O Festival Folclórico de Boi Duro, realizado em Belmonte (BA), iniciou no sábado (18) com apresentação do Boi da Vila, Boi da Cara Preta, Ai Se Eu Te Pego, Boi Barão e Boi LBV. O festival gira em torno da rivalidade entre bois-duros, vindo de bairro locais da cidade com as cores mais diversas.
As agremiações encantam o público ao trazer lendas e histórias do folclore para o palco, com apresentações cheias de cores e dramatização. O evento contou com temas relacionados à cultura regional e ao pertencimento.
Destaques como criatividade, inovação de personagens e músicas, organização e forma enérgica como contagiou o público deram o título de boi duro campeão ao BOI BARÃO. Além do título, o Boi Barão também foi premiado com a melhor percussão (160 pontos) e melhor Boi do Festival (159,5 pontos).
Segundo os critérios analisados por uma comissão de jurados, a classificação ficou assim:
Primeiro Lugar: Boi Barão – 477,3 Pontos
Segundo Lugar: Boi da Rua Boa Vista – 467,6 pontos
Terceiro Lugar: Ai Se Eu Te Pego – 450,5 Pontos
Após a confirmação do título, a torcida do Boi Barão comemorou a premiação de 2.000,00 e levantou o troféu.
“Competir é bom, ganhar é melhor ainda. É esse o espírito esportivo, essa tradição que temos que resgatar. Alí apreciando as apresentações vi que quem votou fez justiça, Boi Barão arrasou. Ninguém faz nada sozinho, somos um time e por isso, quero agradecer aos meus secretários, vereadores, a todos que contribuíram para organização desse festival”, disse Iêdo Elias.
Emocionado o líder do Boi Barão agradeceu o empenho de todos os envolvidos na organização do boi duro. “A nossa gratidão a todos vocês que fazem parte dessa organização, isso é muito gratificante para gente pois valoriza muito a nossa cultura. E quando se tem muita fé em Deus e um grupo como esse aqui, pra derrubar é um problema. Obrigado a todos”.
Durante os dias de eventos a Policicia Civil e Militar marcaram presença.
Após as apresentações dos Boi Duros, o Festival foi encerrado com show de Joãozinho e Grupo Mania.