Marketing Digital

Dicas de como deixar sua casa com uma boa iluminação

A iluminação é um entre vários aspectos que definem a identidade de uma casa, com as opções se multiplicando em projetos que buscam exclusividade, a escolha de uma proposta eficaz pode se converter em um desafio para o morador. 

Este artigo se propõe a explicar porque o morador deve atentar-se para um bom plano de iluminação, o que observar na hora de projetá-lo, quais elementos são tomados por base na arquitetura e no design de interiores para realização desta prática. 

Por que a iluminação é tão importante? 

Além de sua função mais óbvia, que é viabilizar a visualização de objetos em um cômodo, a iluminação é fundamental para agregar qualidades no espaço interno de uma casa, tais como:

Acolhimento 

O ambiente residencial é destacado de outros locais, como prédios comerciais e lojas em geral, pela sensação de acolhimento provocada por sua aparência. 

A casa de uma pessoa é composta por seus objetos e memórias pessoais, um estímulo ao convívio. 

A palavra acolhimento está ligada ao conceito de hospitalidade, a recepção humanizada de uma pessoa em um local que se converte, com sua chegada, em um abrigo. 

Essa noção também se mescla aos conceitos de segurança, amizade, compaixão e cuidado. 

Uma sala de estar deve ser diferente da recepção de um prédio, não apenas para o morador, como também para as visitas, a fim de sentirem-se mais confortáveis com as atividades sociais realizadas naquele ambiente. 

Uma vez que o acolhimento reúne uma série de características fundamentais para as boas relações sociais, a decoração de uma casa está voltada para a geração de bem-estar para quem a ocupa, onde a iluminação atua causando relaxamento e conforto físico.

Essa sensação de acolhimento se dá pelo impacto que cores e formatos podem provocar na intuição humana. 

O inconsciente processa conceitos abstratos e os associa com detalhes, sendo a raiz da diferença entre um projeto arquitetônico completo e outro. 

Autenticidade estética

Assim como a iluminação pode transformar o rosto de uma pessoa em tela, nos ambientes domésticos, a localização de uma lâmpada pode modificar toda a proposta de um cômodo. É possível imprimir originalidade em qualquer projeto desta forma. 

Muitos projetos de design aparecem sob uma demanda por novidades na aparência de casa. 

Os moradores não apenas desejam mudar o visual, como também fazer um projeto de reforma residencial único, uma extensão de sua identidade pessoal. 

Essa autenticidade pode ser alcançada na estética com truques de iluminação, como a projeção de formas geométricas em paredes e no teto a partir do posicionamento estratégico de uma lâmpada ou de uma janela. 

Um exemplo são os projetos arquitetônicos que calculam o reflexo da luz solar em um ponto da área externa, como uma piscina, lançado sobre o espaço interno de uma sala de estar ou cozinha com o formato d’água, fornecendo uma iluminação natural e personalizada. 

Segurança 

Uma boa iluminação é um programa de prevenção contra acidentes. Desde a fase de construção e reforma em geral, até o corte de legumes e carnes na bancada de uma cozinha, a segurança do que é feito depende da capacidade de enxergar com clareza.

A iluminação ajuda a demarcar áreas de acesso, facilita ações diárias de manutenção, como limpezas e trocas de objetos, permite o encontro de objetos e controla a geração de sombras que podem tornar escuros certos pontos importantes. 

Esse aspecto também pode ser pensado a partir de seus moradores, como idosos, crianças, animais e pessoas com dificuldade de locomoção. Uma iluminação eficiente facilita a identificação de obstáculos e zonas de risco. 

A partir de então é possível instalar barras de proteção, pisos e tapetes antiderrapantes, marcas no chão e muitas outras coisas. 

A iluminação de salas permite a sinalização de quinas, peças de vidro e objetos perfurantes e cortantes, prevenindo ocorrências graves.

Conforto térmico

Seja a iluminação natural ou artificial, a presença de lâmpadas ou feixes de luz pode interferir na temperatura ambiente. 

O conforto térmico desses espaços depende do equilíbrio entre estímulos visuais e táteis. 

A depender do material usado em paredes e pisos, bem como do sistema de ventilação instalado na casa, a iluminação pode ter um impacto menor. 

De qualquer maneira, as superfícies mais próximas da luz podem concentrar ou ajudar a dissipar calor. 

Um bom projeto de iluminação busca evitar a concentração excessiva de calor nas lâmpadas ou em superfícies em contato direto com a luz solar, evitando com isso o risco de acidentes. A escolha de tinta para sala faz parte deste processo. 

Melhorando a iluminação de casa

Para aprimorar a iluminação de seus espaços fechados, o mais recomendado é a busca por um arquiteto ou um designer de ambientes. 

São profissionais especializados na construção e estilização de casas e apartamentos, com soluções que passam desde a fiação elétrica.

