A prática de economizar energia elétrica não é bom somente para suas finanças, também se trata de uma prática de consumo sustentável, tendo em vista a preservação dos recursos naturais. Seguindo toda a importância que o tema exige, trouxemos um conteúdo completo para que você aprenda e tire as suas dúvidas sobre a economia de energia.
Além de reduzir o consumo da energia elétrica, você também pode fazer investimentos para conseguir energia de uma forma alternativa, como por meio da energia solar. Para isso, é necessário investir em um kit solar, ou seja, os componentes necessários. Inicialmente, este investimento parece alto, mas, após pagar o valor investido, não terá que pagar mais nada para usar a internet.
Como economizar energia elétrica?
A maneira mais fácil de reduzir sua conta de luz é evitar o desperdício.
Por isso, deve-se sempre ter o cuidado de desligar equipamentos que não estão em uso, como, por exemplo, TVs, ventiladores e luzes, que tendem a permanecer ligados mesmo quando não há ninguém no ambiente, o que gera consumo e gastos desnecessários.
Melhores dicas para economizar energia elétrica
Embora muitas pessoas tenham a tarefa de economizar energia elétrica como uma necessidade, considerando suas finanças, não é uma das tarefas mais simples. Pois, geralmente, o alto consumo está relacionado às práticas cotidianas de desperdício de energia, o que inclui deixar aparelhos ligados enquanto você não usa.
Então, com isso e mente, reunimos as melhores dicas para te ajudar a economizar energia elétrica de forma eficiente e conseguir reduzir sua conta de luz.
Use bem a iluminação natural
Tente explorar mais o uso das janelas e abra bem as cortinas para garantir que a luz natural entre nos cômodos de sua casa. Assim, por exemplo, você pode evitar acender durante o dia.
A escolha das cores das paredes e do teto é muito influente para a eficiência deste tipo de iluminação. Prefira tons mais claros, pois refletem a luz com mais facilidade.
Garanta que sua geladeira esteja em um local arejado
Primeiramente, é necessário informar, que de acordo com estudos, afirma-se que aproximadamente 30% do consumo de energia em uma residência comum é da geladeira.
Assim, uma forma de ajudar a economizar energia é colocar o aparelho em uma área ventilada da casa. Com isso em mente, não coloque este dispositivo em um local muito fechado. Portanto, se a sua cozinha não for uma área bem ventilada, considere colocar este item em outro cômodo da casa.
Controle o uso da luz artificial
Em toda casa possui aquele cômodo que não é usado com frequência e nesse caso é possível instalar sensores de presença para reduzir o consumo de energia no local. Ao fazer isso, as luzes serão desligadas automaticamente quando o espaço estiver desocupado.
Uma alternativa interessante é usar dimmers em alguns interruptores da sua casa. Um dimmer é um regulador de nível de luz que permite ajustar a intensidade da luz, reduzindo o desperdício de energia.
Reduza o tempo gasto no banho quente
Mais um item que consome muita energia é o chuveiro elétrico, e o uso esporádico pode encarecer a conta no final do mês.
Portanto, tente acelerar a velocidade do seu banho, para gastar menos tempo e com isso, economizar eletricidade e recursos hídricos. Quando o tempo esquentar, use o modo “verão” para evitar o consumo desnecessário de energia.
Deixe a sua geladeira distante do fogão
Uma das dicas mais importantes para quem deseja economizar energia elétrica, é não deixar a sua geladeira perto do fogão.
Ambos requerem energia extra para funcionar como pretendido devido à grande diferença de temperatura entre os dois durante a operação. Assim, uma saída interessante é pesquisar as opções de espaço disponíveis e tentar colocar um aparelho mais afastado do outro.
Atente-se ao stand-by
Alguns eletrodomésticos continuam consumindo energia mesmo quando estão aparentemente desligados porque estão em modo stand by.
Com isso, itens como carregadores de celulares e notebooks, fornos de micro-ondas e aparelhos de DVD podem representar 12% do consumo de energia. Assim, evitar carregar o telefone enquanto você dorme também é uma ótima maneira de economizar energia.
Remova os aparelhos da tomada
Mais uma solução para acabar com o consumo em stand by é desligar esses aparelhos da tomada quando não estiverem em uso. Obviamente, isso não se aplica a uma geladeira, pois ela não pode ficar desligada por muito tempo.
Diminua a frequência de abertura da geladeira
É comum que algumas pessoas ao abrir a geladeira, ficar “pensando” no que pegar. Ou ficar retirando item por item para montar uma refeição. Evite ambas as práticas, elas reduzirão a eficiência deste dispositivo.
Se houver muitas pessoas morando em casa e a geladeira estiver um uso elevado, pode valer a pena comprar um “gelágua” para reduzir a necessidade de ficar abrindo e fechando a geladeira várias vezes ao dia.
Cuidado com a máquina de lavar
Mais um eletrodoméstico que exige muita pesquisa antes de comprar é a máquina de lavar. Isso porque os quilos especificados por cada máquina de lavar podem ajudar a economizar energia.
O número de pessoas com quem você mora tem um papel decisivo na escolha do tamanho ideal para sua máquina de lavar. Pois quando o tamanho errado é escolhido, o dispositivo pode ser usado com muita ou pouca frequência, e nenhuma das frequências de uso é boa para uso menor de energia.
Pesquisar com antecedência a quantidade de roupa suja que sua casa produz a cada semana é o ponto de partida para escolher a máquina de lavar do tamanho certo e economizar energia elétrica.
Idealmente, a máquina de lavar deve ser usada em plena capacidade uma vez por semana para economizar energia e também água.
Conclusão
Para economizar energia elétrica não existe uma fórmula mágica, para conseguir realmente reduzir a sua conta de luz, é necessário, idealmente, cortar uma série de gastos desnecessários. Além disso, existe a opção de investir em energia solar, que embora tenha um custo considerável, você pode pagar seu kit solar parcelado, e quando acabar o pagamento, não precisa pagar mais nada.