Estudo, trabalho, tempo com a família e amigos não é tarefa fácil organizar o dia a dia de quem se prepara para o vestibular. Mesmo aqueles que fizeram faculdade ou uma carreira de sucesso enfrentam dúvidas sobre a organização do seu dia-a-dia.
Não se trata apenas de planejar as atividades do dia a dia, pois saiba que sem disciplina e força de vontade é mais provável que desista e tudo fique apenas no papel. Lembre-se que organizar as rotinas é fundamental para otimizar o tempo e aumentar a produtividade.
Podemos destacar que o planejamento ajuda a evitar a esquecer de fazer algo ou deixar algo importante inacabado, pois é muito comum quando uma pessoa deixa de última hora para fazer sem previsão ou planejamento.
Portanto, controlar o quê, quando, como e onde é a maneira mais eficaz de aproveitar ao máximo seu tempo. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como organizar melhor o seu dia a dia e cuidar de tudo.
Vamos lá?
1. Sempre avalie como você gasta o seu tempo
Sempre antes de começar a fazer planos e sobre como organizar a sua vida diária, você precisa saber exatamente o que está fazendo. Busque sempre passar uma semana anotando as suas tarefas diárias e o tempo que você gasta com cada tarefa.
Para avaliar como você está gastando seu tempo, você precisará anotar tudo, que será desde o tempo que passa no chuveiro até a recuperação. De posse dessas informações, será possível organizar o que chamamos de tarefas enlatadas, as coisas que você faz no mesmo dia e horário da semana, todos os dias ou o tempo todo.
2. Defina metas e objetivos
Destacamos que outra dica que você deve colocar em prática no início do seu dia a dia da organização é criar metas e objetivos.
Assim, as metas são pequenas tarefas que precisam ser feitas para alcançá-las. Como, por exemplo, se você deseja passar no vestibular, essa será a sua grande meta. Seus objetivos são através dos meios, como estudar, fazer Cursos, encontrar faculdades, etc.
Onde você quer ir? Esta pergunta irá ajudá-lo a encontrar seus objetivos pessoais e profissionais. A pergunta “O que você está fazendo faz sentido?” saiba que sempre deve ser feita com o objetivo de garantir que seus objetivos estejam sempre levando você para a direção do seu objetivo central.
3. Destaque os pontos principais
É normal que algumas atividades acabem sendo mais importantes que outras. Nesse sentido, anote sempre quais são as suas prioridades, distinguindo sempre sobre o que pode ser feito em pouco tempo, o que tende a ser urgente e tudo o que pode ser feito depois. Porém, tome cuidado para não procrastinar e deixar assim tudo para a última hora.
Qual é o melhor momento para fazer algo? Essa é uma questão fundamental na hora de priorizar as tarefas do dia a dia. Tarefas urgentes precisam ser resolvidas rapidamente, mas se você tem algo que pode ser resolvido em 10 minutos, não há motivo para guardar para depois, certo?
4. Anote tudo em um diário
A Agenda continua a ser uma das melhores formas para organizar o seu trabalho diário e fazer as coisas. Seja online, um aplicativo ou um papel, anotar os compromissos e as tarefas pode te ajudar a não esquecer coisas importantes e se organizar de acordo com suas possibilidades.
Você pode organizar eventos para um dia, uma semana, um mês, ou até mesmo anotar exames para o próximo semestre, datas para exames de admissão, casamento de um amigo e muito mais. Para tarefas diárias, tente detalhar tudo, determinando quanto tempo você precisa com o objetivo de completá-lo com base no que você criou ao avaliar como você usa seu tempo.
5. Evite distrações
O que se deve ter em mente ao lidar com tudo é o tempo gasto com ladrões de tempo famosos, como, por exemplo: Facebook, Instagram, WhatsApp e os aplicativos em geral. Uma rápida olhada no Facebook pode se transformar em horas sem que você perceba.
A internet é uma ótima coisa para ajudar no aprendizado, mas se você não souber como estabelecer limites sobre como você pode usar e aproveitar as instalações, tudo no plano acabará se somando. Não são apenas computadores e smartphones que podem distrair, portanto, sempre evite lugares que sejam muito barulhentos e lotados.
6. Tenha um tempo para descansar
O descanso é essencial, desde pequenas pausas entre uma atividade e outra pode agregar muito no seu aprendizado. Você não precisa sobrecarregar, pois isso só vai te machucar quando você terminar seu plano.
Pare e respire quando estiver cansado! Quando você se encontrar em um círculo e sentir que as coisas não estão indo como você esperava, tire um momento para si mesmo. Descanse e reabasteça se necessário. Não tenha medo de parar, pois será mais fácil continuar a tarefa quando seu corpo e mente estiverem descansados.
7. Seja realista
Organizar rotinas é inútil se você não conseguir fazê-lo. É por isso que técnicas como criar metas e objetivos e analisar como você gasta seu tempo são tão importantes agora. Há limites para tudo, inclusive para o aprendizado.
Portanto, seja realista e agende o seu tempo dentro de suas possibilidades. Isso parece um pouco clichê, porém ainda tem gente que acredita que pode abraçar o mundo e acaba sem saber de tudo. Ao se concentrar em seus verdadeiros ideais, você deve organizar uma rotina e ainda alinhar o seu tempo com a família, amigos e você mesmo.
Outro cuidado é não se estressar com o tempo que parece ter acabado. Sempre veja como você pode preenchê-lo da melhor forma efetiva fazendo alguma atividade física, passeando com seu pet de estimação ou até assistindo sua série favorita. Tudo isso é possível através de uma rotina organizada, pois você conseguirá concluir suas tarefas básicas.