No entanto, é possível otimizar a iluminação de sua casa com algumas ações simples, observando detalhes da decoração como papel de parede para sala de TV e da disposição de lâmpadas, dentre as quais:

Observe a temperatura das lâmpadas

As lâmpadas possuem, ao menos, cerca de três temperaturas para lâmpadas artificiais: quente, neutro e frio. 

Em todos os casos, é recomendado o uso de lâmpadas fluorescentes por sua qualidade e consumo mais baixo de energia. 

As lâmpadas quentes criam uma sensação de aconchego e intimidade maior, sendo ideais para regiões como quartos e salas de estar, bem como qualquer ambiente de convivência. 

Para locais como escritórios, o uso de iluminação de mesa extra é recomendado. 

Isso porque as lâmpadas quentes não iluminam com tantos detalhes em comparação a outras fontes de luz, sendo pouco recomendada para áreas onde há a execução de tarefas técnicas, como a escrita ou o desenho. 

As lâmpadas quentes também ajudam no relaxamento e estimulam a produção de neurotransmissores do sono, ideais para desfazer o estado de alerta típico das telas de luz azul, onde a taxa de exposição aumentou nas últimas décadas. 

Regiões como o banheiro e a cozinha, por outro lado, funcionam com lâmpadas mais frias e austeras. 

Na cozinha, a iluminação fria permite uma visualização maior da bancada, uma menor projeção de sombra e maior capacidade de manusear ferramentas. 

No banheiro, a luz fria pode ser substituída pela luz neutra, uma mudança bem-vinda em suítes. 

Um nível de iluminação nesses espaços é maior também como um modo de garantir a segurança, evitando acidentes domésticos. 

Misture fontes e focos de luz

Além da temperatura, os focos de luz também podem modificar a proposta de um cômodo. 

Algumas luminárias, em especial aquelas que são postas na parede, são fabricadas em múltiplos focos adaptáveis pelo usuário. 

Esses focos de luz podem criar formas geométricas, acentuar tonalidades da parede ou estilizar uma área externa, um corredor ou qualquer área com opções limitadas de design. O posicionamento das lâmpadas também modifica o aspecto do ambiente. 

Combine fontes de iluminação de teto, parede, piso e mesa, especialmente em cômodos grandes. É possível misturar temperaturas, como um abajur de luz neutra em uma sala onde a luz de teto é quente, por exemplo. 

Analise a posição da casa

A posição da casa é uma parte importante na avaliação arquitetônica da casa, pois é ela que define o grau de iluminação natural absorvido pelos espaços internos de uma residência, como uma varanda fechada com vidro

Quando se fala em nascente, nos anúncios de casa e apartamento, o corretor está sinalizando a importância dada ao posicionamento da casa para iluminação natural. 

Nos projetos arquitetônicos, a área privativa se encontra na nascente do sol, compreendendo: 

  • Quartos; 
  • Banheiros-suíte; 
  • Escritórios; 
  • Sacadas ou varandas privativas. 

Esse posicionamento serve como uma prevenção contra o desenvolvimento de fungos e bactérias nesses espaços, trazendo conforto para o dormitório. 

A área social, por outro lado, é localizada no caminho onde o sol incide à tarde, trazendo calor para salas e varandas. 

Essa disposição gera conforto térmico durante a noite, onde o espaço é mais utilizado por seus moradores. A área de serviço, que atende à cozinha e lavanderia, é tipicamente posicionada no canto onde recai a menor quantidade de sol na casa. 

Harmonize a luz com as cores do cômodo 

Seja por luz natural ou artificial, é necessário considerar as cores que dominam o cômodo antes de projetar um sistema de iluminação. 

A cor de pisos, teto, paredes e itens de decoração, como cortina romana sala, podem ser instrumentos valiosos. 

É dito que as cores são capazes de absorver calor, aumentar ou reduzir a dispersão de luz. 

Cômodos mais escuros em termos de estrutura e mobília devem ter uma atenção especial com o estilo de iluminação utilizado, buscando soluções personalizadas. 

Considerações finais

A iluminação é um aspecto importantíssimo do cuidado com a casa. Empresas e consumidores lidam com a questão não apenas como um item de decoração, mas um fator capaz de modificar toda a percepção e a experiência de estar em determinado lugar. 

Portanto, é importante considerar as múltiplas opções de iluminação disponíveis no mercado, se inspirar em projetos já realizados, buscar opiniões e planejar com antecedência qualquer grande mudança no projeto de iluminação da própria casa. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
DiversasMarketing Digital

Ferramentas para utilizar na gestão de vendas

Share on Facebook Share …
Read more
Marketing Digital

Dicas para abrir um escritório de advocacia com sucesso

Share on Facebook Share …
Read more
Marketing Digital

Habeas Corpus: entenda como funciona

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: