Politica

Editorial da semana: Não podemos jamais confundir adversário com inimigo

Adversários na vida pública o político sempre teve e sempre terá, contra eles vai concorrer em cada eleição, com eles vai disputar espaço político, prestígio e poder.

Adversários, entretanto são conjunturais, mudam com o tempo e as circunstâncias. O adversário de hoje pode ser o aliado de amanhã, e em Belmonte isto acontece com frequência em cada campanha eleitoral.

O que distingue o conflito entre adversários e inimigos é a presença do ódio como fator dominante, como motivação principal.

A disputa entre adversários pode e, costuma ser sempre dura, envolve ataques, acusações, hostilidade. Entre adversários, porém, não existe ódio.

O ódio é pessoal, irreversível, radical. É um sentimento que lança suas raízes no plano mais íntimo da individualidade das pessoas.

Seu objetivo real, muitas vezes não reconhecido, é a eliminação completa do inimigo (eliminação seja no campo da política, da vida social, econômica, profissional, e no limite, o próprio desejo da morte física).

Na vida familiar, social, profissional, podemos ter adversários e até inimigos. O mesmo ocorre na política.

As instituições democráticas são as formas mais desenvolvidas de convívio político, exatamente porque institucionalizam o conflito ao tempo em que fixam os seus limites.

O pluralismo, a liberdade de organização política e de associação, os direitos individuais, os direitos das minorias, as eleições periódicas, são todas instituições que legitimam o conflito e o mantêm dentro de limites que respeitem os direitos dos cidadãos.

O que são as eleições senão um conflito limitado entre adversários, com regras claras e explícitas para definir quem vence? Na política democrática então, como regra, o conflito ocorre entre adversários.

Na verdade, é comum dizer-se que os adversários estão em outros partidos, os inimigos estão no nosso partido! É um erro de graves consequências tratarem adversários como inimigos, e inimigos como adversários.

Os primeiros poderão acabar tornando-se inimigos e os segundos não mudarão seus sentimentos. De uma coisa é fato, não podemos jamais confundir adversário com inimigo.

Texto adapitado

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Politica

Time de apoio a campanha do pré-candidato Iêdo Elias cresce em Santa Maria Eterna.

O pré-candidato a prefeito de Belmonte, Iêdo Elias segue consolidando o ciclo de apoiadores e…
Read more
Politica

Alfredo Aberceb presente na posse do Coordenador

O policial civil, ex-vereador, pré-candidato a vereador em Belmonte, Alfredo Aberceb esteve…
Read more
Politica

Encerrando o domingo desmentindo Fake News

O pré-candidato Alex Santos que tem como slong “Servo de Deus vivo” postou nas redes sociais um…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: