Design Estilo Industrial: como incorporar na sua decoração

Design Estilo Industrial: como incorporar na sua decoração

A decoração é a área responsável por garantir conforto e bom acabamento estético nos ambientes. Quem está mudando ou montando uma casa deve reconhecer qual é o estilo decorativo que mais combina com o espaço.

O design industrial é uma das tendências em alta hoje. Esse estilo surge no final dos anos 30, após a Crise de 29, quando galpões e indústrias foram abandonados em Nova York, muitas vezes em regiões centrais. 

Nos anos 70, tais galpões passaram a ser procurados como opção residencial mediante uma explosão do mercado imobiliário, que provocou o aumento dos preços de imóveis mais tradicionais. Marcado por superfícies metálicas, esse estilo é bastante contemporâneo. Confira a seguir mais detalhes sobre ele e saiba como inseri-lo na sua casa!

Características do estilo industrial

Na decoração, esse estilo traz elementos marcantes, como cimento, aço escovado, cores sóbrias e móveis funcionais. Tendo iniciado nos anos 60 nos Estados Unidos, esse estilo conquistou pessoas que gostam de trazer modernidade para casa.

Esse estilo é marcado por cores sóbrias, como cinza, metálico e marrom. É comum que ele traga assentos e luminárias feitos de metal, dando um acabamento mais rudimentar. 

Outra característica desse estilo é a presença marcante de concreto. Além de facilitar a construção, esse material ajuda a divisão entre os espaços, sem contar o fato de ser duradouro, acessível e resistente. As vigas também são populares nesse estilo, dando uma atmosfera diferenciada para a decoração.

Papel de parede e tapetes

Para não deixar os ambientes monótonos, invista em cores vibrantes em alguns acessórios e móveis (como bancos amarelos, almofadas vermelhas, tapetes laranjas). 

Outra estratégia eficiente quando o estilo é industrial é aplicar papel de parede ou pintura para criar o efeito de concreto ou tijolos expostos. A presença de paredes com tijolos expostos também é uma marca do estilo industrial, deixando a casa com um ar de galpão. Isso é ainda mais intensificado quando esses tijolos são acompanhados por canos expostos, o que deixa o ambiente ainda mais rústico.

Vale lembrar que, no estilo industrial, a ideia é não haver paredes dividindo os diferentes cômodos da casa. Nesse contexto, a decoração ganha ainda mais importância, já que ela deve promover o diálogo entre diferentes ambientes da casa. Móveis, como mesas e bancadas, é que acabam fazendo essa divisão. Na prática, menos paredes implica em mais intimidade e praticidade.

Detalhes e quadros decorativos

Por apresentar cores sóbrias, esse estilo demanda uma boa iluminação, por isso aposte em janelas amplas e invista em luminárias em diferentes pontos dos cômodos. 

Outra dica é investir em tapetes em tons escuros, como verde e marrom, pois isso deixa a casa estilosa e confortável. Os quadros decorativos também são importantes, já que dão mais detalhes dos moradores — de que tipo de tema se interessam, por exemplo (filmes, viagens, carros etc.).

Um detalhe que pode passar despercebido, mas faz toda a diferença, são as capas das almofadas. Se o estilo industrial tem a prevalência de metal e tons escuros, apostar em capas coloridas é importante para dar vida à decoração. Invista em cores como amarelo, vermelho e azul. 

Se você gosta de cultivar plantas em casa, pode apostar em vasos com tonalidades semelhantes ou contrastantes em relação às escolhidas para as capas das almofadas. As combinações contrastantes clássicas são laranja e azul, vermelho e verde, amarelo e roxo.

Quem gosta de atmosferas vintage, pode investir em objetos antigos como máquinas de escrever, máquinas fotográficas grandes, rodas de bicicleta maiores, chaleiras antigas, entre outros exemplos. Isso ajuda a quebrar a dureza que o estilo industrial pode ter e deixar os ambientes charmosos e até românticos.