EconomiaMarketing Digital

Dentes amarelados? Conheça as principais causas e os melhores tratamentos

Enquanto muito se discute sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal, as questões estéticas que interferem na aparência do sorriso são tidas como superficiais. No entanto, o impacto de dentes amarelados pode ser muito maior do que se imagina.

Isso se dá porque, como a boca é uma área que demanda tanta evidência no rosto, os problemas relacionados com a beleza e harmonia da dentição são capazes de causar uma interferência direta no conforto dos pacientes e na autoestima.

Como consequência, as pessoas passam a ter mais dificuldade com as interações sociais, com a capacidade de falar ou sorrir em público e até de efetuar uma comunicação eficiente e precisa.

Por isso, a realização de tratamentos como as facetas de resina composta têm se popularizado nos consultórios de todo o país. Mas, em conjunto com essas intervenções profissionais, a conquista de um sorriso mais branco e brilhante pode começar em casa!

O que faz os dentes ficarem amarelados

O escurecimento dos dentes é uma característica que incomoda profundamente muitas pessoas. Mas, além de uma questão cosmética, essa é uma ocorrência bastante natural que tende a acompanhar a passagem dos anos.

E inúmeros fatores podem provocar o aparecimento dessa coloração mais amarelada ou amarronzada do esmalte dentário. Entre as principais origens do problema, a tendência genética é uma das mais importantes.

No entanto, além da predeterminação biológica, o uso de medicamentos antibióticos e a ingestão excessiva de flúor – que pode se dar pela alimentação ou durante a escovação dos dentes –, também são responsáveis pela mudança da coloração dental.

Em conjunto com origens já citadas, os hábitos diários e os maus costumes causam um impacto importante na estética bucal, podendo acumular na superfície dos dentes um conjunto de moléculas de pigmento que comprometem a qualidade do sorriso.

Entre as ações mais comuns, temos:

  • Falta de higienização adequada;
  • Tabagismo;
  • Alimentação rica em doces e carboidratos;
  • Desgaste do esmalte dentário;
  • Consumo de comidas hiper pigmentadas.

Enquanto algumas das motivações citadas sejam mais difíceis de consertar, muitas delas são completamente evitáveis. Por isso, é muito importante se atentar às formas de prevenção e tratamento.

Tratamentos e cuidados que permitem a manutenção de dentes mais bonitos

Com o desenvolvimento do setor odontológico, diversas tecnologias foram introduzidas aos procedimentos dentais, permitindo a criação de uma ampla gama de intervenções cosméticas que garantem a melhora da tonalidade dos dentes.

Essas ações podem variar desde a utilização de técnicas simples e não invasivas, até medidas um pouco mais agressivas. No entanto, a melhor forma de garantir um sorriso sempre bonito e brilhante é por meio da prevenção de problemas.

Desta forma, é muito importante que os pacientes mantenham-se atentos com:

  1. Boa higienização bucal

Uma boa escovação, seguida pelo uso diário do fio dental e o bochecho com enxaguante bucal é a melhor forma de manter a coloração natural dos dentes. Isso porque, essas ações impedem o desenvolvimento da placa bacteriana e do tártaro.

Essas estruturas microbianas, por sua vez, podem causar a erosão do esmalte dentário, deixando-o mais poroso e suscetível ao acúmulo de pigmento alimentício. Como consequência, além das doenças já citadas, os dentes passam a ficar mais amarelados.

  1. Atenção com a alimentação

O consumo frequente de alguns tipos de alimentos – especialmente quando combinado com a má higienização bucal – podem acabar provocando a transferência dos pigmentos naturais e artificiais para os dentes e até para a faceta dentária.

Por isso, é muito importante tomar cuidado com a frequência e quantidade da ingestão de bebidas escuras e ácidas, como o café, chás escuros, vinho tinto, refrigerantes ou bebidas esportivas.

Desta forma, também é recomendado cautela no consumo de chocolates, molho de tomate, Shoyo, Beterraba, curry, entre outros.

  1. Visitas frequentes com o dentista

A falta de constância das visitas com o dentista é capaz de fazer com que a ação bacteriana seja ainda mais intensificada, assim muito mais do que apenas o escurecimento das estruturas dentais, os pacientes podem desenvolver doenças graves.

Desta forma, é recomendado que todos os pacientes façam, ao menos, uma visita de rotina e limpeza a cada seis meses.

  1. Clareamento dental

Mesmo com todos os cuidados individuais, o amarelamento das arcadas dentárias pode ser inevitável. Nestes casos, a realização de intervenções odontológicas pode ser a melhor alternativa para a recuperação da harmonia estética do sorriso.

Assim, o clareamento dental tem sido um dos procedimentos mais procurados nos consultórios de todo o país – inclusive por quem quer as lentes de porcelana –. Ainda que essa técnica não mude a cor do dente, ela devolve a tonalidade original de todos os dentes.

Para isso, os dentistas irão utilizar um gel de peróxido de hidrogênio, que vão desfazer as moléculas de pigmento aglomeradas do esmalte e deixar os dentes mais brilhantes.

  1. Lente de contato dental

Outra forma de deixar os dentes mais claros é por meio da aplicação da lente de contato dental. Esse procedimento é ideal para as pessoas que sofrem com o escurecimento em decorrência do uso de medicamentos ou como consequência de condições genéticas.

Afinal, as facetas dentárias são compostas por lâminas de porcelana ultra finas que são fixadas ao redor dos dentes naturais. Assim, além de permitir a correção da cor – deixando os dentes de fato mais brancos –, o profissional também pode:

  • Fechar diastemas leves;
  • Esconder quebras e trincos;
  • Consertar o desalinhamento;
  • Unificar o tamanho de cada unidade dentária, entre outros.

A lente nos dentes pode durar entre 10 e 15 anos e é capaz de aprimorar a autoestima dos pacientes de todas as idades.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Marketing Digital

Período de Defesa 2022 do caranguejo-uçá em Belmonte

Share on Facebook Share …
Read more
Marketing Digital

03 Aplicativos gratuitos para ciclistas profissionais e amadores

Share on Facebook Share …
Read more
Festas & EventosMarketing Digital

JÚLIO CARDOZZO 100MIL PLAYS COM A MÚSICA FAKE ou FATO

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *