Cabrália

DIÁLOGO SOBRE APA SANTO ANTONIO REUNE MAIS DE 150 PESSOAS

Com o objetivo de mobilizar moradores, instituições, empresários e gestão pública dos municípios de Santa Cruz Cabrália e Belmonte para a criação do Conselho Gestor da APA Santo Antônio, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, realizou a REUNIÃO PREPARATÓRIA: ZONEMENTO TERRITORIAL nos dias 29 e 30 de junho no salão de eventos do Vila Angatu Eco Resort & Spa (Vila de Santo André, Santa Cruz Cabrália).

O convite feito com mais de um mês de antecedência pela gestora da APA, Sra. Maria Cristina Vieira-  Tita Vieira, Analista Técnica, Educadora Ambiental da Diretoria de Sustentabilidade e Conservação do Inema, alcançou excelente resultado.

Em dois dias 156 pessoas participaram do encontro que prou o diálogo interinstitucional, ampliando o fluxo de informações e ações de cooperação entre as organizações, institucionais e comunitários da Unidade de Conservação. Num trabalho coletivo durante 10 horas, conduzido e orientado por Tita Vieira e por Floriano Alvarez Soto, especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Diretoria de Sustentabilidade e Conservação do instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia, ambos profundos conhecedores da região, marcou um recomeço para a APA Santo Antônio que percorre 23.000 hectares na faixa litorânea dos municípios de Santa Cruz Cabrália e Belmonte, entre a foz do rio João de Tiba e a foz do rio Jequitinhonha, e tem o objetivo de garantir a preservação, conservação e sustentabilidade dos recursos naturais.

No primeiro dia Floriano fez uma explanação sobre a APA, da sua criação e importância aos desdobramentos ao longo destes anos, em seguida os participantes foram convidados a se reunirem em 9 grupos para elencarem os problemas e as soluções. O resultado gerou um grande painel com muitos temas comuns em quase todos os grupos, como a necessidade de fiscalização, revisão do zoneamento em algumas áreas, transparência por parte dos administradores públicos, entre outros.

Das questões do transporte público, aos acessos às praias, educação ambiental, estimulo aos esportes náuticos, turismo de base comunitária, implantação de uma brigada de incêndio, gestão de resíduos, desmatamento, regulação, caça e pesca ilegais, capacitação, poluição sonora e ambiental, sem qualquer censura todos os temas foram apontados. E em menor proporção, surgiram também as soluções, muitas vezes simples e de grande impacto.

No segundo dia a proposta foi formar 5 grupos com a função de analisar o zoneamento territorial da APA através do mapa impresso em grande escala, da forma como foi consolidada em 1996. O objetivo foi que aos olhos dos moradores fosse feito um comparativo com o estado atual. Como resultado deste detalhamento representantes dos grupos compartilharam o que precisa ser revisto, bem como a necessidade de continuar aprofundamento estes temas pela sua importância e complexidade. Estas informações serão encaminhadas ao Conselho Gestor da APA assim que for criado.

Este encontro marcante para a comunidade atenta ao meio ambiente e sustentabilidade da região, contou com a participação de moradores de Santo André, Santo Antônio, Guaiú, Mogiquiçaba e Belmonte e das seguintes representações:

ONGs e Associações :  Ascae, Terra Mater, Instituto Brasil Chama Africa, Instituto Amigos de Santo André – IASA, Associação Pró Cultura e Turismo, Barracas do Pontal, Associação dos Amigos da Apa, Associação dos Moradores do Guaiu, Centro de Cultura e Convivência,  Vila Criativa, Pátio Escola, Projeto Budião, Projeto Colmeia-MAPS, Projeto Maré, Associação de Produtores  Rurais de Zona da Conceição, Associação de Pequenos Agricultores de Belmonte, Associação dos Micro Produtores  Rurais Unidos de Cristo, Grupo de Ação Para o Desenvolvimento da Atividade da Pesca Artesanal Sustentável – GADAP, Associação dos Moradores de Santo André – AMASA, Aldeia Mata Medonha.

Empreendimentos: Sitio Taigun, Restaurante e Pousada Gaivota, Veracel, Frutatlan, Coroa Alta Empreendimentos, Katz Engenharia, Mogi dos Pássaros

Órgãos Governamentais:

Santa Cruz Cabrália (Secretaria de Meio Ambiente, Conselho Municipal de Meio Ambiente – CONDEMA, Secretaria de Educação).

Belmonte: (Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Secretaria de Infraestrutura, Procuradoria e Gerência de Patrimônio),

Diretoria de Sustentabilidade e Conservação do Inema (Salvador) e Unidade Regional de Eunápolis do Inema.

E ainda o ICMBio, UFSB e Cartório de Mogiquiçaba

Apoio: Vila Angatu Eco Resort & Spa e Centro de Convivência e Cultural.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
CabráliaPolitica

CIDA PINTO ANUNCIA PRÉ-CANDIDATURA A PREFEITA DE CABRÁLIA

Share on Facebook Share …
Read more
EsportesCabrália

Ronaldo Fenômeno encanta fãs e moradores durante estadia em Santo André

Share on Facebook Share …
Read more
Cabrália

Hélio de Paula destaca o potencial do Esporte em Cabrália

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: