ASCOM/BELMONTE
Guardiões dos direitos das crianças e adolescentes brasileiros, os conselheiros tutelares precisam estar à disposição da população 24 horas por dia. Trabalhando sempre em grupos de cinco, eles atendem o público em horário comercial (das 8h às 17h), mas também se revezam em plantões em que ficam disponíveis por meio de telefones celulares.
É um trabalho em que você se depara com muitas situações de violação de direitos e, principalmente, de violências e de situações de ameaças às vidas das crianças e dos adolescentes.
Os conselhos tutelares não são um órgão punitivo ou do sistema judicial, mas sim de proteção.
Todas as intervenções do conselho tutelar são feitas com medidas de aplicação de proteção para aquela criança ou adolescente que possam estar sofrendo algum tipo de ameaça à sua integridade física, abusos ou violações de direito de maneira mais ampla ou subjetiva. O trabalho está ligado ao atendimento às famílias, à criança e ao adolescente, mas também às redes – de educação, saúde e assistência social – e a um trabalho de articulação direta no território.
No próximo dia 1º de outubro, acontecerão as eleições do processo de escolha unificada para os membros do Conselho Tutelar de nossa cidade para o período de 2024 a 2027.
Você terá a chance de indicar cinco candidatos para essa função de extrema importância na proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
Compareça aos locais de votação munido do seu documento pessoal e título de eleitor e exerça sua cidadania!
Confira na sequência os candidatos aptos para o cargo e faça sua escolha!