Durante uma caminhada noturna na Praça do Vivendas Costa Azul, em Eunápolis, na terça-feira (23), Magno Santos, um morador de 34 anos, se deparou com uma cena atípica: um jacaré, medindo cerca de 60 centímetros de comprimento, atravessando uma rua próxima à lagoa.
Diante da ausência de resposta imediata dos órgãos ambientais, Magno tomou a decisão de conduzir o animal de volta à água.
O tenente Ney Santana, comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiro Militar em Eunápolis, identificou o réptil como da espécie papo-amarelo. “No caso deste animal, as placas estão totalmente formadas e com contornos naturais, o que o caracteriza como um jacaré jovem”, afirma.
PRESENÇA CONSTANTE – O avistamento não é um caso isolado na área, frequentemente visitada por moradores para atividades de lazer e exercício.
Em novembro de 2022, outro jacaré da espécie Jacaretinga foi observado saindo da lagoa e entrando em uma zona alagada próxima à pista de corrida. Apesar dos esforços das equipes de bombeiros e da polícia ambiental, o animal não foi capturado.
Os jacarés, além de serem um ponto de curiosidade para visitantes, também representam um risco potencial, principalmente para crianças, idosos e animais de estimação.
“Em caso de avistamento de animais, deve-se acionar os órgãos responsáveis pela captura, como Ibama, Cippa-PS, Inema ou bombeiros”, avisa Ney Santana.
Radarnews