
Na história do futebol, nenhuma posição evoluiu tanto tecnicamente quanto a posição de um goleiro. Mas, mesmo com todo o aperfeiçoamento, nunca se pode esquecer que a função primordial de qualquer arqueiro é evitar gols dando sempre o seu melhor.
Ser um bom goleiro em um time de futebol construído para vencer, é sem dúvidas uma missão muito difícil, mas não impossível para aquele que está disposto jogar nesta área defensiva. Essa posição é considerada por muitos analistas esportivos uma das mais ingratas.
Digo assim, porque ele joga um jogo coletivo de forma quase individual, e depois de uma grande defesa ainda há aqueles que não reconhece. É bom que todos saibam que o goleiro é tão importante quanto o atacante que tem a missão de fazer gols.
Pois bem,
Comparar futebol com a política não é pecado e nem ofende a ninguém. Se engana, aquele que acha que ser goleiro é moleza, mas até onde sei, é a posição que mais exige fisicamente dentro do futebol, onde poucos diretores e técnicos conseguem enxergar.
A responsabilidade de defender sua equipe sob o olhar de muitos críticos de plantão, dentro e fora de campo não se mede. Há quem veja que uns torcem a favor e outros contra, não é fácil defender quando o adversário está preparado e disposto atacar para fazer o gol.
Numa jogada você pode se tornar de vilão a herói, mas também de herói a vilão justamente pelo fato de muitos não compreenderem, que apesar do atleta jogar no clube de peso e de nome, o goleiro também cansa quando o time não se une para vencer.
E a torcida, o que diria?
Essa história eu conto depois…