhecia antes, tendo o produto ou serviço oferecido pela sua empresa como principal solução.

Marketing de conteúdo

Hoje em dia, as estratégias orgânicas são as mais importantes para o negócio, e dentre elas está o marketing de conteúdo.

Por meio dele, uma empresa de zeladoria e portaria consegue obter os melhores resultados, de maneira mais eficiente e rápida.

De acordo com uma pesquisa da área, quase 70% das empresas já investem em marketing de conteúdo, e dentre aqueles que ainda não trabalham com essa prática, mais de 56% ainda não a conhecem.

Por outro lado, quem já investe na ação consegue educar o público-alvo, e isso acontece porque clientes mal informados demoram mais tempo para se decidir pela compra.

Os conteúdos fornecidos agilizam o funil de vendas e aumentam consideravelmente o número de conversões. Isso agrada muito os donos de empresas porque os consumidores estabelecem uma relação de confiança com a companhia.

Só que uma clínica de tratamentos para impotência, assim como qualquer outro estabelecimento, precisam se atentar às tendências dessa prática para realizá-la da melhor maneira.

Search Engine Optimization

O grupo de estratégias que é mais conhecido por sua sigla (SEO) é focado em otimizar uma página para que ela apareça entre os primeiros resultados de pesquisa.

Dentre elas está o uso de uma palavra-chave ao longo dos conteúdos produzidos pela marca. Trata-se de um termo usado pelos usuários para procurar assuntos relacionados àquilo que a empresa oferece.

A companhia deve compreender quais são as palavras usadas e trabalhar com elas. Os termos devem estar presentes em todo o site, de modo a mostrar a relevância dos materiais para os motores de busca.

Outra estratégia de SEO muito importante é o design responsivo, que consiste em uma otimização no site ou blog, para que ele possa ser acessado por qualquer tipo de dispositivo.

Todos os elementos da página se ajustam ao tamanho da tela, independentemente de ser um celular, tablet ou computador.

Existem outras estratégias de marketing digital que podem ser trabalhadas por uma empresa de automatização de portões, como os links patrocinados, redes sociais, e-mail marketing, entre outros, e todos eles trazem consigo uma série de vantagens.

Vantagens do marketing digital

Investir em marketing digital traz muitos benefícios para as companhias, e dentre aqueles que mais se destacam estão:

1 – Excelente custo-benefício

O marketing digital é financeiramente mais acessível do que o marketing tradicional, apesar de trazer resultados muito melhores.

A empresa só precisa direcionar suas estratégias e focar nos resultados que deseja obter, o que otimiza o investimento e aumenta o número de vendas.

2 – Ajuda a competir com empresas maiores

Outra vantagem do marketing digital é que ele aumenta a competitividade do negócio. Isso porque o marketing tradicional é inviável e inacessível para as pequenas empresas.

Por outro lado, qualquer segmento ou tamanho de negócio pode usar os recursos que tem para obter excelentes retornos.

No caso de empresas como as clínicas pediatras, é possível obter excelentes resultados sem precisar, necessariamente, investir em mídias pagas.

Isso acontece porque todas as ações precisam ser direcionadas para as pessoas certas, e mesmo que o orçamento seja limitado, é fácil fazer isso.

3 – Aumenta a autoridade da marca

Publicar artigos no blog institucional e compartilhá-los nas redes sociais faz com que a autoridade da marca cresça, fazendo com que ela se torne uma referência naquilo que faz.

Ofereça informações relevantes para os clientes e futuros clientes, pois isso vai fazer com que vejam a companhia como uma fonte confiável para a solução de seus problemas.

4 – Fácil mensuração dos resultados

Outra grande vantagem é que as companhias conseguem ter acesso a dados importantes em relação ao desempenho de seus investimentos em marketing digital.

Por exemplo, uma empresa de restauração de fachadas consegue saber o número exato de pessoas que visualizaram o anúncio, quantos foram convertidos com ele, dentre outras informações.

A companhia também descobre quantos abriram o e-mail enviado, aqueles que estão interagindo com a publicação nas redes sociais, qual o desempenho dos anúncios no Google, e assim por diante.

Essas informações ajudam a encontrar estratégias eficazes, de modo a priorizá-las e abandonar aquelas que não são compatíveis com os objetivos da corporação.

5 – Ajuda a fidelizar clientes

A empresa deve se preocupar com os clientes mesmo depois de fazerem uma compra, ou seja, o compromisso em satisfazê-los não termina quando a venda é concluída.

No caso de uma empresa de iluminação de piscinas, é muito importante fidelizar as pessoas que compram para que elas voltem mais vezes e recomendem o negócio aos seus conhecidos.

O marketing digital permite criar estratégias específicas para a fidelização, em várias ações funcionam bem, como anúncios de remarketing, e-mail marketing e promoções para atingir consumidores mais antigos.

Considerações finais

O marketing digital é uma necessidade para qualquer tipo de empresa, seja ela uma loja, um escritório de contabilidade ou uma multinacional. Até mesmo os profissionais liberais, como médicos e advogados, podem utilizá-lo.

Suas estratégias são inteligentes e focadas nas necessidades da audiência, e por essa razão, trazem resultados mais palpáveis e melhoram os lucros como nenhum outro tipo de marketing foi capaz de fazer.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

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