Marketing DigitalNacionais

Dicas para se planejar financeiramente

Há várias demandas no dia a dia que implicam em uma boa gestão para que não haja problemas. De fato, entre os temas de maior importância na vida está o de se planejar financeiramente, fundamental para evitar problemas.

É muito comum se deparar com situações que exigem cautela e cuidado. Entre elas, os gastos financeiros são um exemplo claro de acontecimentos que podem desestabilizar as finanças de qualquer pessoa e de sua família.

De fato, não há quem não tenha passado por problemas financeiros, ou mesmo que tenha visto pessoas muito próximas enfrentando situações difíceis diante de uma questão envolvendo a falta de dinheiro.

Isso pode acontecer por diversas razões. Do mesmo modo que uma pessoa pode ter recebido uma herança e, por falta de planejamento, tenha gastado todo o valor de maneira inadequada, há também quem tenha um trabalho que não remunera tão bem.

Nesse cenário, outra possibilidade é a de um proprietário de um automóvel que precisa realizar um alinhamento e balanceamento no veículo, de modo a não prejudicar outras peças do carro.

Se ele adia o processo por não ter esse custo entre os seus planejamentos, certamente o problema pode se agravar e trazer a necessidade de realizar mais gastos para repor componentes danificados pela falta do serviço.

Nesse sentido, é possível dizer, com clareza, que a falta de planejamento financeiro trouxe prejuízos ainda maiores, o que mostra que esse cuidado no dia a dia é um fator positivo por uma série de motivos.

Dessa maneira, uma pessoa que ganha pouco e gasta muito, ou uma pessoa que ganha muito e não tem controle sobre as suas contas, pode estar se prejudicando mesmo sem perceber.

É aqui que entra a importância do planejamento financeiro, que deve ser uma preocupação de todos, independentemente da classe financeira ou da quantidade de ganhos mensais. Se você quer e precisa entender mais sobre o assunto, não deixe de seguir esta leitura. 

O que é planejamento financeiro?

É muito comum que, ao precisar contratar uma empresa de arquitetura e reforma, o dono de um imóvel se planeje financeiramente para isso. Afinal, qualquer ação desse tipo pode ser pesada para o bolso, de maneira que é fundamental se precaver.

Seja em uma situação como essa ou em várias outras, até nas mais simples como ir ao supermercado, o planejamento financeiro é uma decisão que pode trazer uma série de benefícios para a vida de quem o realiza. 

De maneira prática e direta, o planejamento das finanças pode ser definido em algumas ações simples:

  • Controle de gastos;
  • Mensuração de ganhos;
  • Organização das finanças;
  • Gestão da saúde financeira.

Uma pessoa que decide realizar o seu planejamento financeiro é aquela que tem controle sobre o que gasta, principalmente quando sabe o quanto ganha. Isso permite uma organização das finanças, o que se traduz na gestão da saúde financeira da família. 

Quem sabe quanto e com o que gasta não passa por apuros. Isso porque saber gastar dinheiro é fundamental, principalmente quando se sabe o quanto se ganha e como isso impacta no dia a dia. 

Um exemplo disso é o de uma pessoa que quer fazer uma decoração de ambiente e se preparou financeiramente para isso. Na prática, isso quer dizer que a compra de itens decorativos não vai prejudicar o valor separado para as compras de supermercado.

Ou seja, o planejamento financeiro pode ser traduzido em uma balança na qual se equilibra a entrada e a saída de dinheiro. Ter conhecimento sobre esses números é uma forma de conquistar mais facilmente aquilo o que se deseja.

No entanto, é válido frisar que o planejamento financeiro demanda medidas estratégicas e devidamente pensadas, não se tratando de uma prática isolada. Para se organizar financeiramente, é preciso ter objetivos e, com isso, idealizar um plano de ação. 

De forma resumida, quem não consegue controlar os seus custos não consegue guardar dinheiro, perdendo o controle sobre os seus ganhos. Isso impede qualquer plano para o futuro, de maneira que mudar esse cenário é essencial para qualquer pessoa.

Por que o planejamento financeiro é importante?

Quem já teve problemas financeiros certamente já pensou em buscar ajuda e se inscrever em cursos técnicos para nunca mais ter que lidar com o problema. Essa medida pode ser a solução ideal para várias pessoas.

Mas, de qualquer maneira, o primeiro passo para aumentar a consciência financeira é entender, de uma vez por todas, a importância de se planejar financeiramente. Uma vez entendido isso, tudo se esclarece de maneira formidável.

