Para manter a higiene do ambiente e evitar prejuízos decorrentes de infestações, é preciso realizar o controle de pragas em ambientes comerciais. Continue acompanhando este artigo para saber como fazer isso!
Entenda o que é o controle de pragas e como funciona
O controle de pragas se caracteriza por um conjunto de ações e métodos utilizados para eliminar infestações e para impedir que elas surjam.
Dessa forma, ele não abrange apenas a dedetização (que é parte fundamental do processo), mas uma série de cuidados depois dela.
Alguns deles são:
Manter a limpeza e organização do local
Ratos, baratas, moscas e outras pragas urbanas gostam de locais sujos, porque neles eles encontram alimentos, como restos de comida e migalhas.
Além disso, essas pragas encontram em meio à desorganização locais perfeitos para abrigarem-se e protegerem-se. Isso facilita para que eles construam ninhos e se proliferem nos locais.
Por isso, é muito importante realizar a limpeza regular do estabelecimento, não apenas varrendo e tirando poeira, como utilizando produtos de limpeza próprios para limpezas mais profundas.
Inspecionar o estoque regularmente
É sabido que as pragas urbanas gostam de esconderijos que possam deixar-lhes seguras. Por isso, elas costumam se esconder em estoques de comércios, que são locais menos frequentados por pessoas e com amplo espaço.
Dessa forma, o ideal, para realizar o controle de pragas urbanas em ambientes comerciais, é visitar o estoque e inspecioná-lo regularmente, a procura de qualquer sinal de pragas urbanas.
É importante identificar sua presença antes que ela se torne um problema, após uma proliferação descontrolada que forme grandes infestações.
Armazenar o lixo corretamente
Outra ação importante para evitar pragas urbanas no comércio é o correto armazenamento daquilo que é descartado.
Quando se deixa o lixo exposto, as pragas se atraem pelo seu odor, que indica para elas a presença de alimento. Por isso, elas tendem a invadir o local, para procurá-lo.
Assim, é fundamental guardar o lixo dentro de sacolas plásticas amarradas e colocá-las dentro de lixeiras fechadas.
Saiba por que a dedetização é importante, mesmo tomando as medidas acima
Mesmo que você adote todos os cuidados acima, há a possibilidade de surgirem pragas que não se pode controlar apenas com eles. Veja exemplos:
Pragas invisíveis
É fácil identificar pragas grandes como ratos ou baratas, mas mais difícil notar que há cupins se escondendo no estoque. Nesses casos, o prejuízo até que se note a sua presença será alto.
A dedetização impede a formação de infestações, mesmo aquelas que não se pode ver no início.
Pragas resistentes
Há pragas que são facilmente controláveis por meio de limpeza do ambiente ou realização de armadilhas. Entretanto, este não é o caso daquelas mais resistentes, que exigem o uso de produtos químicos e técnicas especializadas para serem removidas.
Além disso, em alguns casos, como é o caso do setor alimentício, é obrigatória a realização da dedetização para manter a higienização do espaço.
Do contrário, a empresa sofre sanções que variam desde multas até a interdição do local.
É bom frisar, também, que o controle de pragas em ambientes comerciais deve abranger todo o espaço, inclusive a área externa.
Dessa forma, a limpeza, organização e outras medidas, como a dedetização, devem ser adotadas também em quintais, jardins e pátios.
Afinal, se as pragas se encontrarem nas redondezas do negócio, elas não demorarão muito a adentrar nele e causar prejuízos financeiros, por danos a produtos ou estruturas, e expor a riscos os clientes e colaboradores, por espalharem doenças pelo local.
Para realizar um controle de pragas efetivo, conte com uma empresa especializada, como a Ajax Soluções!