Como consumidor, estamos sempre buscando maneiras de economizar. Mas será que é possível economizar combustível? Veja nossas dicas!
1. Dirija com muita consistência
Você costuma dirigir rápido, freia muito e depois pisa no pedal do acelerador novamente? Ótimo, então aqui está sua primeira chance de economizar. Procure ficar em uma velocidade constante. Quanto mais você acelera e freia, mais combustível consome.
Você dirige de forma mais econômica entre 60 e 80 quilômetros por hora, a uma velocidade constante e na marcha mais alta. Então vá com calma e saia na hora. São minutos caros que pode ganhar com essa velocidade mais alta.
2. Evite multidões
Evite o centro, pegue as estradas rurais e evite as horas de tráfego intenso, se tiver essa opção. Em lugares e momentos movimentados você freia e acelera muito. Como resultado, você costuma usar quase o dobro do combustível para essa viagem em comparação com uma viagem a uma velocidade constante de 60 a 80 quilômetros por hora.
3. Remova o peso desnecessário
Extras no carro, como uma caixa ou itens no porta-malas, fornecem peso extra. Este peso extra cria uma maior resistência e, portanto, aumenta o consumo de combustível. Você não está usando essa bagagem extra? Retire-a do carro.
O conteúdo do seu tanque também tem um impacto. Quanto mais cheio, mais pesado o carro e maior o consumo. Portanto, dirija-o quase vazio antes de enchê-lo novamente. Dessa forma, você dirige mais quilômetros nesses últimos bits. E com esses preços de combustível, cada pouquinho ajuda.
4. Encha os pneus
A pressão correta dos pneus é muito importante. Você dirige com mais segurança, os pneus duram mais e consome menos combustível. Você tem uma distância de frenagem mais curta e o carro tem mais aderência. A pressão dos pneus diminui lentamente após o enchimento.
Portanto, verifique a cada dois meses se a pressão dos pneus ainda está boa. A pressão correta dos pneus pode ser encontrada na tampa do tanque de combustível, no adesivo na porta e/ou no manual do proprietário do carro. E boas notícias; o bombeamento pode ser feito em postos de gasolina e normalmente é gratuito.
5. Mantenha as janelas fechadas e o ar condicionado desligado
O ar condicionado pode fornecer cerca de 30% mais consumo de combustível. Andar com as janelas abertas cria resistência. Isso pode aumentar o consumo de combustível em até 20%.
Também depende da sua velocidade qual opção de resfriamento é mais econômica. Abrir janelas é mais econômico até velocidades de 80 quilômetros por hora do que resfriar com ar condicionado. Se você for mais rápido que isso, o ar condicionado é mais econômico. O ar condicionado não precisa necessariamente estar ligado e essa janela não está realmente aberta? É claro que é mais barato manter as janelas fechadas e o ar condicionado desligado.
6. Escolha o tamanho certo de carro
Você provavelmente não vai comprar um carro diferente imediatamente depois de ler esta dica, mas o tamanho e o peso influenciam. Algo a ter em mente ao comprar um carro.
Encontre o carro que se adapta à sua situação. Você está sozinho? Um carro pequeno e leve consome em média 15% menos combustível do que um carro médio. Um carro maior consome em média 20% mais. Preste também atenção à etiqueta energética do automóvel e à situação da sua família. Uma vantagem adicional de um carro pequeno e leve: muitas vezes você paga menos pelo seguro do carro. Informe-se com uma associação de seguro veicular.
7. Mantenha o carro em boas condições
Cuide bem do seu carro. Pode custar algum dinheiro e/ou esforço, mas pode levar a um menor consumo de combustível. O carro tem problemas e dirige com resistência? Então você usa mais combustível. Mantenha as manutenções em dia sempre!
8. Pegue a bicicleta
Pode ser óbvio, mas é claro que você economizará mais se for de bicicleta em vez de carro. Especialmente se você usar o carro para viagens curtas. O aquecimento do motor consome muito combustível, portanto, uma viagem curta custará mais em média. A posse de um carro pode tornar as pessoas mais preguiçosas às vezes. Mas pegue a bicicleta, tenha mais saúde e economize!
9. Escolha seu posto de gasolina com sabedoria
Uma última dica. Escolha seu posto de gasolina com sabedoria. Em um local você paga muito mais do que em outro. Dica um: não abasteça na estrada, é onde você paga o preço mais alto. Dica dois: baixe um aplicativo de combustível, pode ajudar bastante na economia!