Um planejamento financeiro é essencial por várias questões. Isso porque as pessoas podem ter problemas com relação ao dinheiro, de modo que elas precisam lidar com ele da melhor forma possível.

Para ilustrar, basta pegar o caso de uma pessoa que está com dívidas. É apenas por meio de um planejamento eficiente que ela terá condições de pagar as suas pendências, pois aprende a conhecer suas contas e os seus ganhos para gerenciá-los.

Além disso, é muito comum que uma pessoa que tenha dívidas acabe pagando as suas contas com atraso, sem se atentar de que isso pode complicar ainda mais a situação. Por isso, quem se planeja, evita erros como esses com maior facilidade.

Até mesmo um empresário que tenha feito recentemente a abertura de empresa simples sabe que só conseguirá crescer e abrir filiais do seu negócio se houver uma gestão qualificada e devidamente preparada para tal.

Ao mesmo tempo, quem se planeja também é capaz de realizar uma série de vontades de maneira completa. Isso porque ter em mente o que se deseja fazer e o que é necessário para isso é um grande passo.

Nesse caso, a realização de uma viagem para o exterior ou a compra de uma casa ilustram bem as vantagens de quem entende que é preciso se planejar financeiramente para conquistar os objetivos traçados.

No entanto, é verdade que no Brasil a educação financeira é uma realidade pouco vivida pela população. Por essa razão, quanto mais for possível estudar e colocar em prática os conhecimentos relacionados à vida financeira, mais sucesso é possível conquistar nela. 

Não à toa, os cursos na área e a prestação de consultoria financeira são serviços que ganham cada vez mais interessados, justamente porque auxiliam quem tem interesse em se planejar e organizar a sua vida financeira com maior cuidado e domínio.

Como se planejar financeiramente?

Sabe-se que um planejamento financeiro não se faz do dia para a noite. Contudo, com algumas dicas práticas e interessantes, é possível começar hoje mesmo a tomar conta das finanças de maneira eficiente. Conheça algumas dicas a seguir:

1. Conheça as suas contas

O primeiro passo para uma organização financeira de sucesso é conhecer as suas contas mensais, o que inclui desde os gastos fixos até os variáveis, além de possíveis dívidas e investimentos.

Saber cada um desses elementos é fundamental para saber o que pode ser cortado e que é supérfluo, assim como a entender o que é indispensável para a família. Com isso, economiza-se dinheiro e pode-se utilizá-lo de modo estratégico e consciente. 

2. Defina os seus objetivos

As pessoas possuem objetivos diversos. Assim como quem quer emagrecer decide optar por consumir apenas marmita fit low carb, quem deseja comprar um automóvel deve se planejar para chegar lá.

Isso é um objetivo que deve ser estipulado e planejado, de modo que é preciso saber quanto da renda mensal deve ser separada para essa finalidade e em quanto tempo o imóvel estará pago.

Variantes como juros em parcelamentos e documentações também precisam ser considerados. Por isso, definir objetivos e traçar estratégias para cumpri-los é fundamental para um bom planejamento financeiro. 

3. Tenha uma reserva para imprevistos

Ninguém está livre de passar por imprevistos. Se em uma consulta com nutricionista infantil o profissional solicitar um tratamento para a criança, é evidente que essa é uma prioridade, mesmo que ela não estivesse prevista anteriormente.

Por isso, uma dica valiosa para qualquer pessoa que esteja investindo em um planejamento financeiro é o de criar uma reserva para custos extras que podem surgir no dia a dia. Isso evita endividamentos e garante que sempre seja possível ter um valor para cobrir despesas.

Ao seguir essas dicas, é possível organizar de maneira simples e eficiente as finanças de qualquer pessoa, otimizando os custos e potencializando os lucros, sem deixar de ter acesso ao que é necessário em qualquer situação. 

Considerações finais

A vida financeira pode ser imprevisível em alguns momentos. No entanto, quando se investe em um planejamento, é possível ter tranquilidade para quitar contas sem endividamentos.

Por isso, não deixe de seguir as dicas mencionadas neste artigo e tenha a tranquilidade de gerenciar as suas finanças e de garantir melhores condições de vida para a sua família de forma consciente e duradoura.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
NacionaisSaúde

Ministério da Saúde lança Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite e de multivacinação

Share on Facebook Share …
Read more
Nacionais

Editorial: Partidos lançam doze candidaturas à presidência da República

Share on Facebook Share …
Read more
NacionaisPolitica

Proibição de publicidade eleitoral no rádio e TV começa sábado

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: