A programação esportiva realizada neste domingo 12/09, ganhou um reforço a partir deste ano: a Corrida de Argolinha, coordenada por Luciano Cowboy passa agora a fazer parte dos vaqueiros que praticam o esporte na região.
A Corrida de Argolinha é baseada nas disputas medievais e foi trazida para o Brasil pelos portugueses, no século XVI. Este esporte é muito praticado na região Nordeste, principalmente em pequenas cidades do interior, onde é celebrado com grandes festividades. A competição consiste em homens montados à cavalo que disputam a corrida aos pares para retirar com uma lança, pequenas argolas penduradas numa estrutura de madeira. São três categorias que se diferenciam, entre elas: amador de três barras, profissional de três barras e profissional com uma barra. Cada competidor tem direito a três tentativas de retirada das argolas, que são de tamanhos distintos, sendo a menor do tamanho de um anel, dependendo da categoria do competidor.
Essa tradição andava meio esquecida em Belmonte, principalmente em Barrolândia, mas os idealizadores do evento disseram que esse é um esporte muito difundido em outras cidades, e que chegam a premiar os campeões com um bom prêmio.
A partir de hoje Barrolândia volta a ser palco dessa tradição. O projeto foi recebido de pronto pelo Luciano Cowboy, que deu todo apoio para a realização e contou com amigos e colaboradores amante do esporte.
Uma estrutura de apoio e uma pista de corrida foi montada no antigo Campo de Barrolândia, ao lado da Creche Maria Nilza cedida pela Prefeitura Municipal e contou com o apoio da administração de Barrolândia.
Luciano Cowboy coordenador do evento fez questão de ressaltar: “não é permitido usar esporas que machuquem os animais, somos bem rigorosos quanto a isso”. O evento foi em homenagem a Rogério Matos(Filho da Terra, a expectativa da organização é que os empresários se interessem em patrocinar esse esporte da cultura popular
Mantenha sua rua limpa colocando o lixo na hora certa da coleta